Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

CONSUNI aprova revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRB

17 de Abril de 2023, 11:42, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Em reunião realizada no último dia 29 de março, O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou, por unanimidade, a proposta de revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2030.

A revisão foi executada conforme a orientação da Instrução Normativa Nº 24, de 18 de março de 2020, levando em consideração: o cenário interno e externo, as limitações verificadas na execução, a ampla participação da comunidade académica e a manutenção da agenda de discursão do PDI aprovado em 2018.

De acordo com Geovane Santana Santos, coordenador de Orçamento e Desenvolvimento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (CODIN/PROPLAN), foram oito meses entre o início das atividades e a aprovação no CONSUNI de trabalho intenso. "Realizamos diversos encontros com a comunidade acadêmica nos Centros de Ensino, nas Pró-Reitorias, nas Superintendências e na Administração Central. Relizamos seminários, oficinas, aplicação de questionário e a realização de reuniões setoriais", disse.

O produto final deste processo foi a adequação da estrutura de planejamento, com a construção das fichas técnicas para os Programas Estruturantes; readequação dos objetivos estratégicos – redução de 42 para 9 - e construção das suas respectivas fichas técnicas; supressão das linhas de ação e readequação conceituais das metas.

A inclusão no documento dos parâmetros para a vinculação entre o PDI e o PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) e a criação do Sistema de Monitoramento do Desenvolvimento Institucional (SMDI), composto pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), Superintendência de Registro das Atividades Acadêmicas (SURAI) e CODIN/PROPLAN. No acompanhamento, a substituição do SIGPP por uma ferramenta de Business Intelligence (BI) e integração da percepção da comunidade a respeito da execução do PDI.

Agora a Pró-Reitoria de Planejamento, por meio da CODIN, voltará para os Centros e unidades da administração para pactuar as iniciativas e metas para o biênio 2023/2024.

Confira as alterações no PDI 2019-2030.



Grupo de pesquisa da UFRB desenvolve composto químico para tratamento de ansiedade

14 de Abril de 2023, 18:14, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Grupo de Pesquisa Materiais Fotônicos (GMF) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) desenvolveu um composto químico com baixa toxicidade e efeito ansiolítico (remédios utilizados no tratamento de ansiedade). A pesquisa foi feita em parceria com universidades cearenses, liderada por Jorge Fernando Silva de Menezes, docente do Centro de Formação de Professores (CFP).

Para o professor Jorge Menezes, esse resultado é bastante significativo, “é um trabalho robusto e com resultados bastante relevantes, tanto que conseguimos publicar em uma revista científica de alto impacto, é o reflexo dos trabalhos que vêm sendo produzidos por Universidades públicas” e reforça a importância dessa pesquisa no mundo atual onde o mundo vive e sofre com a ansiedade do cotidiano.

O artigo científico sobre o composto químico foi publicado em 8/4/2023, no Journal of Biomolecular Structure and Dynamics, que é um periódico internacional revisado por pares que publica contribuições de pesquisa originais e de alta qualidade para o conhecimento científico.

O trabalho foi desenvolvido nos laboratórios da UFRB/CFP pelo GMF, em parceria com pesquisadores da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) e UVA (Universidade Estadual do Vale do Acaraú), a partir da síntese e caracterização de um complexo à base de Európio (elemento químico da série dos lantanídeos) combinado com a naftoquinona natural lapachol (composto orgânico natural pertencente ao grupo das naftoquinonas), obtida a partir da serragem de pau d’arco, materiais que são descartados nas serrarias da região de Amargosa-BA. 

Grupo de Materiais Fotônicos - GMF

O Grupo de Materiais Fotônicos foi criado em 2010. O grupo é registrado pelo CNPq e certificado pela IES. Os trabalhos realizados no Grupo envolvem a colaboração de pesquisadores do Brasil e do exterior. Todos as pesquisas são feitas com alunos da UFRB/CFP que realizam suas iniciações científicas principalmente nas modalidades PIBIT e PIBIC, com bolsas de órgãos de fomento tais como, CNPq, FAPESB e UFRB. A maior parte dos trabalhos feitos nos últimos anos está incluída no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Meio Ambiente do CNPq que têm destinado recursos para compra de equipamentos, materiais de consumo, intercâmbio dos alunos para laboratórios de outras instituições do país e participação em congressos.

Journal of Biomolecular Structure and Dynamics

O Journal of Biomolecular Structure and Dynamics é uma das principais publicações em ciência computacional de ponta, biologia estrutural atômica, bioinformática, design de drogas virtuais, genômica e redes biológicas. A Revista publica artigos original. Todas as submissões de manuscritos estão sujeitas à avaliação inicial do Editor-Chefe e, se consideradas adequadas para consideração posterior, à revisão por pares por especialistas independentes e anônimos. 

Resumo do Artigo

Os problemas de saúde mental relacionados à ansiedade são estimados em 3,6% globalmente, os benzodiazepínicos (BZDs) são a classe de medicamentos indicados para o tratamento da ansiedade, incluindo lorazepam e diazepam. No entanto, foram levantadas preocupações sobre os riscos de curto e longo prazo associados aos BZDs. Portanto, apesar dos medicamentos ansiolíticos e antidepressivos, existe a necessidade de desenvolver farmacoterapias mais eficazes e com menos efeitos colaterais do que os medicamentos existentes. O presente trabalho relatou a síntese, atividade ansiolítica, mecanismo de ação em Zebrafish adulto (Danio rerio ) e estudo in silico de um complexo metálico de európio com Lapachol, [Eu(DBM) 3 . COLO]. Cada animal (n = 6/grupo) foi tratado por via intraperitoneal ( ip.; 20 µL) com o complexo sintetizado (4, 20 e 40 mg/Kg) e com o veículo (DMSO 3%; 20 µL), sendo submetido aos testes de atividade locomotora e toxicidade aguda 96h. Também foi realizado o teste claro/escuro e avaliado o mecanismo serotoninérgico (5-HT) através dos antagonistas dos receptores 5-HTR 1 , 5-HTR 2A/2C e 5-HTR 3A/3B . O complexo foi caracterizado por técnicas espectrométricas, e o efeito ansiolítico do complexo pode estar envolvido na neuromodulação dos receptores 5-HT3A/3B, uma vez que o pré-tratamento com pizotifeno e ciproheptadina não bloqueou o efeito ansiolítico do [Eu(DBM)3.LAP], ao contrário da fluoxetina teve seu efeito ansiolítico revertido. Além disso, o docking molecular mostrou interação entre o [Eu(DBM)3.LAP] e receptor 5HT 3A com energia de ligação −7,8 kcal/mol e o estudo ADMET mostrou que o complexo apresenta baixo risco tóxico. Espera-se que o início deste estudo permita a aplicação dos novos ansiolíticos, dado o potencial farmacológico do complexo lapachol.

Leia o artigo na íntegra.



Governo da Bahia divulga estágio para estudantes de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade

13 de Abril de 2023, 17:53, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

De forma inédita, o Programa Partiu Estágio do Governo do Estado da Bahia disponibiliza 12 vagas voltadas para o curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Os estagiários selecionados atuarão em unidades educacionais na cidade de Feira de Santana. As inscrições para o Programa estão abertas até 28 de abril.

O curso de graduação em Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UFRB é ofertado pelo Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana. A graduação é pioneira no Brasil e possui formação interdisciplinar que tem como objeto de estudo as diferentes tecnologias, entendidas como produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Em sua estrutura, abrange o conhecimento das dinâmicas da acessibilidade, nas suas dimensões arquitetônica e urbanística, comunicacional, metodológica, programática, atitudinal, instrumental e tecnológica, buscando a superação das diferentes barreiras para a autonomia e inclusão social de pessoas com deficiência, pessoas idosas ou com incapacidades temporárias.

Para João Luiz Carneiro Carvalho, coordenador do curso de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UFRB, esta iniciativa de estágio demonstra o avanço e a importância das políticas públicas e educacionais em torno da temática, além de contribuir com a profissionalização destes ambientes através das contribuições das e dos estudantes. “Apesar de todo avanço do sociedade ao longo das décadas, essas pessoas sofreram discriminação de maneira implícita ou explícita, mas pesquisadores e profissionais que estiveram atentos a este problema possuem formação em áreas correlatas e nem sempre possuíam um conhecimento abrangente sobre a área, portando o estágio em Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade permite que as instituições contempladas por este edital disponham de um profissional, embora estagiário, especializado e apto a identificar e propor soluções para melhoria da mobilidade, qualidade de vida e produtividade das pessoas com deficiência e idosas”, afirma.

Programa Partiu Estágio

O Partiu Estágio é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia para garantir oportunidades de estágio a estudantes universitários de instituições públicas. Lançado em 2017, o programa já contratou mais de 14.035 universitários para atuação em órgãos e entidades da administração estadual na região metropolitana e no interior do Estado.

Confira o edital e mais informações em programaestagio.saeb.ba.gov.br.



UFRB e parceiros entregam relatório de território pesqueiro à comunidade Cova da Onça

13 de Abril de 2023, 12:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Na última segunda-feira (10), a Universidade Federal do Reôncavo da Bahia (UFRB) realizou a entrega do Relatório de Identificação do Território Pesqueiro da Comunidade de Pescadores e Pescadoras Artesanais Cova da Onça, Ilha de Bopieba, município de Cairu/BA, junto à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e ao Ministério Público Federal (MPF).

O estudo tem por objetivo demonstrar o uso tradicional dos recursos naturais e identificar o território da comunidade pesqueira que ao longo de sua trajetória vem sofrendo com o risco de perda do acesso ao mangue, ao mar e às áreas destinadas ao extrativismo de mangaba e guaiamum. Houve tentativa de implementação de um megaempreendimento imobiliário envolvendo a construção de resort, estrutura para aeródramo e loteamento para construção de residências de luxo na área denominada Ponta dos Castelhanos, Ilha de Boipeba, inserida no território da comunidade.

A área se configura como terra da União sendo um espaço compartilhado entre as famílias que ali constituíram vínculos e é essencial para a continuidade do modo de vida de pescadores e pescadoras da comunidade Cova da Onça, assim como das demais comunidades tradicionais vizinhas localizadas na Ilha de Boipeba, tais como os quilombos Moreré e Monte Alegre.

O relatório auxiliará na demanda apresentada ao MPF pela Associação dos Pescadores e Pescadoras de Cova da Onça (APESCO) no que tange à garantia dos direitos coletivos e a necessidade de emissão do Termo de Autorização de Uso Sustentável (TAUS) sob responsabilidade da SPU que garante o acesso da comunidade aos recursos necessários à sua reprodução física, social, cultural econômica. O estudo é fruto do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a UFRB, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e contou com uma equipe interdisciplinar composta pelos docentes e pesquisadores: Mariana Balen Fernandes (Coordenação, Antropologia/UFRB); Neivalda Oliveira (História/UNEB); Silvio Márcio Montenegro Machado (Geografia/ IFBaiano – Campus Santa Inês) e Leonardo Teixeira Sousa (Geografia/IFBaino/Campus Santa Inês). Trata-se de um importante documento para a existência da comunidade a partir do acesso os locais de pesca a e mariscagem, além de fontes de água e roças utilizadas coletivamente.



UFRB oferece 490 vagas em 35 cursos de graduação para o próximo semestre

11 de Abril de 2023, 18:56, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o Cadastro Seletivo 2023.1, para preencher as vagas dos cursos de graduação da UFRB decorrentes de não realização de matrícula (pré-matrícula e confirmação de matrícula), indeferimentos pelas comissões de aferições, desistências e cancelamentos durante o Sisu e Lista de Espera, com ingresso no semestre 2023.1.

A inscrição dos interessados deve ser realizada no período de 13 a 19 de abril, no site do Prosel. Poderão participar do processo qualquer candidato que realizou o ENEM de 2013 a 2022 e não tenha obtido nota zero em qualquer uma das provas e/ou redação da respectiva edição.

Chamadas e pré-matrículas

A publicação do resultado final e convocação da 1ª chamada está prevista para o dia 24 de abril. A pré-matrícula dos candidatos convocados ocorre de 24 a 27 de abril. A segunda chamada está marcada para 16 de maio. E a pré-matrícula dos candidatos convocados acontece nos dias 16 a 22 de maio.

Vagas ofertadas

São oferecidas 490 vagas em 35 cursos de graduação.

Informe-se 

Leia o Edital PROGRAD Nº 017/2023.

Acesse diariamente o site de Processos Seletivos da UFRB: ufrb.edu.br/prosel

Receba as novidades dos Processos Seletivos da UFRB no seu celular acessando o canal do Prosel no Telegram: https://t.me/proselufrb

Tire suas dúvidas via chat na Central de Atendimento.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog