Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB seleciona estudantes para monitoria voluntária do Fórum de Licenciaturas

5 de Setembro de 2023, 11:11, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Comissão organizadora do VII Fórum de Licenciaturas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), VIII Seminário Institucional do PIBID UFRB e o III Seminário Institucional da Residência Pedagógica da Universidade Federal do Recõncavo da Bahia (UFRB), Campus Amargosa, divulga a abertura de inscrições para o processo seletivo de seleção de estudantes para monitoria voluntária.

As inscrições acontecem até 5 de setembro, exclusivamente, através do preenchimento de formulário eletrônico, disponível em ufrb.edu.br/cfp/fl2023.

Podem participar estudantes regularmente matriculados(as) em cursos de graduação e pós-graduação da UFRB. Os interessados devem ter disponibilidade para participação em reuniões que antecedem ao evento; participação em atividades de treinamento; participação durante todo o evento, e participação nas atividades da comissão organizadora e nas atividades pós-evento conforme a necessidade da comissão, no período de até um mês após a realização do evento.

O resultado do processo seletivo será divulgado na página do evento por meio de lista com os nomes dos monitores selecionados por ordem alfabética. A lista será divulgada até o dia 06 de setembro e os estudantes selecionados receberão por e-mail informações sobre o início das atividades.

Fórum e outros eventos

O VII Fórum de Licenciaturas da UFRB, VIII Seminário Institucional do PIBID UFRB, o III Seminário Institucional da RP UFRB: “Educação como prática da liberdade” ocorrerão no período de 18 a 20 de setembro de 2023, no Centro de Formação de Professores da UFRB, em Amargosa.

O Fórum de Licenciatura objetiva reunir professores, pesquisadores e licenciandos para refletir sobre o tema “Educação como prática da liberdade”. O tema é inspirado na educação libertadora de Paulo Freire e Bell Hooks, em ano de comemorativo do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Além de cumprir com a missão de contribuir para a formação dos licenciandos de várias áreas do conhecimento, o evento pretendem colaborar com a formação continuada de profissionais que já atuam na educação básica, por meio de discussões sobre a atual conjuntura da profissão docente no Brasil.

O Fórum de Licenciatura visa, também, à elaboração de proposições que possam colaborar, sobretudo, na formação inicial de professores da UFRB e para o desenvolvimento de ações na educação básica de ensino na Bahia, em especial nos Territórios de Identidade com presença da UFRB, como o Recôncavo Baiano, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá, sendo, por isso, de ampla relevância no contexto regional e também nacional, já que representa ganhos para a educação básica e superior no país.

Confira o Edital de seleção.

Mais informações sobre o evento no site ufrb.edu.br/cfp/fl2023.



Professor da UFRB é reconhecido pela INTERCOM como Liderança Emergente em Comunicação

4 de Setembro de 2023, 13:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) anunciou o professor doutor Guilherme Moreira Fernandes do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), como vencedor do Prêmio Luiz Beltrão de Comunicação, na categoria Liderança Emergente, em 2023. O certificado de Liderança Emergente premia um jovem doutor que adquiriu projeção local ou regional pela seriedade do seu trabalho, pela capacidade de liderar projetos e pela busca por parcerias.

Guilherme Moreira é professor e pesquisador, nos cursos de graduação e do programa de pós-graduação em Comunicação da UFRB; presidente da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom) e coordenador do GT História das Mídias Audiovisuais da Associação Nacional dos Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR). Seus trabalhos discutem Folkcomunicação, censura às diversões públicas e homossexualidade nas telenovelas. Ele é coordenador do Bacharelado em Comunicação Social/Jornalismo da UFRB; presidente do Núcleo Docente Estruturante do curso de Jornalismo; e pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura (CNPq/UFRB).

Para Guilherme Fernandes, o prêmio Luiz Beltrão, "cujo patrono faz parte dos meus objetos de estudo e pesquisa, representa que fui feliz nas escolhas teóricas, metodológicas e opções de carreira acadêmica que fiz". "Acredito que o prêmio também consolida a Folkcomunicação como condição disciplinar perante o campo. É essa corrente teórica que objetivo consolidar na UFRB, tanto no âmbito da graduação como da pós-graduação", registrou Guilherme.

O prêmio foi entregue pela professora doutora Marialva Carlos Barbosa, orientadora de Guilherme Fernandes, no doutorado em Comunicação, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), durante a programação presencial do 46º Congresso do INTERCOM, em solenidade no dia 6 de setembro, no Teatro São João Paulo II do Campus Coração Eucarístico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte. A Intercom que lhe concede o prêmio é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, mas também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade.

Outros vencedores também receberão a premiação, na mesma solenidade, em outras categorias: Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD Brasil) como Grupo Inovador; Arquivo Nacional como Instituição Paradigmática; e a professora e pesquisadora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, Nélia Del Bianco, como Maturidade Acadêmica.

Os candidatos ao prêmio são indicados pela comunidade acadêmica das ciências da comunicação, dirigentes e colegiados dos cursos de comunicação (graduação e pós), institutos de pesquisa e outras entidades da área. As indicações podem ser individuais ou coletivas, dirigidas ao Presidente do Júri do Prêmio Luiz Beltrão. A escolha dos vencedores de cada categoria é feita por um colegiado, composto pelos ex-presidentes da Intercom, pelo atual presidente da entidade e pelos vencedores em todos os anos do Prêmio Luiz Beltrão na Categoria “Maturidade Acadêmica”.

Prêmio

O Prêmio Luiz Beltrão é uma homenagem da INTERCOM ao jornalista, professor e pesquisador olindense Luiz Beltrão de Andrade Lima (1918-1986), autor da primeira teoria brasileira das Ciências da Comunicação e da Informação, baseada nos estudos do pensamento comunicacional latino-americano. Beltrão foi o primeiro Doutor em Comunicação no Brasil com a tese "Folkcomunicação: um estudo dos agentes e meios populares de informação de fatos e expressão das ideias", defendida na Universidade de Brasília, em 1967. Ele é escritor de diversos livros. Na área de comunicação escreveu, dentre outros, Iniciação a Filosofia do Jornalismo (vencedor do prêmio Orlando Dantas, em 1959); Comunicação e Folclore (1971) e Índio, um mito brasileiro (1977). Beltrão foi fundador do Instituto de Ciências da Informação, primeiro centro acadêmico nacional de estudos midiáticos, e criou a revista Comunicações & Problemas, primeira revista de ciências da comunicação (Universidade Católica de Pernambuco, 1963).

Foi um dos fundadores e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco; atuou na imprensa como jornalista por quase trinta anos, trabalhou em veículos regionais, nacionais e internacionais, este último como correspondente das agências de notícias France Press e Asa Press. Formou-se pela Faculdade de Direito da antiga Universidade do Recife, depois denominada de Universidade Federal de Pernambuco, numa época em que existiam somente os cursos de Medicina, Direito e Engenharia.

Melhor Jingle

intercom ppDa esquerda para a direita: Deborah Sales, Ana Luisa Coimbra, Abner Gonzaga e Ana Beatriz da Silva.

O curso de Publicidade e Propaganda da UFRB concorreu e venceu o prêmio nacional da Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), na categoria melhor Jingle. É a primeira vez que o curso vence nesta categoria na premiação nacional da entidade. A equipe vencedora foi composta por Abner Gonzaga, Maria Clara Falcón, Andreza Lima e Júlia Soares, sob orientação da professora Ana Luisa Coimbra.

Crédito das fotos: INTERCOM.



UFRB divulga inscrições para Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

4 de Setembro de 2023, 12:59, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura das inscrições para o Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), para o primeiro semestre de 2024, com funcionamento no Campus Amargosa. Serão oferecidas cinco vagas para a UFRB, das quais três são para cotistas.

As inscrições podem ser feitas até as 17h do dia 16 de outubro, no endereço profqui.iq.ufrj.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00 e deverá ser pago à Sociedade Brasileira de Química.

Poderão participar do Exame Nacional de Acesso, portadores(as) de diplomas de graduação em Química (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação; estejam em exercício de docência em Química na Educação Básica, com atuação preferencial na rede pública de ensino.

O PROFQUI é um curso semipresencial voltado para docentes do Ensino Básico atuantes na disciplina de Química, diplomados(as) em cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação que atendam às exigências das Instituições Associadas para entrada na pós-graduação, e que sejam aprovados no Exame Nacional de Acesso.

O PROFQUI tem como foco proporcionar formação continuada, qualificada e atualizada em Química, considerando-se temas de pesquisa, desenvolvimento de produtos e material didático que seja relevante para docentes em pleno exercício da docência em educação básica do país. O PROFQUI tem quatro linhas de pesquisas: Novas tecnologias e comunicação; Química ambiental e energia; Química da vida; e Novos materiais.

Seleção

O Exame Nacional de Acesso ao PROFQUI será feito em duas etapas, sendo a primeira etapa a realização de uma prova de caráter eliminatório, e a segunda etapa a elaboração e envio de uma carta de intenção. A prova de múltipla escolha será realizada no dia 29 de outubro de 2023 e terá duração máxima de três horas. Os(As) candidatos(as) aprovados(as) para a segunda etapa deverão enviar a carta de intenção entre os dias 6 e 15 de dezembro de 2023.

PROFQUI

O Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) é um programa de pós-graduação stricto sensu em Química, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, e tem como objetivo proporcionar ao professor de Química do Ensino Básico formação Química aprofundada e relevante ao exercício da docência.

O Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI é formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/CAPES, e coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo a cogestão da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e o apoio das Instituições Associadas, entre elas, a UFRB.

O PROFQUI é reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e tem avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) com nota 4 - numa escala de 3 a 5.

Confira o Edital PROFQUI - Nº 1036.

Mais sobre o mestrado em: profqui.iq.ufrj.br.

E-mail: [email protected]

Telefone: (75) 3634-3921 - horário de atendimento: 8h às 21h.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog