Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB realiza evento para celebrar Dia Mundial da Propriedade Intelectual

11 de Abril de 2023, 14:34, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realiza o evento "Mulheres que inovam!”,  um encontro para celebrar o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, no dia 26 de abril.

Promovida pela Coordenação de Criação e Inovação (CINOVA), a atividade acontece a partir das 8h30, no Auditório da PPGCI, Campus Cruz das Almas. As inscrições podem ser realizadas via SIGAA ou pelo formulário online.

Para a professora de Engenharia Mecânica, Jania da Silva, um dos principais desafios enfrentados pelas mulheres que atuam na sua área é o preconceito preexistente. “De uma forma geral no Brasil a mulher é vista como pesquisadora de segunda categoria, como se não fossemos capazes de desenvolver pesquisa de nível avançado, então muitas de nós ainda continuam tendo dificuldades em acreditar em si mesma e seguir em frente, fazendo ciência e desenvolvendo tecnologias associadas, vivendo todos os desafios que são inerentes a pesquisa”, afirma.

A partir da constatação de que o número de mulheres que participam do sistema de propriedade intelectual ainda é mínimo, por mais que existam muitas pesquisadoras que desenvolvem grandes pesquisas, o evento visa estimular justamente que mais mulheres usem o sistema para proteger e acrescentar valor ao seu trabalho.

A professora de Engenharia de Materiais, Cristiane Pimentel, afirma que já sofreu discriminação de gênero durante a sua atuação, especialmente por ter sido a primeira mulher a atuar em indústria metalúrgica de alumínio na área de processos no Brasil. “Por ter sido durante o início dos anos 2000, muita coisa ainda não havia sido desenvolvida, como banheiros femininos, equipamentos de proteção individual feminino, gestoras mulheres, etc. Trabalhei com mais de 300 homens durante 15 anos de atuação na indústria  e a forma que atuava era demonstrar sempre com fatos e dados a informação e ser imparcial nas relações, reportando algo inconveniente para minha chefia”. E complementa que não viveu esse problema somente na indústria, “após este período, quando entrei na academia vi o preconceito da mesma forma e busquei atuar com imparcialidade”.

Programação

26 de abril

8h30 - 9h - Abertura 

9h - 10h - Palestra de abertura - Cristina M. Quintella

10h - 11h - Palestra: P.I. e Biotecnologia: uma proposta de disciplina para o CCAAB - Karoline Cardoso 

11h - 12h - Palestra: Mulheres que inovam e História das Ciências - Vinicius S. Silva 

12h - 14h - Intervalo para Almoço

14h - 16h30 - Talk show: Propriedade Intelectual e Mulheres que inovam na UFRB - Liz  dos Santos, Karina Fonseca, Joseneide Queiroz, Samira Peixoto, Soraia Fonteles e Jania da Silva



Professora da UFRB desenvolve novo método de estudo nomeado como grafismo

11 de Abril de 2023, 11:29, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

No mundo no qual temos acesso a diversas informações, estudar, absorver e compreender os assuntos pode se tornar uma missão difícil. Ainda mais quando os conteúdos têm complexidade. Ao observar a dificuldade de alguns alunos, a professora Luciana Boeira, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus de Feira de Santana, desenvolveu uma técnica chamada grafismo. O intuito é ajudar a melhorar a assimilação do conhecimento por meio da visualização das ideias. 

A professora identificou que alguns estudantes tinham dificuldade para absorver os assuntos e decidiu elaborar essa técnica para ensinar como estudar. “Para criar a técnica, eu coloquei um arcabouço teórico de reconhecimento científico, que é dialética do conhecimento. No grafismo, por exemplo, se estuda a partir de desenho, fluxogramas, mapas mentais, mapas conceituais, textos ligados por setas nos quais se fazem associações de conteúdo, entre outras formas”, afirma.  

De acordo com Luciana, ao estudar um novo conteúdo, uma grande parcela das pessoas não consegue fazer de imediato as associações. “Aquele conteúdo fica um tanto embaralhado no nosso pensamento e na nossa imaginação. Por isso, elas não conseguem visualizar aquilo que está passando na mente. Quando a pessoa começa a visualizar e fazer as associações, ela organiza e percebe o conhecimento. Esse perceber é naturalmente e ela identifica o sabor do saber. Esse sabor do saber leva-o a querer saber mais”, diz. 

O projeto está em fase de implementação com os alunos do CETENS. “O grafismo é uma semente e a partir dela vamos desenvolver mais e mais. Os próximos passos são divulgação, implementação e consolidação”. Além do desenvolvimento desse projeto, já foi lançado um livro intitulado como “Grafismo: uma estratégia de ensino-aprendizagem para estimular a imaginação”. A equipe é composta pelos professores Luciana Boeira, Camila Ferreira Escobar, Julio Eloisio, Kilder Leite e Luís Oscar. 

Com informações da Ascom/Secti.



UFRB seleciona dez alunos para mestrado em Recursos Genéticos Vegetais

10 de Abril de 2023, 13:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre edital para selecionar dez alunos para o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais, com ingresso em 2023.2.

As inscrições acontecem até 10 de maio, no SIGAA, por meio do login único do Governo Federal, na plataforma gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 65,00 e estudantes de baixa renda podem solicitar a isenção.

Poderão se inscrever candidatos que possuam curso de graduação de nível superior em Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e correlatas em Recursos Genéticos Vegetais.

São oferecidas dez vagas, contemplando duas Linhas de Pesquisa: Conservação e Manejo de Recursos Genéticos Vegetais; e Melhoramento e Biotecnologia Vegetal.

Das vagas, uma poderá ser ocupadas por servidor técnico-administrativo do quadro efetivo da UFRB; e, atendendo à política de cotas, duas vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros, sendo uma vaga para pessoas com deficiência e três vagas para indígenas, quilombolas ou pessoas trans. 

Processo Seletivo

As etapas do processo seletivo são análise curriculum vitae, nota do histórico escolar e defesa de projeto. O resultado do processo seletivo será divulgado no site do curso

Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da UFRB/EMBRAPA tem por objetivo capacitar profissionais das áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e correlatas em Recursos Genéticos Vegetais. O profissional deverá obter conhecimentos teóricos e práticos sobre a complexidade da diversidade genética dos biomas da região Nordeste, seu manejo, conservação e utilização, visando o uso racional e preservação do germoplasma.

Acesse o Edital de Seleção.

Mais informações no site do curso.



Pesquisadores da UFRB transformam TVs piratas apreendidas em minicomputadores

5 de Abril de 2023, 12:04, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Receita Federal apreende milhares de mercadorias anualmente. Dessas apreensões, alguns materiais são destinados à destruição. Por exemplo, segundo o órgão, em 2020 foram destruídos oito mil toneladas de produtos piratas. Visando encontrar um destino mais sustentável para esses equipamentos, a Receita Federal, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Feira de Santana, e outras universidades brasileiras, colocaram em ação um projeto que transforma os aparelhos de TV Box captados pela receita em minicomputadores para doação aos estudantes de instituições públicas.

Segundo a professora Raissa Tavares, coordenadora do projeto na UFRB, a proposta tem três eixos de execução: descaracterização, robôs assistivos e educacionais e data logger. “A descaracterização se dá pela remoção do software que dá acesso ilegal aos satélites e bloqueia o aparelho para que ele não possa ser TV pirata. O segundo ponto diz que o elemento que compõe o robô deverá ser de baixa complexidade e de baixo custo. No último eixo, nomeado de data logger, podem ser instalados programas para realização de coleta de dados. Neste processo de implementação, serão realizados testes de usabilidade e capacidade de armazenamento”, explica.

Com a realização do projeto, a coordenadora estima que muitos alunos serão beneficiados com os minicomputadores advindos de diversos aparelhos que seriam destruídos. “Em Feira de Santana, estima-se que poderão ser potencialmente favorecidos, com a destinação dos minicomputadores, mais de 46 mil alunos de escolas públicas, matriculados nos anos finais e no ensino médio. Essa é uma demanda de forte relevância social, em função da grande necessidade de computadores nas redes de ensino público e a possibilidade de proporcionar o acesso dos estudantes à tecnologia”. 

O projeto, que está em desenvolvimento, conta com um grupo nacional formado por diversas instituições públicas e privadas. Na Bahia, tem a participação da UFRB, por meio do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS). “Os equipamentos já foram descaracterizados e transformados em minicomputadores com a instalação do sistema operacional Linux. Agora, foi dado início ao desenvolvimento dos eixos robôs assistivos e educacionais e data logger”, diz. Além de Raissa Tavares, o time da UFRB é composto pelos pesquisadores Djoille Denner, Iuri Santos, João Luiz Carneiro, Leandro Brito, Nilmar de Souza, e o graduando em Engenharia, Pedro Guilherme Cerqueira.

Com informações da Ascom/Secti.



UFRB abre 20 vagas para mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural em Cachoeira

4 de Abril de 2023, 13:28, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrições para o processo seletivo de alunos regulares do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap), para o ingresso no segundo semestre acadêmico de 2023, em Cachoeira.

Serão oferecidas 20 vagas neste processo seletivo, sendo 10 para área de concentração Arqueologia e 10 para a área de concentração Patrimônio Cultural. As inscrições acontecem entre os dias 2 de maio a 1 de junho de 2023, exclusivamente via internet, pelo SIGAA, exclusivamente, por meio do login único do Governo Federal, na plataforma gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 65,00 e estudantes de baixa renda podem solicitar a isenção.

Podem se inscrever estudantes de qualquer área, desde que tenham concluído a graduação em período anterior à data prevista para efetivação da matrícula no Programa.

Os estudantes têm a opção pelos estudos na área de Concentração em Arqueologia, abrangendo duas linhas de pesquisa: Linha 1 – Populações, ambientes e culturas e Linha 2 – Musealização do patrimônio arqueológico; e na área de Concentração em Patrimônio Cultural, abrangendo duas linhas de pesquisa: Linha 3 – Patrimônio cultural e identidades e Linha 4 – Patrimônio cultural e políticas públicas.

Das 20 vagas oferecidas, duas vagas poderão ser ocupadas por servidores técnico-administrativos do quadro efetivo da UFRB; e, atendendo à política de cotas, quatro vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros, sendo uma vaga para pessoas com deficiência e três vagas para indígenas, quilombolas ou pessoas trans. 

As etapas do processo seletivo são: I) Anteprojeto de pesquisa, de caráter eliminatório; II) Prova escrita remota: de caráter eliminatório; III) Prova oral remota: de caráter eliminatório, e IV) Realização da prova de língua inglesa (de caráter classificatório). O resultado de cada etapa do processo seletivo será divulgado no site do curso

Sobre o Programa – Objetiva-se com o PPGap desenvolver os campos da arqueologia e do patrimônio cultural de forma integrada, promovendo a formação de excelência e produção de conhecimento no nível da pós-graduação (mestrado), capacitando profissionais para atuar autonomamente em diferentes ambientes (institucionais, empresariais e sociais), da docência, da pesquisa e das atividades técnicas, sendo capazes de refletir, planejar e agir sobre todo processo de formação dos acervos arqueológicos e dos demais patrimônios culturais, da sua concepção aos processos de patrimonialização. 

Confira o Edital nº 03/2023 e a Retificação 01.

Mais informações em ufrb.edu.br/ppgap.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog