Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB inaugura Arquivo Central e gabinetes de professores do CETEC

28 de Abril de 2022, 17:42, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}v9IXtq7O4Ho{/youtube}

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou a inauguração do espaço físico do Arquivo Central e gabinetes dos professores do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), prédio da antiga biblioteca, campus Cruz das Almas, no dia 27 de abril.

O espaço para o Arquivo Central conta agora com duas salas de armazenamento, uma para trabalho técnico e uma para gestão administrativa. O Arquivo Central vai reunir em um único local os documentos que estão arquivados em diversos setores da Universidade e vai ser gerenciado pelo Núcleo de Gestão de Documentos (NUGED) da Pró-Reitoria de Administração (PROAD).

De acordo com Márcio Simões, chefe do NUGED, "o Arquivo Central é um espaço de construção e representatividade, que reúne um conjunto de documentos recebidos e produzidos pela Universidade e ao mesmo tempo é um órgão responsável pela gestão de documentos e pela gestão de informações da instituição. É preciso repensar o Arquivo enquanto espaço de preservação da cultura, da memória, de acesso à informação e também de proteção do direito do cidadão", complementa.

Durante o evento também foram entregues para o CETEC 35 gabinetes para professores, 20 individuais e 15 coletivos, além de duas salas de aula. Para o diretor do CETEC, Adson Rocha, os novos espaços recebidos serão fundamentais para o desenvolvimento das atividades dos docentes e estudantes do CETEC. "Hoje é um dia importante, os espaços inaugurados servirão de apoio para os docentes e para os estudantes do CETEC. Os docentes terão um ambiente para desenvolver melhor suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de realizar o atendimento dos estudantes", falou.

O reitor da UFRB, Fábio Josué, falou sobre a importância das inaugurações no momento de retorno presencial das atividades acadêmicas na Universidade. "Nesse momento que marca o retorno de um volume maior de atividades presenciais à nossa Universidade, neste mês de abril, nós estamos celebrando conquistas e inaugurações de espaços que trazem melhores condições de trabalho para docentes e técnicos-administrativos", disse.

Participaram do evento o reitor, Fábio Josué; o diretor e o vice-diretor do CEEC, respectivamente, Adson Rocha e Renê Souza; os pró-reitores da PROGRAD, PROPAAE, PROEXT, PROAD, PROPLAN e PPGCI, respectivamente, Karina Cordeiro, Carlos Alberto de Paulo, Tatiana Velloso, Emerson Santa Bárbara, Joaquim Ramos e Maurício Silva; o chefe de Gabinete, Luiz Paulo de Oliveira; o coordenador de Infraestrutura e Meio Ambiente, Joel Souza; o chefe do Núcleo de Gestão de Documentação, Márcio Simões; além de outras autoridades e membros da comunidade acadêmica.

Confira fotos da inauguração:

{gallery}noticias2022/inauguracao-arquivo{/gallery}



CNPq financia pesquisa da UFRB e parceiros na área de Engenharia de Materiais

28 de Abril de 2022, 16:07, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os professores e pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Jorge Fernando Silva de Menezes e Suellen Maria Valeriano Novaes integram pesquisa a ser financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Chamada Pública Universal 2021 (CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021), sobre materiais para usos mais eficientes, baratos e ecoamigavéis (ou seja, com menor produção de resíduos e toxicidade), relacionados à Engenharia de Materiais. 

O objetivo da pesquisa é desenvolver metodologias de baixo custo, baixo impacto ambiental e alta eficiência para a produção de nanopartículas luminescentes com uso em telas cintiladoras híbridas, nano-sondas para imagens biológicas e nanotermômetros e nanopartículas luminescentes conversoras para células solares.

Além do entendimento dos fenômenos ópticos em todos estes dispositivos, “visamos principalmente o uso deste conhecimento científico para gerar produtos e tecnologia nacional dando ênfase a estratégias ecoamigáveis, sustentáveis, acessíveis e de baixo custo, comparadas às estratégias tradicionais”, descreve o projeto aprovado pelo CNPq.

O investimento do CNPq será de R$ 119.970,00, divididos entre custeio, capital e bolsas de estudo.

Jorge Fernando e Suellen Novaes são pesquisadores vinculados ao Grupo de Materiais Fotônicos (GMF) e participam da pesquisa, em parceria com colegas da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Instituto Federal de Sergipe (IFS), condição exigida pelo Edital na “Faixa B - Grupos Consolidados”, destinado a equipes de pesquisa que possuam, dentre seus membros, no mínimo, 5 doutores, de ao menos duas instituições distintas, sendo um deles, o coordenador do projeto.

O projeto de pesquisa aprovado envolve três instituições federais de ensino, “já que a ideia de pesquisa hoje é multiusuário (não mais como pesquisador individual), colaborativa, onde a UFRB entra na representatividade do Grupo de Materiais Fotônicos, que eu lidero”, explica o pesquisador e professor Jorge Fernando.

A startup, Zeus, com egressos da UFS, criada para apresentar projetos do programa Centelha (MCTI/FINEP/FAPITEC-SE/2019), participará na avaliação do potencial de aplicação de produtos finais para o mercado. 

A coordenadora do projeto é a professora doutora e pesquisadora Zélia Soares Macedo, do Departamento de Física, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e também integram a equipe, os pesquisadores Adriano Borges Andrade (UFS),Claudiane dos Santos Bezerra (UFS), Cochiran Pereira dos Santos (UFS), Giordano Frederico da Cunha Bispo (UFS), Herbert Alves de Oliveira (IFS), Maria de Andrade Gomes (UFS) e Mario Ernesto Giroldo Valério (UFS).

Jorge Fernando destaca que a execução combinarão as expertises dos pesquisadores da UFS, IFSE e UFRB em diversas áreas de especialidades e obter dessa forma produtos que possam trazer avanços reais para a tecnologia nacional. 

O projeto em financiamento tem até 36 meses de duração para apresentar resultados de pesquisas sugeridas pelo grupo e que são continuidade de pesquisas anteriores, desenvolvidas nos últimos anos. Parte dos pesquisadores desse projeto, têm experiência em desenvolver produtos, com recentes registros de quatro patentes de invenções.

Entre as pesquisas desenvolvidas pelo grupo, confirmou-se a viabilidade técnica do projeto da tela cintiladora híbrida, da linha IMX do LNLS, em testes preliminares, apresentando desempenho similar ao cintilador comercial, com redução 92% dos custos com tecnologia totalmente nacional.

Segundo os pesquisadores, cintiladores e nano pigmentos para nano termômetros, bioimageamento e coleta de energia solar são temas de fronteira em várias áreas da ciência e cabe à Engenharia de Materiais investigar e propor usos sustentáveis.

A contribuição da pesquisa será no aprimoramento de rotas ecoamigáveis de síntese para produção de materiais antes acessíveis somente por outras vias dispendiosas e agressivas, além do desenvolvimento de dispositivos de usos práticos. Adicionalmente, “pretende-se ampliar o conhecimento básico dos materiais envolvidos visando a melhoria das aplicações e a proposta de novas formas alternativas de uso”.

Chamada CNPq 

As propostas de pesquisa aprovadas pelo CNPq foram divulgadas no link: resultado.cnpq.br/6450945372103948, no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 15 de março. O objetivo da Chamada CNPq Universal 2021, foi apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em qualquer área do conhecimento.  

Mais informações sobre o Grupo de Materiais Fotônicos (GMF) em sites.google.com/view/gmf-cfp/in%C3%ADcio.



UFRB renova parceria com Universidade de Artemisa de Cuba

28 de Abril de 2022, 14:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade de Artemisa (UA) de Cuba renovaram o protocolo de intenções para promover e fomentar atividades acadêmicas, científicas e culturais, por meio da colaboração no ensino, na pesquisa e na extensão.

O evento ocorreu na última terça-feira (26) no Gabinete da Reitoria, campus Cruz das Almas, com a presença do reitor da UFRB, Fábio Josué; da pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso; da pró-reitora de Graduação, Karina Cordeiro; da superintendente de Assuntos Internacionais, Carolina Fialho; da chefe do Núcleo de Mobilidade Internacional, Roberta Bruschi; do representante da UA e vice-presidente da Associación de Economistas y Contadores de Cuba (ANEC), Juan Carlos Prego Regalado; e da servidora do IBGE e conselheira do CORECON-RJ, Clician Oliveira.

O reitor Fábio Josué falou sobre a possibilidade de colaboração entre as instituições de ensino. “Podemos dizer da alegria que é formalizar essa assinatura. Estamos muito confiantes e esperamos que a partir desse protocolo de intenções, nós possamos reafirmar essas ações e estreitar a relação entre a UFRB e a Universidade de Artemisa, fazendo essa integração”, afirma. 

Juan Regalado, professor da UA, reiterou o sentimento de satisfação em dar continuação à parceria que já acontece há 7 anos. “Tenho muita alegria com o intercâmbio e creio que trará muitos benefícios para ambas universidades, pois são muito similares em relação ao seu fim e propósitos”, complementa.

Cuba é inspiração em participação social, cooperativismo e agroecologia, por isso compartilhar conhecimentos e aproximar as formas de produção da ciência se fazem essencias para a expansão e ampliação de pesquisas e ações de extensão, como destaca a professora Tatiana Velloso, pró-reitora de Extensão.

“Essa discussão sobre a internacionalização deve ser tratada por toda comunidade acadêmica. A extensão universitária é um ponto importante nesse debate e, com certeza, essas ações que vão ser retomadas e restabelecidas com a Universidade de Artemisa vão contribuir com toda essa discussão que a gente coloca em pauta aqui na UFRB", comenta Carolina Fialho, superintendente de Assuntos Internacionais, sobre a importância que a medida terá para fortalecer as políticas de internacionalização.

Confira fotos da assinatura do protocolo de intenções:

{gallery}noticias2022/artemisa{/gallery}

Seminário "Cooperativismo em Cuba"

À noite, o professor Juan Carlos Prego Regalado realizou o Seminário "Cooperativismo em Cuba" para estudantes do curso de Tecnologia em Agroecologia e Tecnologia em Gestão de Cooperativas, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB). O evento foi transmitido pela TV UFRB:

{youtube}cRsxivGNNs4{/youtube} 



UFRB divulga inscrições para 505 vagas em 3 cursos de graduação a distância

27 de Abril de 2022, 14:16, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai abrir processo seletivo em educação a distância para ocupar 505 vagas em 03 cursos de graduação em Licenciatura em Matemática, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), Licenciatura Plena em Música Popular Brasileira e de Licenciatura Interdisciplinar em Artes, ambos vinculados ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), para ingresso no semestre letivo correspondente a 2022.1.

As inscrições para os interessados acontecem no período de 09 a 22 de maio, por meio do endereço eletrônico disponível em ufrb.edu.br/prosel.

Os cursos serão oferecidos na modalidade de educação a distância, com a realização de até 30% (trinta) de atividades presenciais obrigatórias, desenvolvidas nos polos de apoio presencial, de acordo com o planejamento e o Projeto Pedagógico de cada curso.

Confira as vagas ofertadas:

Curso Polo Vagas
Artes Barreiras 20
Artes Valença 20
Artes Simões Filho 20
Artes Feira de Santana 25
Artes Rio Real 20
Artes Vitória da Conquista 25
Artes Sapeaçu 20
Artes itaberaba 20
Matemática Amargosa 20
Matemática Itaberaba 20
Matemática Teixeira de Freitas 20
Matemática Santo Antônio de Jesus 20
Matemática Alagoinhas 20
Matemática Irecê 25
Matemática Simões Filho 20
Matemática Capim Grosso 20
Música Popular Brasileira Ilhéus 20
Música Popular Brasileira Teixeira de Freitas 25
Música Popular Brasileira Guanambi 20
Música Popular Brasileira Vitória da Conquista 20
Música Popular Brasileira Valença 20
Música Popular Brasileira Juazeiro 25
Música Popular Brasileira Simões Filho 20
Música Popular Brasileira Ipiaú 20
Total   505

Matrícula

Os candidatos convocados devem providenciar a documentação para a matrícula, que acontece em duas etapas. A primeira etapa é a pré-matrícula on-line, no Sistema de Matrícula da UFRB.

Os aprovados devem acessar o sistema, inserir o número de CPF e fazer o upload dos documentos: documento oficial de identificação com foto; certificado e histórico escolar; certificado de quitação militar (apenas para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos); e demais documentos e/ou arquivos (vídeo e fotos) para as aferições de acordo com a modalidade de reserva de vagas que foi convocado.

Início das Aulas

O início das aulas para o semestre 2022.1 está previsto para o dia 29 de agosto de 2022, de acordo com o Calendário Acadêmico.

Informe-se

Confira o Edital PROGRAD Nº 020/2022.

Confira as etapas e documentos para a matrícula de acordo com a modalidade do candidato.

Acesse diariamente o site do Prosel: ufrb.edu.br/prosel.

Receba as novidades dos processos seletivos da UFRB no seu celular acessando o canal do Prosel no Telegram: https://t.me/proselufrb.

Tire suas dúvidas via chat na Central de Atendimento.



UFRB seleciona bolsista para PET UFRB e Recôncavo em Conexão

26 de Abril de 2022, 11:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vai abrir inscrições para alunos de graduação interessados em participar como bolsistas do Grupo PET UFRB e Recôncavo em Conexão. O estudante selecionado receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

As inscrições acontecem no período de 05 a 16 de maio, exclusivamente por meio de preenchimento do formulário de inscrição online, também disponível em ufrb.edu.br/pet.

O edital prevê a abertura de uma vaga para preenchimento imediato e formação de cadastro de reserva. Entre os critérios para participar da seleção estão o do aluno estar matriculado e cursando regularmente qualquer dos cursos de graduação vinculados aos centros de Ensino: Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL), Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias (CECULT) e Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e pertencer ao 2º semestre em diante, tendo por referência o Calendário Acadêmico 2021.2, até um limite de vinculação ao curso de graduação, cujo prazo de integralização (conclusão do curso) lhe permita participar do programa por um período mínimo de um ano, para que possa obter a certificação.

Também é critério para se inscrever no edital, o aluno ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou maior a seis (6,0); ter disponibilidade para dedicar 20 horas semanais às atividades do Programa, equalizadas entre atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão; não acumular bolsas de natureza similar (ex.: PIBIC, PIBID, RP, PIBEX, PIBITI e PPQ vinculado a Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão); e não possuir vínculo empregatício.

PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) é gerido pelo Ministério da Educação e executado por Instituições de Ensino Superior (IES). O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superiores (IES) do país e orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O Grupo PET UFRB e Recôncavo em Conexão (PET-URC) foi criado em 2010 com o propósito de promover diálogos entre a universidade e a região do Recôncavo, nomeadamente, a partir das cidades do entorno, nas comunidades do campo e da cidade, estimular o acesso e entrada dos jovens e adultos na vida universitária; desenvolver projetos inovadores com potencial de contribuir com a permanência de estudantes de origem popular na universidade, democratizando o acesso ao ensino superior; aprofundar a formação dos jovens universitários de origem popular como pesquisadores e extensionistas, visando sua intervenção qualificada em diferentes espaços sociais.

Também é papel do programa promover o debate sobre questões focadas na diversidade regional, cultural, de gênero, de classe, de etnia, entre outros temas afins a esse campo de estudo e pesquisa; implantar ações e projetos de assistência integral aos grupos sociais em situação mais crítica de vulnerabilidade social; estimular o debate crítico, reflexivo e o desenvolvimento de ações formativas que visem o processo de afiliação da comunidade acadêmica da UFRB e externa e estabelecer parcerias com outras instituições formativas, a exemplo da escola pública, com vistas à publicidade da universidade, da sua missão e dos cursos que estão à disposição da população.

Confira o Edital PROGRAD Nº 019/2022.

Mais informações em ufrb.edu.br/pet.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog