Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB cria cartilha sobre saúde mental em tempos de coronavírus

5 de Maio de 2020, 23:03, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Serviço de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) criou um guia que reúne propostas de cuidado em saúde mental alinhadas com recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além de caracterizar como doença infectocontagiosa, a CoVid-19 também pode acarretar problemas de saúde mental e coletiva, já que o processo de pandemia pelo novo coronavírus tem sido acompanhado de medo, estresse, ansiedade e pânico. Diante desse cenário, o guia "Orientações para o cuidado com a saúde mental na situação atual do novo coronavírus" tem sugestões de cuidado para públicos de todas as idades, com recomendações que podem ajudar as pessoas a atravessarem esse momento de forma mais equilibrada e confiante.

O material destaca cuidados importantes. "A preocupação excessiva com futuro e com questões cotidianas é um sintoma central da ansiedade e pessoas ansiosas tendem a ter pensamentos mais catastróficos diante das situações", expressa.

 A cartilha é gratuita e pode ser acessada na página do Centro de Ciências da Saúde (CCS).



Projeto da UFRB "Lives do CECULT" estreia nessa terça-feira, 5 de maio

4 de Maio de 2020, 17:45, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, por meio do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro (BA), estreia, nessa terça-feira (5 de maio), o projeto "Lives do CECULT". A primeira live terá o tema “Educação Digital em tempos de pandemia: limites e possibilidades”, e tem como convidado o professor do Centro e doutor em Educação, Eniel Espírito Santo. “Iremos falar sobre a educação à distância e suas convergências e divergências como o ensino remoto emergencial adotado pelas instituições de ensino neste período de isolamento social”, diz. A mediação é do doutor, geógrafo e professor do Cecult, Roney Gusmão. A transmissão será pelo canal @cecult_ufrb no Instagram, a partir das 19 horas.

O projeto acontecerá semanalmente, sempre às terças, às 19 horas. A próxima live será  “Fake news na pandemia: os riscos da pós-verdade”, e a convidada é a professora do CECULT, Renata Gomes, doutora em Comunicação. A mediação fica por conta do professor Samuel Barros, também doutor em comunicação e professor do Centro. O projeto "Lives do CECULT" pode ser acompanhado ao vivo pelo canal @cecult_ufrb no Instagram.

Projetos 

Lives do CECULT é um dos projetos que vem sendo desenvolvido pelo Centro após as atividades presenciais e de ensino terem sido suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus. Os projetos são coordenados por uma comissão de comunicação integrada ao Núcleo de Extensão do CECULT, a partir de uma demanda da direção do Centro, formada para pensar em ações estratégicas de comunicação internas, voltada para a circulação de informações importantes para a comunidade de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos, quanto externas, fortalecendo os laços da Universidade com a sociedade neste momento difícil que atravessamos.

Para a professora Ludmila Carvalho, professora do CECULT, gestora do Núcelo de Extensão e coordenadora da Comissão de Comunicação, “a extensão tem atuado fortemente no estreitamento dos vínculos e na manutenção de atividades essenciais à vida universitária, visto que muitas atividades de natureza extensionista são ou podem ser adaptadas para o cenário virtual”.

Dessa forma, o CECULT tem promovido diversas ações no campo da educação, das artes e da cultura, com a produção de conteúdo para as redes sociais, projetos de literatura e de cinema, apresentações artísticas, cursos à distância e lives sobre assuntos relevantes ao contexto atual. A comissão de comunicação é formada pelos servidores Ludmila Carvalho, Ellen Melo, Layno Pedra, Nadja Vladi, Renata Gomes e Samuel Barros.

Com informações de Layno Sampaio Pedra.



SBPC realiza a Marcha Virtual pela Ciência nesta quinta-feira, 7 de maio

4 de Maio de 2020, 17:23, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em conjunto com as Secretarias Regionais e Sociedades Científicas Afiliadas, se une a entidades do Brasil ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para a realização da Marcha Virtual pela Ciência. O evento será realizado na quinta-feira, 7 de maio, com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia. O objetivo da manifestação é chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento à pandemia de Covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas.

SBPC MarchaVirtualPelaCiencia 2020 03 facebook

Durante a programação estão previstos dois painéis nacionais. O primeiro aborda “O enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil”, das 10h30 às 12 horas; o segundo trata da “CT&I no Brasil: sucesso e desafios”, das 15h às 16h30. Também estão previstos “tuitaços” para as 12h e as 18h com o uso das hashtags #paCTopelavida; #fiqueEMCASAcomaciência e #MarchaVirtualpelaCiência. A programação por estado pode ser conferida em http://portal.sbpcnet.org.br/marcha-virtual-pela-ciencia/programacao/.

O objetivo da mobilização no Twitter é alertar e chamar a atenção para a luta que dura anos por recursos adequados para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e para a saúde e educação no país, além da abordagem dos temas centrais da Marcha.

Como participar

Os interessados podem produzir depoimentos em vídeo (duração de 30 segundos a dois minutos) ou escrito (em uma frase com até 120 caracteres) em favor da ciência e enviar para o e-mail [email protected]. O material será veiculado nos canais da SBPC nos dias que antecedem a Marcha e no dia da Manifestação Virtual, que tem como principal mote o “Pacto Pela Vida”. Confira orientações sobre a produção do material no Jornal da Ciência.

Todos os vídeos da campanha serão disponibilizados em uma playlist na TV SBPC, no YouTube, e nas redes sociais da SBPC (Facebook, Twitter e Instagram: @SBPCnet).

Acompanhe os canais oficiais da SBPC

SBPC no Facebook: https://www.facebook.com/SBPCnet/

SBPC no Twitter: https://twitter.com/SBPCnet

SBPC no Instagram: https://www.instagram.com/SBPCnet/

SBPC no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCH3fR8lXd-XxjBCC1ChsBSw

Programação completa: http://portal.sbpcnet.org.br/marcha-virtual-pela-ciencia/programacao/



Dia do Trabalhador: UFRB presta homenagem aos seus servidores

1 de Maio de 2020, 16:41, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

No dia Internacional dos Trabalhadores, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) saúda todos trabalhadores e todas trabalhadoras, servidores docentes, técnicos-administrativos e terceirizados que cotidianamente desempenham suas atividades laborais e colaboram efetivamente para que a nossa universidade cumpra a sua missão social na produção e difusão de conhecimento e tecnologia, na formação humanística e cidadã nas diversas áreas do conhecimento, na inclusão social da população mais pobre e negra ao ensino superior público e gratuito, bem como no processo de desenvolvimento do Recôncavo da Bahia, do Estado e do País.

Em tempos de ataques e ofensivas contra os direitos dos(as) trabalhadores(as) e de progressivos cortes no orçamento das universidades públicas, os quais interferem diretamente na qualidade das relações e condições de trabalho, a conjuntura política exige das diversas forças sociais que compõe a UFRB, Administração Central e categorias profissionais e suas representações sindicais, ações coletivas e diálogo social em defesa dos direitos dos servidores públicos federais e dos demais trabalhadores(as) que vivem do trabalho nos Territórios de Identidade do Recôncavo da Bahia, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá.

No contexto de pandemia da Covid-19 é premente a defesa incondicional dos direitos sociais dos(as) trabalhadores(as) e em especial o direito à vida. Portanto, a UFRB assume o compromisso institucional de adotar medidas que visem reduzir os impactos da Covid-19 nas condições de trabalho e saúde dos seus servidores e servidoras.

Parabéns a todos e todas servidores docentes, técnicos-administrativos e terceirizados pelo Dia Internacional dos Trabalhadores! Sigamos na luta, juntos, solidários e unidos para atravessar as adversidades que o momento nos coloca!

Cruz das Almas, 01 de maio de 2020.

Fábio Josué Souza dos Santos
Reitor



UFRB presta homenagem ao professor visitante Kabengele Munanga

30 de Abril de 2020, 21:57, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A UFRB faz o reconhecimento público da inestimável contribuição científica e de formação acadêmica e política, advinda da atuação do Professor Doutor Kabengele Munanga, como Professor Visitante Sênior (CAPES), entre os anos de 2014 e 2020.

Conhecido como o antropólogo que “desmistificou a democracia racial no Brasil”, seus estudos e seu exemplo de vida e formação, contribuíram diretamente para romper o eurocentrismo das análises sobre a sociedade brasileira e para mobilizar e reposicionar a participação do povo negro na história do desenvolvimento do Brasil.

Sua contribuição intelectual na luta antirracista se faz na Antropologia, na Filosofia, nas Artes, na Educação, nos Estudos Africanos e das Relações étnico-raciais.

Sistematicamente, denuncia o racismo à brasileira, denominando-o como um “crime perfeito”, pois mata fisicamente, haja vista o genocídio da juventude negra nas periferias, ao tempo em que mata, de tantas outras formas, a manifestação da consciência sobre a existência do racismo em nossa sociedade.

Na UFRB, o Professor Kabengele Munanga atuou diretamente como docente nos cursos de Pós-graduação, nos Mestrados de Ciências Sociais e História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, no Centro de Artes, Humanidades e Letras, em Cachoeira, cidade onde residiu, e na qual tornou-se uma pessoa querida, afetuosamente saudada nas ruas, como um de seus diletos filhos. Sobre a experiência de viver em Cachoeira e no Recôncavo, certa vez mencionou: “Ah!, aqui eu me sinto em terras africanas. Basta abrir a porta e é como quando eu vou para a África”!

Durante sua atuação na UFRB, tivemos o privilégio de ver-lhe realizar inúmeras palestras, aulas magnas e inaugurais em diferentes Centros de Ensino, participar de eventos acadêmicos na graduação e na pós-graduação, sempre com um espírito genuíno de cooperação, que em muito enriqueceu a experiência universitária. O Professor Kabengele também viveu intensamente as dinâmicas da vida cultural do Recôncavo, sendo sempre uma presença marcante nos atos comunitários, civis e religiosos da cidade.

Foi presidente da Comissão que estabeleceu os pilares da política institucional da UFRB  para o controle da implementação da política de cotas, que gerou a criação pioneira, entres as universidades federais, da Comissão de Heteroidentificação da Autodeclaração da Política de reserva de vagas. Um avanço que serviu de referência para outras universidades brasileiras.

Em 2017, recebeu o título de “Soba”, - o líder de um povo -, em cerimônia religiosa na Comunidade do Caxuté, no Baixo Sul da Bahia, uma comunidade religiosa de matriz banto-indígena, que celebrou a presença e a contribuição à formação cultural brasileira, do povo banto, matriz à qual o Professor Kabengele pertence, como originário da República Democrática do Congo, no Continente Africano.

Em 2018, recebeu o Prêmio de Direitos Humanos, na Universidade de São Paulo, onde foi Professor Titular Sênior, até vir para a UFRB. Em 2020, recebeu o título de Doutor Honoris Causa na UFRJ.

Sua verve cidadã contundente e engajada, seu carisma pessoal pleno de gentileza, sua generosidade intelectual e sua presença humana afetiva e amorosa deixaram no Recôncavo raízes profundas como as de um baobá, que se fará frutificar, em sucessivas gerações de estudantes, professores, técnicos e amigos que tiveram o privilégio de com ele conviver.

Ao Professor Kabengele Munanga, o registro institucional da UFRB de reconhecimento e gratidão! Asante!

Foto: Egi Santana/FlicaFoto: Egi Santana/Flica

Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog