Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

ACB comemorará o Bicentenário da Independência do Estado com programação especial

20 de Junho de 2023, 12:59, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Academia de Ciências da Bahia está preparando uma grande comemoração pela passagem do Dois de Julho no ano do Bicentenário da Independência da Bahia (1823-2023). Tendo como foco a defesa da ciência, da educação e do compartilhamento do conhecimento, a programação acontece de 1o a 4 de Julho, com palestras, debates e a participação dos cientistas no tradicional cortejo do 2 de Julho pelas ruas do Centro Histórico de Salvador.

No dia 1º de Julho, das 10h às 12h, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, está confirmado o seminário presencial “O 2 de Julho das mulheres: Liderança feminina na ciência”, contando com a participação das ministras Nisia Trindade Lima (Saúde), Luciana Santos (CTI) e Margareth Menezes (Cultura), além da presidente da Academia Brasileira de Ciências (ACB), Helena Nader, e outras autoridades e convidados.

No dia 2 de Julho, os cientistas, acadêmicos e integrantes de instituições parceiras participarão do cortejo “O 2 de Julho pela Ciência”. A concentração está marcada para às 8h, no Largo da Lapinha, com saída prevista do cortejo às 9h. O trajeto até o Largo do Terreiro de Jesus é estimado entre 60 a 90 minutos de caminhada. Já estão confirmadas a participação de várias instituições, como a Academia de Letras da Bahia, Academias de cidades do interior baiano, Universidades e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs).

No dia 4 de Julho, das 10h às 12h, a Academia de Ciências da Bahia apresenta “A visão popular de independência no 2 de Julho”, com debate presencial e transmissão online. O evento contará com moderação do acadêmico João José Reis (UFBA), e terá a participação de Wlamyra Albuquerque (UFBA), de Sérgio Guerra (UFRB) e de Hendrik Kraay (University of Calgary – Canadá).

Programação da ACB para o 2 de Julho de 2023

01/07, das 10h às 12h - O 2 de Julho das mulheres: Liderança feminina na ciência. Seminário presencial.

–  Palestrantes confirmadas as Exmas. Sras. Ministras Nisia Trindade Lima (Saúde), Luciana Santos (CTI) e Margareth Menezes (Cultura)
–  Presenças confirmadas da Pres. ABC, Pres. SBPC, Reitor da UFBA, Dep. Alice Portugal, Dep. Daniel Almeida, Diretor do MAST

02/07, das 8h às 12h - O 2 de Julho pela ciência

Participação no tradicional cortejo do Dois de Julho como grupo identificado com o “2dJ pela ciência”, coordenado pela ACB com a participação da Academia de Letras da Bahia e várias Academias do interior do estado, das Universidades, ICTs.

–  8h – Concentração às 8h no Largo da Lapinha
–  9h – Saída prevista do cortejo para um trajeto até o Largo do Terreiro de Jesus (entre 60 e 90 min de caminhada)

04/07 das 10h às 12h - A visão popular de independência no 2 de Julho. Debate presencial com transmissão

–  Moderador: acadêmico João José Reis – UFBA

–  Participantes:
Acadêmica Wlamyra Albuquerque – UFBA

Sérgio Guerra – UFRB
Hendrik Kraay – University of Calgary



Nota da UFRB sobre a não adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023.2

20 de Junho de 2023, 8:55, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Acadêmico (CONAC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deliberou no dia 20 de abril de 2023 pela aprovação do calendário acadêmico 2023.1, que será iniciado em 03 de julho de 2023 e finalizado em 31 de outubro de 2023; e, também, pela aprovação do Calendário Especial, que será iniciado em 21 de novembro de 2023 e concluído em 22 de dezembro de 2023, conforme Resolução Conac nº 90/2023.

Essa decisão, necessária para promover o futuro alinhamento do calendário acadêmico com o ano civil em 2024, afetou a oferta de vagas dos cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para 2023.2. Diante disso, informamos que a UFRB, no uso de sua autonomia institucional, não fez adesão para a segunda edição Sisu, a ocorrer no segundo semestre civil de 2023, e voltará a aderir a este no semestre 2024.1.

Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB



UFRB divulga chamamento público para coleta seletiva dos resíduos recicláveis

12 de Junho de 2023, 17:21, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Coordenadoria de Projetos e Convênios (COOPC), abre chamamento público para selecionar associação ou cooperativa de catadores de materiais recicláveis apta para celebração de parceria na coleta seletiva dos resíduos gerados pela Instituição, bem como daqueles provenientes dos pontos de coleta seletiva existentes em todos os seus campi: Amargosa, Cachoeira/São Félix, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

Poderão participar da seleção as associações e/ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis que atenderem aos seguintes requisitos: sejam formalmente constituídas por catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis; possuam infraestrutura para realizar a triagem e a classificação dos resíduos recicláveis descartados; possuam experiência prévia na realização, com efetividade, do objeto da parceria ou de natureza semelhante e estejam regularmente cadastradas e habilitadas no Sinir (Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos). 

As cooperativas e/ou associações interessadas em participar do chamamento público deverão acessar a página ufrb.edu.br/coopc/editais para realizar o cadastro até o dia 7/7/2023, preenchendo o formulário eletrônico e enviando em cada campo específico a documentação exigida.

A análise das propostas será conduzida por Comissão de Seleção de Parcerias designada por Portaria do Reitor da UFRB, composta por três servidores efetivos. Uma vez consolidada a seleção das propostas, classificadas como aprovadas, o chamamento será homologado em Diário Oficial por ato do Reitor ou do Pró-Reitor de Planejamento com validade de dois anos, prorrogável por igual período, a critério da administração. 

Eventuais pedidos de esclarecimentos referentes a este edital poderão ser dirigidos à Coordenadoria de Projetos e Convênios através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (75) 3621-7405.

Confira o Edital 01/2023 - Chamamento Público para celebração de Parceria.

Mais informações no site ufrb.edu.br/coopc.



UFRB abre inscrições para o Programa Hospede um Estrangeiro no Campus Cruz das Almas

6 de Junho de 2023, 14:19, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) receberá no período de julho a outubro de 2023, três estudantes mexicanas, do sexo feminino, que irão realizar intercâmbio no Campus Cruz das Almas.

Pessoas interessadas em hospedar as intercambistas ou que possuam recomendações de estadia para o período mencionado (como um pensionado ou algo similar), podem preencher o formulário online: https://forms.gle/kRoYiD5SS6aQ7kCY9 até o dia 20 de junho. As estudantes não precisam ficar na mesma residência e contribuirão no valor do aluguel.

Programa Hospede um Estrangeiro

O Programa Hospede um Estrangeiro da Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI) visa a participação no processo de acolhimento do intercambista, a troca de experiências, o conhecimento entre culturas, o contato com um novo idioma e a possibilidade de múltiplos aprendizados.

Mais informações pelo e-mail [email protected] ou telefone (75) 3621-5315.



Inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 estão abertas até o dia 16 de junho

5 de Junho de 2023, 16:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Estão abertas as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os interessados devem se inscrever, na Página do Participante, até o dia 16 de junho – prazo que vale, também, para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, aplicará as provas em 5 e 12 de novembro. A edição de 2023 marca os 25 anos do Exame, aplicado pela primeira vez em 1998. 

No momento da inscrição, é necessário informar o CPF e a data de nascimento (iguais aos cadastrados na Receita Federal). Quem optar pelo uso do nome social não precisará enviar nenhum tipo de documentação complementar – uma novidade desta edição. A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser paga por meio de boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto. 

Vale destacar que a aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência, na edição de 2022, não significa que a inscrição para o Enem 2023 foi realizada. É necessário se inscrever para participar.  

Login – para realizar a inscrição e os demais procedimentos, os interessados devem utilizar o login da plataforma Gov.br. No caso de não lembrar a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta entrar na página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, selecionar a opção “Esqueci minha senha”. Feito isso, aparecerão diversas formas de recuperar a conta. O participante, então, deve selecionar uma das alternativas. São elas:  

  • Por meio de aplicativos como o Meu gov.br ou de bancos credenciados;  
  • Pelo internet banking; 
  • Por e-mail; 
  • Por mensagem de texto (SMS). 

Acessibilidade – o Inep disponibilizou duas versões do edital do Exame, voltadas para participantes com deficiência. A primeira, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), e a segunda, com adaptações para deficientes visuais – outra novidade desta edição. As medidas fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep, que visa ampliar as oportunidades de participação da sociedade em seus exames e avaliações. 

Orientações – o portal do Instituto conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há, também, uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o Exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos. 

Enem – o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). 

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, por exemplo, o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.  

Edital Enem 2023 
Edital Enem 2023 (em Libras)
Edital Enem 2023 (adaptado para deficientes visuais

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog