Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Nota do CONSUNI sobre cortes orçamentários na UFRB previstos no PLOA 2021

19 de Setembro de 2020, 14:25, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vem a público externar as preocupações com o funcionamento da nossa Universidade no ano de 2021.

O Governo Federal encaminhou, para aprovação do Congresso Nacional, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2021, com previsão de cortes profundos nos recursos destinados ao Ministério da Educação. Comparado com 2020, o PLOA 2021 implica diretamente na redução de 17,6% do orçamento das universidades federais em um momento de plena pandemia. No caso específico do orçamento da UFRB, comparado ao ano 2020, a redução prevista no PLOA 2021 corresponde a 16,5% nas despesas discricionárias, o equivalente a R$ 7.758.446,00 a menos, fato que, se não for revertido, comprometerá pagamentos de despesas de abastecimento de água, energia elétrica, serviços terceirizados, compra de materiais, manutenção de equipamentos e de bolsas e auxílios estudantis. Investimentos em equipamentos e obras também ficarão comprometidos.

Com a confirmação deste corte, a situação ficará insustentável. Nos últimos anos as universidades federais já foram obrigadas a promover cortes significativos nos seus contratos de custeio, em especial nos serviços terceirizados, para se adequarem aos sucessivos contingenciamentos e reduções orçamentárias de todas as instituições federais de ensino.

A UFRB vem cumprindo, junto às demais universidades públicas, uma tarefa fundamental para ajudar o país a superar a crise atual e a desenvolver ações urgentes que contribuam no combate às mazelas da pandemia da Covid-19. A educação e o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação são cruciais para recuperação do país. É lamentável que o Governo Federal tenha escolhido fazer cortes nestas áreas num momento tão delicado que vive a população brasileira.

A situação é grave. Neste período de pandemia será exigido um maior investimento público para atender as medidas sanitárias obrigatórias e as demandas pedagógicas necessárias. Já trabalhamos em condições financeiras limitadas, por isso é inaceitável cortar recursos do custeio, dos investimentos e da assistência aos nossos estudantes em plena pandemia.

É preciso reverter os cortes na Câmara de Deputados para que as atividades essenciais da Universidade não sejam comprometidas. Por isso, nos dirigimos a toda população do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Portal do Sertão para unir forças para cobrar dos parlamentares a reversão total dos cortes. Nesse sentido, gostaríamos de contar com o apoio de todos para juntos encontrarmos alternativas políticas para superar os problemas que ora vivenciamos. Conclamamos a comunidade acadêmica e a sociedade para lutarmos em defesa da UFRB!

Cruz das Almas, 18 de setembro de 2020. 

Fábio Josué Souza dos Santos 
Reitor da UFRB
Presidente do Conselho Universitário



Pesquisa de docente é destaque no Festival Internacional do Documentário Musical

17 de Setembro de 2020, 19:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O documentário "Memórias Afro-Atlânticas", que mostra o encontro de terreiros de axé de Salvador e do Recôncavo com as gravações de Lorenzo Dow Turner, estreou no Festival Internacional do Documentario Musical na última quinta-feira (10) e segue disponível na  programação Cinema em Casa da plataforma digital Sesc São Paulo gratuitamente até o próximo dia 18. 

A iniciativa é fruto do projeto "Memórias Afro-Atlânticas", idealizado e coordenado pelo professor Xavier Vatin, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Destaque na imprensa nacional, a produção cinematográfica é da Couraça Criações Culturais com direção de Gabriela Barreto e retrata  a história do linguista negro norte-americano Lorenzo Dow Turner, responsável pelo gravar e fotografar os terreiros de Candomblé, na Bahia entre 1940 e 1941, gerando um acervo inédito.

Pesquisa sobre acervo Turner

O professor Xavier desenvolveu a pesquisa “Memórias Afro-Atlânticas: as gravações de Lorenzo Turner na Bahia”, em 2012, quando esteve na condição de pesquisador visitante na Indiana University (Bloomington, EUA), com bolsa de pós-doutorado financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Houve uma repercussão nacional bastante expressiva a partir de 2014, com a divulgação das gravações de Mario de Andrade. As gravações realizadas por Lorenzo Turner na Bahia, assim como o acervo fotográfico por ele coletado, têm gerado uma expectativa muito grande por parte das comunidades religiosas afro-baianas e afro-brasileiras”, explica Xavier.

A pesquisa consistia em primeiro lugar, à restituição, para as comunidades religiosas envolvidas, do acervo sonoro e fotográfico coletado pelo linguista afro-americano Lorenzo Dow Turner na Bahia em 1940/41. Da pesquisa surgiu à proposta de um CD duplo que apresentou para o Brasil uma parcela inédita da obra deste pioneiro do Atlântico Negro, trazendo de volta, 77 anos depois, uma seleção editada e comentada das cantigas, rezas, histórias cantadas e contadas por Martiniano do Bonfim, Menininha do Gantois, Joãozinho da Goméia, Manoel Falefá, entre outras  figuras históricas da cultura afro-brasileira, ilustres representantes do candomblé.

Segundo Xavier, assim como outros artistas estrangeiros, fascinou-se ao ver o tamanho da contribuição africana, ainda que forçada, na formação cultural e social do Brasil. "Na realidade que o Brasil vive, mostrar para a sociedade a importância do legado africano, negro, afro-indígena é cada dia mais premente", comenta.

 Confira álbuns digitais com gravações do projeto.

Saiba mais sobre o Festival



Professor da UFRB lança livro físico e digital "Princípios de Fisiologia Vegetal"

17 de Setembro de 2020, 11:05, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O professor Clovis Pereira Peixoto, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), é autor e organizador do livro “Princípios de Fisiologia Vegetal”, publicado pela Pod Editora, do Rio de Janeiro, em formatos físico e digital.

Na versão digital, a obra pode ser baixada gratuitamente no link podeditora.com.br/produto/principios-de-fisiologia-vegetal.

Os pesquisadores Ademir Trindade Almeida, Ellen Rayssa Oliveira, Jamile Maria da Silva dos Santos, Maria de Fátima da Silva Pinto Peixoto e Viviane Guzzo de Carli Poelking colaboraram na produção textual do livro.

O livro, de 256 páginas, é uma revisão simplificada da Fisiologia Vegetal, área da ciência que procura compreender as funções e mecanismos vitais das plantas e que ocupa cada vez mais um papel importante na formação de biólogos e profissionais das diversas modalidades agrárias (agrônomos, engenheiros florestais, ambientais e licenciados em ciências agrícolas, além de zootécnicos).

O livro abrange capítulos teóricos sobre as relações hídricas na planta, a utilização da energia solar, a respiração e a translocação dos produtos fotossintéticos pelas plantas, a ação de substâncias reguladoras no crescimento e desenvolvimento destas, além de noções sobre a análise quantitativa do crescimento vegetal, como ferramenta para o estudo dos diversos índices fisiológicos.

A obra abrange ainda, práticas que por meio de ensaios simples e objetivos, demonstram os princípios da difusão, osmose e embebição, como se relaciona o solo e as plantas (a perda, absorção e transporte de água), a fotossíntese, a translocação, as ações fisiológicas de reguladores vegetais no crescimento e desenvolvimento das plantas e a quantificação do crescimento vegetal, dentre outros processos.

Perfil do organizador

Clovis Pereira Peixoto é doutor em Agronomia e tem pós-doutorado, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor titular do Centro e Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da UFRB e consultor de periódicos científicos.

Peixoto tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia de Plantas Cultivadas, atuando principalmente nos temas: crescimento, desenvolvimento, fruticultura, plantas oleaginosas e rendimento de culturas.

O livro pode ser baixado gratuitamente em podeditora.com.br/produto/principios-de-fisiologia-vegetal.



UFRB cria cartilha sobre saúde mental e qualidade de vida em tempos de pandemia

16 de Setembro de 2020, 17:18, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Núcleo de Gestão e Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (NUGASST), em parceira com a Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), criaram a cartilha "Saúde Mental e Qualidade de Vida em tempos de pandemia pela COVID-19: Estratégias de cuidado e orientação". O Núcleo é vinculado à Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão Pessoal (CDP-PROGEP) e tem por objetivo garantir aos servidores da UFRB melhores condições de saúde e segurança do trabalho.

Além de caracterizar como doença infectocontagiosa, a COVID-19 também pode acarretar problemas de saúde mental e coletiva, já que o processo de pandemia pelo novo coronavírus tem sido acompanhado de medo, estresse, ansiedade e pânico. Os efeitos ligados diretamente à saúde mental e às condições de vida atual são os principais objetos temáticos da cartilha. Segundo os organizadores, a elaboração do material visa oferecer  informações e orientações que possam úteis, além de algumas estratégias de cuidado que podem ser adotadas durante esse período de pandemia.

 Acesse a cartilha gratuitamente.

Para mais informações, acesse: ufrb.edu.br/progep/nugasst.



UFRB divulga resultado da segunda chamada do Cadastro Seletivo 2020.2

14 de Setembro de 2020, 20:04, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) publicou o resultado da segunda chamada do Cadastro Seletivo 2020.2.

Os candidatos convocados devem providenciar a documentação para a matrícula, que acontece em duas etapas. A pré-matrícula será online, no período de 18 a 23 de setembro, no site de Processos Seletivos da UFRB. São necessários três documentos para essa etapa: documento oficial com foto, documento de quitação/dispensa do serviço militar (para homens) e histórico escolar do ensino médio.

A segunda etapa é a confirmação de matrícula, que será realizada no retorno das atividades acadêmicas, em formato a ser definido conforme protocolos e medidas sanitárias estabelecidas pela UFRB e demais autoridades da área de saúde. A relação completa de documentos para a confirmação de matrícula está disponível no Edital PROGRAD Nº 014/2020.

Confira o cronograma da 2ª chamada Cadastro Seletivo 2020.2:

Atividade Data
Divulgação da 2ª chamada do Cadastro Seletivo 15/09
Interposição de recursos após a divulgação do resultado Das 18h do dia 15/09 até 17/09
Divulgação do resultado pós-recurso / 2ª chamada 18/09
Pré-matrícula online dos candidatos convocados na 2ª chamada do Cadastro Seletivo 18/09 a 23/09
Publicação da homologação da pré-matrícula 25/09
Período de correção das pendências e/ou documentos ilegíveis informados na homologação da pré-matrícula 25/09 a 30/09
Publicação do resultado final da homologação da pré-matrícula 02/10
Aferições de deficiência, étnico-racial e de renda A ser definido posteriormente
Confirmação de matrícula A ser definido no Calendário Acadêmico 2020.2
Início das aulas do Semetre 2020.2 A ser definido no Calendário Acadêmico 2020.2

Confira o Resultado da 2ª Chamada do Cadastro Seletivo 2020.2.

Confira a relação de documentos para a confirmação de matrícula.

Faça a pré-matrícula de 18 a 23/09 no endereço http://matricula.ufrb.edu.br/ConfirmaInscricaoSisu.aspx.

Confira o Edital PROGRAD Nº 014/2020 - Lista de Espera e Cadastro Seletivo 2020.2 e o Aditivo nº 01 - Inclusão da 2ª Chamada.

Dúvidas referentes à pré-matrícula e/ou confirmação de matrícula deverão ser encaminhadas ao Núcleo de Gestão de Admissão, Cadastro e Arquivo Acadêmico nos e-mails [email protected] e/ou [email protected].

Dúvidas e informações suplementares quanto ao processo seletivo poderão ser respondidas pelo Núcleo de Gestão de Processos Seletivos no e-mail [email protected].

Mais informações no site de Processos Seletivos da UFRB.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog