Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Presidente Lula nomeia professora Georgina Gonçalves como reitora da UFRB no quadriênio 2023-2027

2 de Agosto de 2023, 9:39, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou a professora doutora Georgina Gonçalves dos Santos reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para o quadriênio 2023-2027.

Professora Gina, como é conhecida, será a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da Instituição e foi escolhida como primeira na lista tríplice do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFRB, em reunião ocorrida em 18 maio de 2023.

O decreto de nomeação foi publicado nesta quarta-feira (2), no Diário Oficial da União (DOU), com o início do mandato marcado para 1º de agosto de 2023. O MEC ainda não divulgou a data da cerimônia de posse em Brasília (DF).

Gina Gonçalves é a primeira mulher a assumir a Reitoria da UFRB e substitui o professor Fábio Josué, que comandou a instituição no quadriênio 2019-2023. Fábio ocupará a função de vice-reitor neste mandato.

Perfil

Georgina Gonçalves é graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1992), mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutora em Sciences de l'Éducation - Université de Paris VIII (2006). Professora Associada da UFRB desde 2009, dirigiu o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), entre 2011 e 2015, vice-reitora da UFRB de 2015 a 2019 e reitoria eleita da UFRB em 2019, mas não empossada pelo governo anterior.

É consultora da Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão e membro da Rede Internacional de Pesquisa sobre Avaliação pelo Estudante - Réseau International de Recherche sur l'Évaluation de l'Enseignement par les Étudiants. Professora do Programa de Pós-Graduação de Estudos Interdisciplinares sobre Universidade, EISU da UFBA e do Programa de Pós-Graduação de Políticas Sociais e Território da UFRB. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, ações afirmativas, serviço social, políticas sociais e vida universitária.

Reitora eleita e não empossada em 2019

Primeiro nome da lista tríplice para a assumir a Reitoria da UFRB em 2019, a professora Georgina Gonçalves dos Santos não foi nomeada pelo governo anterior. Foi a primeira vez na história que uma reitora escolhida por sua comunidade acadêmica não foi empossada. Na ocasião, ainda abalada pela não nomeação, Gina enfatizou o perigoso precedente para a democracia.

"De posse dessa notícia que, abre um perigoso precedente na vida democrática, não apenas das universidades públicas, mas das instituições de modo geral, e que fere de morte nossa autonomia construída com muito esforço, ao longo da curta história do ensino superior brasileiro, é que me dirijo aos diferentes segmentos de nossa sociedade, para agradecer a confiança depositada em mim, para dar continuidade ao projeto acadêmico, pedagógico, científico, cultural e político da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia", afirmou.

"Entretanto, pela gravidade da decisão adotada pelo MEC não podemos minimizar o que ocorreu. A pergunta é: por que não foi respeitado o desejo da comunidade da UFRB? Por que o governo brasileiro interferiu na normalidade institucional nomeando o terceiro indicado? Não podemos ser ligeiros ou precipitados nessa análise mas sim, investirmos todo nosso esforço de compreensão para entender o que aconteceu. Racismo? Homofobia? Misoginia? Nenhuma ingenuidade nos será perdoada", completou a professora. 



UFRB seleciona 6 tutores para curso de especialização em Gestão em Saúde EaD

1 de Agosto de 2023, 12:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), divulga os procedimentos, instruções e abre inscrições para seleção de tutores(as) a distância para atuarem, temporariamente, no curso de Especialização de Gestão em Saúde, na modalidade a distância e na condição de bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). São disponibilizadas seis vagas.

As inscrições acontecem de 1 a 7 de agosto, no endereço eletrônico ufrb.edu.br/ead.

Os candidatos interessados devem ter graduação na área da saúde e Especialização ou Mestrado ou Doutorado na área da saúde e ter experiência mínima de um ano no magistério básico ou superior, entre outros critérios estabelecidos pelo Edital SEAD Nº 016/2023.

O(A) tutor(a) receberá o valor de R$ 1.100,00, concedido para atuação em atividades típicas de ensino, participantes de projetos de pesquisa e de desenvolvimento de metodologias de ensino na área de formação inicial e continuada de professores de educação básica no âmbito do Sistema UAB.

O(A) tutor(a) deverá cumprir vinte horas semanais de atividades, realizadas online no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso, junto à coordenação do curso, vinculados à cursistas dos Polos de Educação a Distância da UAB em que o curso é ofertado.

Confirao o Edital SEAD Nº 016/2023.

E-mail: [email protected]



EDUFRB divulga edital para publicar produtos tecnológicos de mestrados profissionais da UFRB

1 de Agosto de 2023, 12:29, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) receberá propostas de publicação de produtos tecnológicos produzidos nos dez programas de mestrados profissionais da UFRB. As obras inscritas devem apresentar resultados de pesquisas científicas, experiências, inovações tecnológicas, inovações educacionais e culturais.

O período de inscrições dos interessados será de 1 de novembro à 11 de dezembro. A inscrição consta do envio de dois arquivos para o e-mail da EDUFRB [email protected]. As propostas devem ter de 40 a 100 páginas.

O objetivo da EDUFRB é estimular a sistematização, socialização e aumento da produção acadêmica dos Programas de Mestrados Profissionais: História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas; Educação do Campo; Filosofia; Defesa Agropecuária; Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social; Matemática; Saúde da Família; Saúde da População Negra e Indígena; Educação Científica, Inclusão e Diversidade; e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.

Pelas normas do Edital, entende-se como produtos tecnológicos (produtos de editoração), pelo desenvolvimento de produto técnico ou tecnológico, relacionadas à divulgação da produção de conhecimento, tais como: guias, manuais, cartilhas, catálogos de tecnologias sociais, catálogos de produção artística, relatórios técnicos e materiais paradidáticos.

As propostas de produtos aprovadas pelo Conselho Editorial da EDUFRB serão publicadas no formato eletrônico. O produto tecnológico, no formato eletrônico, não será comercializado e ficará disponível para leitura online e download gratuito, por tempo indeterminado, na página da EDUFRB: ufrb.edu.br/editora/titulos-publicados.

Segundo o edital, não serão aceitas propostas de artigos, ensaios e livros. As propostas de livros deverão ser encaminhadas via fluxo contínuo à Editora, atendendo as normas de publicação de livros (eletrônicos e impressos).

Confira o Edital EDUFRB Nº 01/2023.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog