Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Pesquisa de Avaliação Institucional pode ser respondida on-line até o dia 30 de setembro

21 de Setembro de 2023, 11:17, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) ampliou o prazo para participação dos(as) professores(as), técnicos(as) e estudantes na Avaliação Institucional referente ao semestre 2022.2, até o dia 30 de setembro.

Professores(as) e estudantes podem preencher o questionário via SIGAA (tutorial no final da matéria). Para técnicos(as) o formulário está disponível no link: forms.gle/TqyzDNs7b2hcEcHm6 (necessário logar com e-mail institucional).

Organizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a Avaliação é um importante instrumento para aprimoramento contínuo da Universidade. De forma sistemática, todo o semestre a comunidade acadêmica é convidada a participar das questões institucionais, administrativas e de infraestrutura. Após essa etapa, os dados são consolidados e ficam no site, disponíveis para consulta pública, pelo link: ufrb.edu.br/cpa/devolutivas-dos-cursos.

Os componentes curriculares são avaliados por professores(as) e estudantes, já a Avaliação Geral da UFRB é feita anualmente por todas as categorias e conta com a participação voluntária da comunidade acadêmica, respeitando o devido sigilo e o processo de autoavaliação obedece aos princípios legais institucionais, dispostos na Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Além disso, a Autoavaliação é uma importante ferramenta de gestão por servir como parâmetro para melhoria do desempenho da UFRB nas suas dimensões de ensino, pesquisa e extensão, bem como nas melhorias de infraestrutura e na expansão com qualidade da UFRB, respeitando a sua identidade e contribuindo para o desenvolvimento local.

Dúvidas no e-mail [email protected].

tela autoavaliacao



UFRB divulga seleção para mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural

20 de Setembro de 2023, 15:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) seleciona 20 estudantes para o Mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap), com ingresso em 2024.

As inscrições acontecem no período de 25/9 a 25/10, no SIGAA, por meio do login único do Governo Federal, na plataforma gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 65,00 e estudantes de baixa renda podem solicitar a isenção até 2/10.

Podem participar do processo seletivo graduados(as) de qualquer área de formação. As 20 vagas ofertadas contemplam duas áreas de concentração: Arqueologia e Patrimônio Cultural. 

Do total de vagas, duas poderão ser ocupadas por servidor(a) técnico(a)-administrativo do quadro efetivo da UFRB; e, atendendo à política de cotas, quatro vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros; uma vaga para pessoas com deficiência e três vagas para indígenas, quilombolas e pessoas trans. 

Processo Seletivo

As etapas do processo seletivo são: anteprojeto de pesquisa, prova escrita, prova oral e prova de língua estrangeira. Os resultados de todas as fases do processo seletivo serão divulgados no site do curso

Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap) tem como objetivo  desenvolver os campos da Arqueologia e do Patrimônio Cultural de forma integrada, promovendo  a  formação  de  excelência  e  produção de conhecimento  no  nível da  pós-graduação  (mestrado), capacitando  profissionais para atuar autonomamente em diferentes ambientes (institucionais, empresariais e sociais), da docência, da pesquisa e das atividades técnicas, sendo capazes de refletir, planejar e agir sobre todo processo de formação dos acervos arqueológicos e dos demais patrimônios culturais, da sua concepção aos processos de patrimonialização.

Acesse o Edital de Seleção.

Mais informações na página do curso.

 



UFRB realiza abertura da 7ª edição do Fórum de Licenciaturas em Amargosa

20 de Setembro de 2023, 11:56, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Com a presença de professores(as), estudantes, gestores(as) e comunidade externa, teve início na noite de segunda-feira (18), o 7º Fórum de Licenciaturas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no auditório da Escola Municipal Almeida Sampaio, em Amargosa. O evento é promovido pelo Centro de Formação de Professores (CFP) e tem como objetivo reunir professores, pesquisadores e licenciandos para refletir sobre a “Educação como prática da liberdade”, tema desta edição, que conta com mais de 900 inscritos.

A apresentação da Mística — nome dado ao elemento pedagógico utilizado na educação do campo para produção e ressignificação do conhecimento — marcou o início da cerimônia. Estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRB, acompanhados pela Trupe D'girassois, também formada por alunos da instituição, encenaram o assassinato de Flávio Gabriel Pacifico dos Santos, conhecido como "Binho do Quilombo", ocorrido em 2017, e a luta  por justiça de sua mãe, Bernadete Pacífico. Ao final, o grupo exibiu cartazes com frases de protesto contra a violência institucional sofrida por povos quilombolas e indígenas  e a omissão do Estado e em favor da reforma agrária. 

Na sequência, a mesa institucional foi formada com as presenças de Georgina Gonçalves dos Santos, reitora da UFRB; Fábio Josué Souza dos Santos, vice-reitor da UFRB; Carolina Fialho da Silva, pró-reitora de Graduação (PROGRAD); Creuza Souza Silva, diretora do CFP; Tiago Rodrigues dos Santos, vice-diretor do CFP; Jaylson Teixeira, coordenador institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid); Alex Verdério, coordenador institucional do Residência Pedagógica; Williams Panfile, diretor do Núcleo Territorial de Educação (NTE) 09; Arlen Beltrão, presidente da Associação Dos Professores e Professoras (APUR); e  Luiz Carlos Souza da Cruz, estudante de Letras do CFP.

A professora Creuza Souza Silva, diretora do CFP, saudou a presença do público  e agradeceu aos servidores e estudantes da comissão responsável pela realização do evento, bem como às instituições parceiras. Ela falou sobre a escolha do tema do Fórum, feita a partir do livro Educação como prática da liberdade, de autoria de Paulo Freire, que está alinhado aos objetivos do evento e ao compromisso da universidade. “Acredito que este Fórum é um símbolo do papel da universidade pública no recôncavo  e no vale do Jiquiriçá na construção de uma sociedade justa, economicamente forte e politicamente preparada para enfrentar todas as formas de opressão”, afirmou.

Em seu discurso, a professora Georgina Gonçalves, reitora da UFRB, cumprimentou o público presente e, em alusão ao tema do evento, falou sobre o lugar das instituições de ensino e a educação como caminhos de transgressão e de esperançar, destacando como a UFRB está à disposição para contribuir com um projeto democrático de país. “Contar com o Centro de Formação de Professores que aponta na direção da esperança, que traz educadores que olham o passado e trazem Bell Hooks e Paulo Freire, como educadores que nos orientam, possa ser a confirmação de uma disposição que o que fazermos aqui na universidade é ensinar a esperançar, mas sobretudo ensinar a transgredir”, pontuou a reitora.

Conferência

O professor Sérgio Armando Diniz Guerra foi o responsável pela condução da conferência de abertura do Fórum. Com o título “Educação, liberdade e independência”, a apresentação foi mediada pela professora Rosângela Silva e tratou da Independência da Bahia, que completou o bicentenário neste ano. 

O docente iniciou sua fala convidando o público que lotava o auditório a refletir sobre o que a Independência da Bahia tem a ensinar, ressaltando como a percepção sobre esse momento histórico vem mudando ao longo da história. Essa mudança de narrativa, de acordo com o docente, traz visibilidade à importância da participação popular no movimento e derruba alguns mitos sobre o processo de independência e sobre a percepção do povo brasileiro. “Esse mito de que a nossa história é pacífica e nosso povo é ordeiro nos impede de enfrentar grandes questões nacionais. Como é que a gente pode se considerar um país pacífico se nós somos campeões em feminicídio? Como é que a gente pode se considerar um país pacífico se a juventude negra está sendo dizimada nas periferias  das grandes cidades? Como é que a gente pode se achar pacífico se a gente também é recordista mundial em violência contra a população LGBTQIA+? Nossa história não foi pacífica e todas as conquistas do povo brasileiro só é conquista com luta e com perda. Nada nos foi dado, nada nos foi concedido".

Ele também apontou as manifestações populares em celebração ao 2 de julho como “responsáveis por manter a narrativa da participação popular na Independência da Bahia” e ressaltou a importância de revisitar a história e dar atenção a outros vieses históricos. "Essa disputa precisa ser feita para que nos currículos a gente possa trazer as histórias dos quilombos, dos povos indígenas, da luta pela terra, as histórias das grandes rebeldias por direitos sociais, das greves, das reinvidicações sociais. Porque essas histórias representam de alguma forma aquilo que a gente conseguiu", defendeu.

Programação

Ainda à tarde, antes da abertura oficial do 7º Fórum de Licenciaturas, os primeiros trabalhos por eixo e do NTE 09  já começaram a ser apresentados. Um deles foi o de Alisson Farias, estudante de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Campus de Santo Antônio de Jesus, que viu no Fórum de Licenciaturas uma oportunidade de aprofundar conhecimento na temática de sua pesquisa. “Eu pesquisei na minha monografia e estou produzindo para o mestrado sobre a estrutura curricular da universidade. E foi justamente o eixo que fui apresentar meu trabalho. Foi muito enriquecedor conseguir trocar ideias, fiquei muito feliz por ver trabalhos similares, dar sugestão, receber também. Então, é muito importante também para integralizar as universidades, tanto estadual quanto federal”, relatou Alisson. 

Em paralelo às atividades do Fórum de Licenciaturas, acontecem o VIII Seminário Institucional do PIBID e o III Seminário Institucional da Residência Pedagógica (RP). Taíse dos Santos Barbosa é estudante do 7º semestre de Filosofia do CFP e está na expectativa para os aprendizados que vislumbra ter já que, segundo ela, “são várias experiências em relação ao PIBID e ao RP e cada um tem uma didática, uma metodologia diferente para abordar em sala de aula e a gente quer ver essas experiências expostas aqui”.

Além do enriquecimento curricular, Jarlesson Silva, que cursa o 9º período de Educação no Campo, aponta o evento como um momento que oportuniza a reflexão sobre o papel da comunidade acadêmica e os caminhos que ela pode trilhar. “Tendo em vista que é um Fórum de Licenciaturas, é importante pisar o pé no chão e perceber a importância de uma educação emancipatória e entender nossa posição enquanto estudante e militante nesse sistema e saber nosso lugar, que é um lugar de luta”, declarou o jovem.

Para conferir a página do evento, acesse: ufrb.edu.br/cfp/fl2023.

Ouça as falas dos(as) componentes da mesa institucional:

Professora Georgina Gonçalves, reitora da UFRB:

Fábio Josué Souza dos Santos, vice-reitor da UFRB:

Carolina Fialho da Silva, pró-reitora de Graduação (PROGRAD):

Creuza Souza Silva, diretora do CFP:

Tiago Rodrigues dos Santos, vice-diretor do CFP:

Jaylson Teixeira, coordenador institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid):

Alex Verdério, coordenador institucional do Residência Pedagógica:

Williams Panfile, diretor do Núcleo Territorial de Educação (NTE) 09:

Arlen Beltrão, presidente da Associação Dos Professores e Professoras (APUR):

Luiz Carlos Souza da Cruz, estudante de Letras do CFP:

Conferência “Educação, liberdade e independência", professor Sérgio Armando Diniz Guerra:

{lightgallery type=local path=images/noticias2023/forumlic previewWidth=200}{/lightgallery}



UFRB abre inscrições para o 4º Festival Insubmissões Culturais na Reconcitec 2023

20 de Setembro de 2023, 11:40, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura para submissões de propostas de mostras artísticas para compor a programação do 4º Festival Insubmissões Culturais: A arte de reXistir durante a Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – Reconcitec 2023. A Reconcitec 2023, com o tema "Ciências no Plural", será realizada de forma híbrida de 17 a 20 de outubro de 2023, nos campi de Cruz das Almas, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus.

A quarta edição do Festival Insubmissões Culturais se coloca como espaço de partilha e provoca toda a comunidade (acadêmica e não-acadêmica) para submeterem suas produções e intervenções de arte comprometidas com as reflexões sobre as nossas diversas formas de existências, resistências e subjetividades. A chamada acolhe também produções que dialoguem com as manifestações populares, em especial de matriz africana e indígena. Serão aceitas inscrições de obras visuais, sonoras ou audiovisuais, que serão disponibilizadas em galerias ou trilhas no site do evento. Podem ser enviados trabalhos que envolvam as diversas linguagens artísticas e expressões identitárias e populares, a exemplo de fotos, músicas, filmes e performances gravadas.

Para a inscrição, as obras deverão estar previamente hospedadas em alguma plataforma digital (ex: Youtube, Soundcloud, Flickr, etc) e deve ser disponibilizado o link de acesso para a Comissão de Avaliação junto com o Termo de Autorização de Exibição de Obras Visuais, Sonoras ou Audiovisuais até o dia 4 de outubro de 2023.

Não poderão ser submetidas propostas já selecionadas nas edições anteriores do evento. As propostas submetidas serão avaliadas por uma comissão curatorial composta por docentes da UFRB.

Confira a chamada e inscreva-se.



UFRB seleciona estagiário de Cinema para atuar na Assessoria de Comunicação

19 de Setembro de 2023, 17:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP), divulga a abertura de inscrições para selecionar um(a) estagiário(a) do curso de bacharelado em Cinema e Audiovisual para atuar na Assessoria de Comunicação (ASCOM), no Campus Cruz das Almas.

O(A) candidato(a) deve estar cursando, no momento da contratação, entre o segundo e o sexto semestre do curso. As inscrições podem ser feitas de de 20 a 29 de setembro, no site de Concursos da UFRB.

A jornada de atividade em estágio será de 4h diárias, totalizando 20h semanais, podendo ser ampliada para 6h diárias e 30h semanais. O(A) estagiário(a) do ensino de nível superior receberá, durante o período em que estiver atuando no estágio, os seguintes valores: R$ 787,98 de bolsa estágio para 20h semanais e R$ 1.125,69 para 30h semanais, além de R$ 220,00 de auxílio transporte.

O estágio desenvolvido no âmbito da UFRB tem por objetivo proporcionar aos(às) estudantes regularmente matriculados nas instituições de ensino conveniadas a oportunidade de realização de estágio não-obrigatório, observada a disponibilidade orçamentária para a concessão de bolsas, visando ao aprendizado e à complementação da formação acadêmica. O estágio não gerará, em nenhuma hipótese, vínculo empregatício entre o estagiário e a UFRB.

Seleção

A seleção será realizada com base nas informações prestadas pelo candidato no formulário de inscrição e será dividido em duas etapas: análise do histórico acadêmico e prova prática; e entrevista.

É de inteira responsabilidade dos(as) candidatos(as) o acompanhamento de possíveis editais complementares, retificações e demais informações da seleção que sejam publicados no site de Concursos da UFRB.

Para mais informações, leia o Edital Nº 08/2023 - Estágio Não Obrigatório ASCOM.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog