Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB oferece 40 vagas para estágios obrigatórios no semestre 2022.1

29 de Agosto de 2022, 19:00, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), abre inscrições para o processo seletivo de estágios obrigatórios da instiruição, para o semestre correspondente a 2022.1.

As inscrições para os estudantes de graduação são realizadas exclusivamente pela internet, por meio de formulário online disponível na página eletrônica de Estágio da UFRB até o próximo dia 11 de setembro.

São ofertadas 40 vagas para estágios distribuídas nos campi de Cruz das Almas e Cachoeira. O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 19 de setembro.

Após esta publicação, o discente deverá observar os procedimentos descritos no item 2.5 do Edital PROGRAD 042/2022.

Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Gestão de Estágios pelo e-mail [email protected] ou no site ufrb.edu.br/estagio.

Confira o Edital PROGRAD Nº 042/2022.



UFRB inicia consulta pública online para revisão do PDI 2019-2030

29 de Agosto de 2022, 12:02, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}rn9dwH1Q0FE{/youtube}

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre consulta pública para revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2030). O PDI é um instrumento de gestão que norteia os objetivos e princípios da Universidade no que diz respeito à filosofia de trabalho, missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades acadêmicas em 12 anos.

A comunidade acadêmica e a sociedade podem contribuir com a primeira etapa da revisão do PDI respondendo ao questionário diagnóstico online para avaliar as áreas de ensino, extensão, pesquisa e inovação, gestão institucional, gestão de pessoas e infraestrutura, até o dia 30 de setembro. Para reforçar a participação de toda a comunidade, serão espalhadas ilhas de atendimento por toda a instituição. O tempo médio de resposta é de dois minutos.

Revisão do PDI

Com o objetivo adequar o instrumento de planejamento ao novo cenário e aprimorar o processo de avaliação de resultados, a revisão está prevista no documento para ser realizada a cada dois anos. Serão avaliados os processos de monitoramento, controle e revisão, além dos programas estruturantes, dos objetivos estratégicos e das linhas de ação.

Os programas estruturantes são formados por um conjunto de objetivos estratégicos e suas iniciativas, interligados e gerenciadas de forma coordenada, direcionando os resultados, visando ao atendimento da comunidade acadêmica e da sociedade.

Os objetivos estratégicos são os direcionadores que balizam a instituição no alcance de sua visão de futuro e as iniciativas são compostas pela metas, prazos e indicadores.

As linhas de ação são vinculadas aos Objetivos Estratégicos, são ações de médio prazo, podendo variar de dois a quatro anos, que conectam o PDI aos Planos de Gestão.

Seminário e Oficinas

Acompanhe a agenda de atividades abaixo e participe:

Evento Data/Hora Local
Seminário Planejamento e o Desenvolvimento Institucional 14/9 - 9h às 12h e 14h às 17h  Auditório da PPGCI - Campus Cruz das Almas (Transmissão da TV UFRB)
Oficina de Revisão do PDI 2019-2030 - CFP 19/9 - 9h às 12h e 13h às 16h CFP - Campus Amargosa
Oficina de Revisão do PDI 2019-2030 - CCS 20/9 - 9h às 12h e 13h às 16h CCS - Campis Santo Antônio de Jesus
Pró-Reitorias e Superintendências 19/9 - 9h às 12h e 13h às 16h Campus Cruz das Almas
Oficina de Revisão do PDI 2019-2030 - CETENS 22/9 - 9h às 12h e 13h às 16h CETENS - Campus Feira de Santana
Pró-Reitorias e Superintendências 23/9 - 9h às 12h e 13h às 16h Campus Cruz das Almas
Oficina de Revisão do PDI 2019-2030 - CECULT 26/9 - 9h às 12h e 13h às 16h CECULT - Campus Santo Amaro
Oficina de Revisão do PDI 2019-2030 - CAHL 27/9 - 9h às 12h e 13h às 16h CAHL - Campus Cachoeira/São Félix
Oficina de Revisão do PDI 2019-2030 - CCAAB 28/9 - 9h às 12h e 13h às 16h CCAAB - Campus Cruz das Almas
Oficina de Revisão do PDI 2019-2030 - CETEC 29/9 - 9h às 12h e 13h às 16h CETEC - Campus Cruz das Almas
Pró-Reitorias e Superintendências 30/9 - 9h às 12h e 13h às 16h Campus Cruz das Almas

Mais informações sobre o PDI em ufrb.edu.br/pdi.



UFRB implanta programa de coleta de instrumentos de escrita usados

26 de Agosto de 2022, 11:54, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dispõe, a partir de hoje (29), de caixas coletoras para recebimento de instrumentos de escrita usados. Os instrumentos de escrita são objetos como: lápis grafite, lápis de cor, lapiseiras, canetas, borrachas, apontadores, marca texto, marcadores permanentes, marcadores para quadro branco, entre outros.

Esta ação integra uma série de medidas que a UFRB vem implantando por meio do Núcleo de Meio Ambiente (NUMAM), a partir de encaminhamentos de comissões e grupos de trabalho, nas quais a instituição busca manejar adequadamente todos os resíduos gerados no seu âmbito, conforme preconizado na legislação em vigor, na perspectiva de contribuir com a saúde pública e a preservação do meio ambiente.

As ações são relativas à manipulação dos resíduos gerados, observando suas características, como também contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final.

Estudantes, técnicos, docentes e terceirizados podem depositar os instrumentos de escrita que não tenham mais utilidades nas caixas coletoras, colaborando para a destinação adequada deste tipo de resíduo em um dos pontos de coleta localizados em todos os prédios do Campus Cruz das Almas e nos pavilhões de aulas dos Centros de Ensino.

Mais informações em ufrb.edu.br/cimam/contato-numam.

Confira os instrumentos de coleta aceitos nos pontos de coleta:

{gallery}noticias2022/escrita{/gallery}



UFRB recebe trabalhos para a Reconcitec 2022 até 12 de setembro

24 de Agosto de 2022, 19:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Estão abertas as submissões de trabalhos para a Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – Reconcitec 2022 até do dia 12 de setembro. O evento da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está em sua oitava edição e será realizado de forma híbrida (com atividades presenciais e outras on-line) de 18 a 21 de outubro de 2022. 

Os resumos dos trabalhos devem ser submetidos no sistema on-line UFRB Eventos. A participação é obrigatória para bolsistas de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica, de Extensão e de Programa de Permanência Qualificada.

Inscrições

As inscrições para participantes podem ser feitas até o dia 18 de outubro no sistema on-line UFRB Eventos. O público esperado para essa edição inclui toda a comunidade acadêmica (docentes, técnicos, terceirizados, discentes de graduação e pós-graduação) da UFRB e diversas instituições de ensino, pesquisa e extensão a nível nacional e internacional, funcionários de empresas público-privadas, representantes dos Colegiados Territoriais (Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Sisal e Baixo Sul), dentre outros.

Ciências, Independências e Territórios

A Reconcitec 2022 traz como mote central “Ciências, Independências e Territórios”, em que a Universidade convida a sociedade a refletir sobre esse importante tema e seus desdobramentos.

{youtube}OfPJ_BdnRpc{/youtube}

Site e tira-dúvidas

Dúvidas no e-mail [email protected].

Mais informações no site ufrb.edu.br/reconcitec.



Pesquisa da UFRB usa marcador luminescente para detectar adulteração em combustíveis

24 de Agosto de 2022, 17:49, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os pesquisadores Jorge Fernando Silva de Menezes, Rodrigo Galvão dos Santos, Sidnel Souza Nascimento e Andrei Marcelino Sá Pires Silva, vinculados ao Grupo de Pesquisa de Materiais Fotônicos, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), assinam o processo de obtenção da Patente de Invenção (PI) do “Marcador luminescente para detecção de adulteração em etanol combustível e gasolina”, requerida no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no último dia 08 de agosto. 

O depósito do pedido da patente de invenção foi realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Criação e Inovação (PPGCI), por meio de sua Coordenação de Criação e Inovação (CINOVA). 

A invenção do Grupo de Materiais Fotônicos do Centro de Formação de Professores (CFP) acontece a partir do uso de complexos fluorescentes derivados de beta-dicetonatos de íons terras raras (TR) (TR[ßdicetona]3.2H2O) como marcadores em etanol combustível e/ou gasolina comum e aditivada, com intuito de detectar adulterações.  

Os marcadores são produtos químicos inertes, presentes em pequenas quantidades, que permitem rastrear e identificar a origem e a qualidade dos combustíveis sem alterar as suas propriedades físico-químicas. Estes produtos são utilizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para marcação de solventes e, pelas empresas distribuidoras de combustíveis, para identificação de seus combustíveis. 

Segundo o professor doutor Jorge Fernando Silva de Menezes, líder do Grupo de Pesquisa de Materiais Fotônicos, a patente da UFRB é diferente das outras existentes no mercado, por rastrear e monitorar a qualidade do etanol, da gasolina comum e da gasolina aditivada, que têm composições químicas distintas e teor de etanol adicionadas as mesmas, diferentes. 

“Existem marcadores e patentes que falam só do rastreamento do processo de adulteração do etanol combustível, nós fomos além”, disse o pesquisador. 

Para o professor Jorge Fernando Silva de Menezes, a patente da UFRB dá visibilidade a um “trabalho de pesquisa que começa em 2010 e estabelece que a UFRB é forte e é um celeiro de ideias que podem ajudar a sociedade; a gente já começa a mostrar que pesquisa está diretamente ligada as necessidades da sociedade e do mundo”.  

A contribuição da pesquisa é para combater os combustíveis adulterados que fazem com que os veículos automotores tenham uma vida útil menor, influenciam na performance e desempenho nas estradas. 

A qualidade dos combustíveis é definida por um conjunto de características físicas e químicas previstas nas Normas Brasileiras e Métodos Brasileiros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e de normas da American Society for Testing and Materials (ASTM), como o percentual de etanol presente em cada combustível, densidade e cor do mesmo.  

As especificações estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), conforme a lei nº 9.478/1997 determinam valores limites para essas características, de modo a assegurar o desempenho adequado dos combustíveis.  

Impactos ambientais e econômicos 

Os níveis de adulteração de combustíveis no Brasil causam enormes impactos ambientais e econômicos, em decorrência de prejuízos no desempenho dos motores em veículos automotivos, aumentos das emissões de gases poluentes e de sonegação fiscal na arrecadação de impostos federais e estaduais. A fraude nos combustíveis é geralmente detectada nos postos de revenda, onde, podem ser adicionados solventes de menor custo aos produtos. 

PATENTEDEPOSITO



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog