Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga processo seletivo para vagas remanescentes do Cadastro Seletivo 2021.2

20 de Abril de 2022, 12:27, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), disponibiliza 306 vagas em 33 cursos de graduação para preenchimento das vagas remanescentes do Cadastro Seletivo 2021.2.

O Cadastro Seletivo é destinado aos candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma das seguintes edições: 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020 que não tenham obtido nota zero em qualquer uma das provas, independente de ter participado do processo seletivo Sisu.

As inscrições online estão abertas de 22 a 27 de abril de acordo com o Edital PROGRAD Nº 018/2022. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Prosel, e preencher o formulário de inscrição, informando corretamente seus dados. O resultado está previsto para o dia 29 de abril.

Não haverá reserva de vagas neste processo e todos os candidatos concorrerão na modalidade de Ampla Concorrência (AC).

Informe-se

Confira o Edital PROGRAD Nº 018/2022 e o Anexo I - Vagas ofertadas.

Acesse diariamente o site de Processos Seletivos da UFRB: ufrb.edu.br/portal/prosel.

Receba as novidades dos Processos Seletivos da UFRB no seu celular acessando o canal do Prosel no Telegram: https://t.me/proselufrb.

Tire suas dúvidas via chat na Central de Atendimento.



Família de diplomata da ONU doa acervo com peças africanas para UFRB

19 de Abril de 2022, 14:56, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Uma coleção de arte contemporânea etíope, com 35 peças, foi doada pela família do diplomata das Organizações das Nações Unidas (ONU), Gersoney Brandão, para a CAsA do DUCA (Centro de Artes de Amargosa - Diversidade, Universidade, Cultura e Ancestralidade), do Programa Permanente de extensão da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB/CFP). A CAsA do DUCA abriga os projetos de extensão do Centro de Formação de Professores (CFP), bem como seus grupos de pesquisa e as atividades culturais ligadas a eventos, cinema e teatro.

As peças doadas são originárias da capital da Etiópia, Adis Abeba, que é um grande centro comercial e cultual do país, e também foram esculpidas por artistas que vivem no sudoeste do país, no Estado de Kaffa, onde supostamente os primeiros grãos de café foram “descobertos”, no século IX. Estima-se que, originalmente, esta coleção continha 60 peças.

As peças, com predominância de madeira, retratam o Ano Novo etíope, que passou a ser celebrado no momento em que a Rainha de Sabá retorna de Jerusalém, quando a mesma visitou o rei Salomão, por volta de 950 antes de Cristo (aC). “Assim como aprendemos sobre o café, que faz parte do nosso dia-a-dia e que foi “descoberto” na Etiópia, no século IX, na coleção também há instrumentos musicais antigos e peças que definem como a música é um elemento importante para nossa saúde mental e força interior”, afirmou o diplomata Gerson Brandão.

Gerson explicou que as peças adquiridas recentemente, entre julho e dezembro de 2020, enquanto ele coordenava a preparação do plano de resposta humanitária da ONU, visando proporcionar algum alívio às vítimas das várias crises que assolavam e ainda assolam a Etiópia. Para ele, o acervo certamente contribuirá para que os visitantes da CAsA do DUCA, possam compreender a dimensão histórica da Etiópia e sua importância global. “São peças que revivem várias tradições etíopes e, ao mesmo tempo, nos fazem entender porque a Etiópia é reconhecidamente o berço da humanidade. Conhecendo um pouco da história da Etiópia e das diversas etnias presentes no país, terminamos por melhor entender a importância da África para o mundo”.

E foi pensando nesta conexão entre África e a Bahia e suas relações interétnicas, que o diplomata, criado às margens do Rio Lucaia, em Salvador, e ogã do Ilê Axé Iá Nassô Oká (Terreiro da Casa Branca), juntamente com sua mãe biológica, Ekedy Sinha, sua esposa e filhos, resolveram doar a coleção para a CAsA do DUCA. “Eu, minha esposa Naile e a minha mãe Ekedy Sinha gostamos de contar histórias, porque acreditamos na importância de informar as pessoas. Acreditamos que o acesso à informação e à educação nos faz pessoas mais solidárias, mais humanas, e não há lugar melhor do que a sala de aula para a divulgação do conhecimento e para a partilha de histórias saudáveis. Por isso, achamos que a CAsA do DUCA, o Centro de Formação de Professores, é um lugar que deve contar com o apoio de todos nós!”, ressaltou.

A coordenadora da CAsA do DUCA, professora Alessandra Gomes, disse que UFRB e, em especial, o CFP, por meio da CAsA do DUCA, tem dado uma forte contribuição ao problematizar o racismo, ao trazer para diversas atividades e debates, questões da afro-descendência, das suas lutas, saberes e da beleza negra presente na arte, na intelectualidade e nos afetos. Para ela, o acervo só irá fortalecer  todo este movimento.

"Receber essas obras é uma honra e uma alegria muito grande. As obras que nos chegam agora da Etiópia, além de objetos artísticos, são também veículos de formação e emancipação humana; de conhecimento e reconhecimento de uma parte da nossa história também. E sendo este campus voltado para a formação docente, possuir este acervo, nos direciona à infinitas possibilidades formativas junto a nossas alunas e alunos, à construção conjunta de outras narrativas, à formação estética da população mais ampla da cidade e de todos aqueles que frequentarem a CAsA do DUCA. Assim como Gersoney Brandão e sua família, também gostamos muito de contar histórias, seja por meio do cinema, seja por meio da literatura, do teatro, da música e das muitas outras linguagens artísticas que compõem nossas atividades. Assim, as obras etíopes nos auxiliarão na construção de outras narrativas, sejam elas históricas, culturais ou estéticas", afirmou.

Para contato e informações acesse: instagram.com/casadoduca e facebook.com/casadoducaamargosa.

Com informações de Claudia Oliveira.

Confira fotos do acervo:

{gallery}noticias2022/acervo-duca{/gallery}



UFRB publica guia para orientar a curricularização da extensão na Universidade

19 de Abril de 2022, 14:43, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Desde 2016, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia  (UFRB), por meio das suas Pró-Reitorias de Extensão (PROEXT) e de Graduação (PROGRAD), constrói, junto aos Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos, a Política de Curricularização da Extensão da Universidade, instituída pela Resolução N° 025/2021 CONAC/UFRB

Considerando a indissociabilidade com ensino, a pesquisa e as políticas afirmativas, a curricularização da extensão é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos de graduação. Na prática, todos os estudantes de graduação da UFRB precisam ter vivências na extensão universitária, para garantir uma formação universitária mais cidadã, ética e solidária.

A curricularização da extensão é uma das metas previstas no Plano Nacional de Educação- PNE (2014-2024). Até o final de 2022, os cursos de graduação das universidades públicas brasileiras devem destinar, no mínimo, 10% da sua carga horária à extensão universitária. 

Com o objetivo de operacionalizar a Resolução N° 025/2021 CONAC, PROEXT, PROGRAD e SURAC (Superintendência de Registro das Atividades Acadêmicas) publicaram o Guia da Curricularização da Extensão: Orientações Gerais para os Cursos de Graduação da UFRB. A publicação resume a trajetória da curricularização da extensão na UFRB e explica as possibilidades de inclusão da extensão nos Projetos Pedagógicos dos Cursos da Universidade. 

Construídas no debate com as especificidades das diferentes áreas de conhecimento, existem três possibilidades de inserção da extensão por meio de componentes curriculares, que devem estar integradas aos programas e projetos de extensão registrados na PROEXT. O Guia da Curricularização da Extensão orienta sobre os caminhos operacionais para implantação da curricularização da extensão pelos Núcleos Docentes Estruturantes de cada curso.

Para acompanhar e avaliar o processo de curricularização nos centros de ensino, a UFRB instituiu uma comissão, com representação da PROEXT, PROGRAD, SURAC e Centros de Ensino. Além desse suporte, todos os documentos, regulamentações e orientações estão disponíveis na página da curricularização da extensão, disponível no site da PROEXT.

Acesse o Guia da Curricularização da Extensão: Orientações Gerais para os Cursos de Graduação da UFRB.



UFRB manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor Clovis Pereira Peixoto

17 de Abril de 2022, 13:00, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento do professor Clovis Pereira Peixoto, ocorrido na manhã deste domingo, 17 de abril de 2022.

Clovis Peixoto tinha 67 anos e ingressou na antiga Escola de Agronomia em 1980. Atualmente era professor titular do Centro e Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e consultor de diversos periódicos científicos, atuando de forma dedicada na pesquisa e pós-graduação. Peixoto era especialista na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia de Plantas Cultivadas, atuando principalmente nos temas: crescimento, desenvolvimento, fruticultura, plantas oleaginosas e rendimento de culturas. Em 2020, lançou seu último livro "Princípios de Fisiologia Vegetal". Clovis era graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia, doutor e pós-doutor em Agronomia pela Universidade de São Paulo.

Ao tempo em que registra o seu pesar, a UFRB manifesta condolências aos familiares, amigos e colegas pela irreparável perda ocorrida.



Pluviômetro, tratamento para caprinos e fotografia antiga em destaque no Univerciência

14 de Abril de 2022, 15:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Neste sábado (16), às 14h30, na TVE, o Univerciência vai mostrar um pluviômetro desenvolvido para coletar águas de chuvas e o potencial antimicrobiano do óleo essencial de malvão na criação de tilápia. O telespectador vai conhecer ainda uma alternativa para tratamento de doenças em caprinos e um registro de personalidades por meio da fotografia antiga. Sempre aos sábados, o Univerciência é exibido também em horário alternativo às segundas-feiras, às 20h30.

Pesquisadores do Laboratório de Irrigação e Agrometereologia do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Piranhas, desenvolveram um pluviômetro, instrumento desenvolvido para coletar a água da chuva que pode, inclusive, ser de grande ajuda no Garantia Safra (GS), ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), cujo objetivo é garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sujeitos a perda de safra por razão da estiagem ou excesso hídrico. Além disso, os pesquisadores realizam o mapeamento da água da região, a fim de auxiliar os pequenos produtores sobre a qualidade do líquido e de que forma ela pode ser melhor aproveitada.

O uso descontrolado de antimicrobianos no combate a doenças que afetam os peixes pode causar uma série de problemas, a exemplo da resistência a certos tipos de bactérias. Com resultados promissores no combate a esses organismos que afetam peixes criados em cativeiro, como a tilápia, um estudo desenvolvido por cientistas do Instituto Federal do Sertão Pernambuco (IFSertãoPE), em Petrolina, descobriu o potencial antimicrobiano do óleo essencial de malvão, espécie de planta utilizada pela medicina popular para o tratamento de infecções gripais. Ao analisar um produto natural, os pesquisadores observaram que a diversidade de moléculas em plantas permite que uma bactéria seja atacada por vários alvos diferentes, dificultando o desenvolvimento de mecanismos de resistência.

Alternativa sustentável e segura para o diagnóstico e tratamento de doenças que atingem os caprinos está sendo estudada por pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que trabalham na aplicação do extrato da casca do barbatimão no controle de verminoses em caprinos. O Univerciência apresenta a pesquisa, que revela que o extrato dessa planta é seguro em caprinos e não apresenta toxicidade na sua utilização. De acordo com os cientistas, a necessidade de frequente utilização de remédios antiparasitários é um dos principais desafios para a criação dos caprinos, uma vez que a prática de utilizar remédios tradicionais, que os vermes já apresentam resistência, implica, também, em uma perda econômica, uma vez que a produtividade do animal diminui.

Uma pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) apresenta as personalidades que fizeram parte da história de Aracaju. Uma clara contribuição social e cultural para a capital sergipana, o programa revela como surgiu a ideia da pesquisa. Antes da facilidade das tecnologias, a fotografia era um artigo de luxo e, para ter um registro, artigo caro na época, a população recorria aos serviços dos fotógrafos lambe-lambes.

Primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro, o Univerciência foi criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), e transformou-se, a partir da parceria entre a TVE Bahia e 40 instituições públicas de ensino superior de toda a região, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

O programa pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de tv aberta, em 12 estados brasileiros, além do Canal Saúde e Canal Futura, e é disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada TV e universidades participantes, alcançando juntos cerca de 100 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, o Univerciência conta com mais de 800 mil pessoas envolvidas na sua realização, com um alcance de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.

{youtube}qOu7guWRY4s{/youtube}



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog