Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Egressa da UFRB é aprovada em Programa de Doutorado em Ciência de Dados na Irlanda

11 de Setembro de 2023, 12:14, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A egressa dos cursos de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas e em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Samara Oliveira Silva Santos, foi aprovada para cursar doutorado na Maynooth University, na Irlanda. O doutoramento será em Ciência de Dados e realizado no SFI Centre for Research Training in Foundations of Data Science, com a temática de Aprendizado de Máquina (Machine Learning).

Ao longo de sua trajetória como estudante do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da UFRB, Samara Santos participou de diversos projetos de pesquisa e extensão que enriqueceram sua formação e currículo. Entre eles, o desenvolvimento de pesquisas no grupo de pesquisa Robotics and Artificial Intelligence (RAI) e a publicação de pesquisas na área de Inteligência Artificial em diversos meios científicos, como na Revista Learning and Nonlinear Models, Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional e Congresso Brasileiro de Automática. Em 2022, Samara em conjunto com outros pesquisadores da UFRB publicou os resultados de uma pesquisa sobre aplicação de aprendizado de máquina na detecção de Covid-19 em imagens de raio-x no periódico da Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional. 

Além da pesquisa, a estudante também teve a oportunidade de se envolver com  atividades de extensão desenvolvidas na UFRB, como foi o caso de sua participação no Ramo IEEE com o projeto IEEEcoluz, um poste autônomo que utiliza materiais de baixo custo e faz uso de tecnologia simples e acessível, tornando o mesmo um projeto viável e ecológico. Samara também participou ativamente do projeto de extensão CodeUp, iniciativa para promover a participação das mulheres nas áreas de tecnologia e programação no Recôncavo da Bahia.  

Para Samara Santos, o envolvimento na pesquisa e extensão durante os anos de graduação foi um diferencial para aprovação no programa. “Minha formação e trajetória na UFRB desempenharam um papel fundamental na minha aprovação em um programa internacional. Durante as disciplinas, percebi a relevância da pesquisa para a sociedade. A participação em projetos como o Code Up e EEEColuz me permitiu desenvolver habilidades interpessoais essenciais, como trabalho em equipe e comunicação eficaz, que foram valiosas tanto na minha vida pessoal quanto na acadêmica e profissional. Além disso, no grupo de pesquisa RAI, orientado pelo professor André Ottoni, aprofundei meu entendimento sobre a importância da pesquisa e contribuí com trabalhos que foram cruciais para minha aprovação”, explicou.

O professor André Ottoni (CETEC/UFRB), orientador do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Samara e coordenador do grupo de pesquisa RAI, ratifica o envolvimento e dedicação da estudante nas atividades de pesquisa de extensão e complementa: "a aprovação de Samara em um doutorado na Europa é uma grande vitória e deve ser comemorada por toda a comunidade, pois representa a força da mulher nas áreas de Engenharias, Ciências Exatas e Tecnologias no Recôncavo da Bahia". 

Acesse o perfil de Samara Santos no Centro de Ciência de Dados: .data-science.ie/user/samara+santos/?profiletab=main

Leia o artigo publicado por Samara: dx.doi.org/10.21528/lnlm-vol20-no2-art1

Conheça a Maynooth University em: maynoothuniversity.ie



UFRB lança podcast 'Coreto Sonoro' sobre educação, saúde, cultura e artes

11 de Setembro de 2023, 11:28, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os três primeiros programas postados do podcast de entrevistas Coreto Sonoro abordaram assuntos de educação, cultura e artes. Lançado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Santo Antônio de Jesus, por meio de projeto de extensão Coreto Sonoro, o podcast tem por objetivo buscar promover o diálogo e a visibilidade de diferentes artistas, cientistas e educadores do cenário brasileiro, semanalmente.

Os três primeiros entrevistados do podcast foram o músico Elber Souza Bitencourt, maestro, professor (Licenciado em Música), arranjador e trompetista, em 21 de agosto; o biblioteconomista e mestre em Ciência, Leo Salo, multiartista, em 28 de agosto; e a artista e pesquisadora Danielle Barros, da Universidade Federal do Sul da Bahia, no dia 4 de setembro.

O podcast de estreia foi com o professor e maestro Elber Bitencourt, que relatou sua experiência como educador musical da centenária Filarmônica Amantes da Lyra, de Santo Antônio de Jesus. Elber é membro fundador do Clube do Choro. Na entrevista, Elber falou sobre a história da Filarmônica e seus fundadores; dos projetos desenvolvidos pela instituição e dos artistas que se destacaram e influenciaram em sua carreira musical.

O podcast de entrevistas Coreto Sonoro é coordenado professor Marcus Vinicius Campos, o Marcus Matraca, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e está sendo gravado e postado, em formato de programa com entrevista, abordando temas voltados dos campos da educação, arte, saúde e ciência. Ao todo serão 24 programas de entrevistas, com duração entre 50 minutos e 1 hora de duração, com disponibilização às segundas-feiras. O projeto tem as colaborações externas de Rita MachadoLeite, do Instituto Oswaldo Cruz-FIOCRUZ; e de Ananda Luz, d'A Casa Tombada e do estudante do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL), Hariel Cristian.

O podcast tem conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que conta com a vantagem de ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar. O podcast Coreto Sonoro pode ser acessado nas plataformas Soundcloud e Spotify.



UFRB divulga licitação presencial para exploração de lanchonete em Amargosa

6 de Setembro de 2023, 17:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a realização de pregão presencial para contrato de aluguel destinado a cantina/lanchonete no espaço interno do Centro de Formação de Professores (CFP), Campus Amargosa.

A empresa ou entidade vencedora da licitação irá utilizar de imóvel público para prestação de serviços de alimentação, com vistas ao funcionamento de estabelecimento do tipo lanchonete no interior do CFP.

O pregão será realizado no dia 27 de setembro, às 9h30, na Sala 7 do Pavilhão de Aulas do CFP (Avenida Nestor de Melo Pita, 535, Amargosa-BA). 

Podem participar do pregão microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais, produtores rurais pessoa física, agricultores familiares ou sociedades cooperativas pertencentes ao ramo de atividade relacionado com o objeto da licitação.

Confira o Edital Nº 27/2023.

Anexos:

Anexo I - Termo de referência

Anexo II - Modelo de declaração de cumprimento dos requisitos de habilitação

Anexo III - Modelo de declaração de cumprimento dos requisitos legais para usufruto do tratamento diferenciado no acesso às contratações publicas estabelecido nos Artigos 42 a 49 da Lei Complementar Federal Nº 123, de 2006, na qualidade de microempresa, empresa de pequeno porte, microempreendedor individual ou sociedade cooperativa.

Anexo IV - Modelo de declaração de elaboração independente de proposta

Anexo V - Modelo de declaração de proteção ao trabalhador do menor

Anexo VI - Modelo de declaração de vistoria

Anexo VII - Modelo de relação explícita e declaração de disponibilidade de aparelhamento técnico

Anexo VIII - Minuta de contrato

Mais informações em Compras.gov.br.



UFRB abre seleção para 21 vagas do Mestrado Profissional em Filosofia no Campus Amargosa

5 de Setembro de 2023, 14:35, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura das inscrições para 21 vagas do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), para o primeiro semestre de 2024, com funcionamento no Campus Amargosa.

O PROF-FILO é um curso predominantemente presencial, na modalidade mestrado profissional, com área de concentração em Ensino de Filosofia e previsão de duração de 24 meses.

As inscrições dos interessados podem ser feitas até 30 de setembro, no site do PROF-FILO. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00.

Poderão participar do processo seletivo professores e professoras da Educação Básica que lecionam Filosofia ou que sejam licenciados/as em Filosofia, e que estejam em exercício da docência em sala de aula, com previsão de continuidade nessas condições ao longo do prazo de duração do curso.

O Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) é um programa de pós-graduação destinado a ofertar curso de mestrado a professores de filosofia do ensino médio ou fundamental, na modalidade profissional, em rede e com abrangência nacional. O curso, com área de concentração em Ensino de Filosofia, é predominantemente presencial e confere aos estudantes concluintes o título de “Mestre em Filosofia”. O PROF-FILO se estrutura a partir de núcleos sediados em Instituições de Ensino Superior (IES) que são responsáveis pela coordenação e execução local do curso. Na UFRB, o curso é ofertado no Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa, com a maior oferta de número de vagas do processo seletivo atual

A CAPES concede bolsas de estudo a 30% dos ingressantes no PROF-FILO a cada ano. Entretanto, a aprovação no presente processo seletivo não assegura, por si só, o direito ao recebimento dessas bolsas de estudos, que terão um edital próprio, em conformidade com as regras determinadas pela agência de fomento, entre as quais,
ocupar cargo de professor efetivo na rede pública de educação básica, haver concluído o estágio probatório e estar em efetivo exercício em sala de aula

Confira o Edital n°006/2023 – PROF-FILO.

Saiba mais em: ufrb.edu.br/prof-filo.

E-mail: [email protected].



UFRB tem projeto sobre promoção de desenvolvimento territorial sustentável aprovado pela Petrobras

5 de Setembro de 2023, 14:21, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve projeto aprovado em seleção pública do Programa Petrobras Socioambiental, em resultado divulgado pela Petrobras, no dia 30 de agosto, em sua sede, no Rio de Janeiro. Foram aprovados 31 projetos do Programa, dos quais 4 do estado da Bahia. O investimento no desenvolvimento dos projetos será de R$ 212 milhões, divididos em três anos. Ao todo foram inscritos 413 projetos, dos quais 151 oriundos da região Nordeste, classificadas nas linhas de atuação Educação, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Florestas e Oceano, com foco principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Sul, incluindo as áreas no entorno das operações da Margem Equatorial.

O projeto da UFRB aprovado, "Trilhas Solidárias: Rede de Intercooperação de promoção de desenvolvimento territorial sustentável", tem como objetivo de promover geração de trabalho e renda, através da organização da produção, comercialização, assessoria técnica e qualificação profissional, integrando as comunidades rurais na agregação de valor e na construção de uma rede solidária, contextualizada em uma política de desenvolvimento territorial sustentável. A sua abrangência está em 20 comunidades dos municípios de Alagoinhas, Araçás, Catu e Entre Rios do Território do Litoral Norte/Agreste Baiano e de Candeias e São Sebastião do Passé do Território da Região Metropolitana de Salvador. O projeto terá duração de 3 anos.

O projeto da UFRB selecionado é coordenado pelas professoras e pesquisadoras Tatiana Velloso, Ana Paula Diório e Liz Oliveira, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS); com participação da professora Tatiana Rocha, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB). A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX) atua como proponente. A fundação é vinculada à UFRB para administrar os projetos de extensão e de pesquisa.

A construção do projeto “Trilhas Solitárias” partiu da relação com a extensão universitária, que se configura como um espaço de formação importante na relação com os ambientes acadêmicos e territoriais, voltada para a transformação social a partir do respeito à diversidade de saberes.

Petrobras Socioambiental

O Programa Petrobras Socioambiental tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de novas parcerias, fortalecer vínculos e gerar benefícios mútuos, oportunizando o respeito aos direitos sociais, ambientais, territoriais e culturais das comunidades e populações locais, bem como gerar resultados positivos em temas socioambientais relevantes para o negócio e para a sociedade.

O edital abrangeu todas as linhas de atuação do Programa Petrobras Socioambiental: Florestas, Oceano, Educação e Desenvolvimento Econômico Sustentável, sendo que os públicos prioritários são povos indígenas, comunidades tradicionais, pescadores, mulheres, negros, crianças, pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog