Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Roda de Conversa Psi aborda temática de prevenção ao suicídio

25 de Agosto de 2017, 14:14 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 55 vezes

O evento Roda de Conversa Psi ocorrido na última quinta-feira, 24 de agosto, no anfiteatro da Reitoria, campus Cruz das Almas, promoveu o debate sobre o tema do Suicídio: Conversar para desmistificar e prevenir.

 A iniciativa foi voltada para a comunidade interna (técnicos administrativos, docentes e discentes) e contou com a parceria da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Serviço de Psicologia da instituição.  

A Roda de Conversa teve como mediadora a psicóloga e Coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial da Região de Santo Antonio de Jesus, Sílvia Barreto Brito Malta. O debate foi realizado pelos professores do Centro Ciências da Saúde (CCS)  Jeane Saskya Tavares e Rodrigo Mauro Azevedo, além da psicóloga Luana Cardoso.

A professora Jeane fez uma apresentação sobre avaliação de risco de pacientes e o professor Rodrigo Azevedo apresentou os paradigmas médico, psiquiátrico, e sociológico. Segundo Azevedo, de acordo com o paradigma psiquiátrico, a decisão do suicídio não é verdadeiramente livre e questiona um viés das pesquisas: “Será que os que se suicidam sem um transtorno prévio entram nas pesquisas?”, provocou.

Segundo a psicóloga do Serviço de Psicologia Sayuri Kuratani, uma das organizadoras do seminário, o objetivo da atividade foi alcançado. “O evento abordou um tema de extrema relevância, desconstruindo vários mitos e tabus sobre o suicídio. Acredito que a discussão atingirá não somente o público que participou, mas também aos seus amigos e familiares.", explica Sayuri. 

Confira fotos:

{gallery}noticias2017/rodapsi{/gallery}

 

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4840-roda-de-conversa-psi-aborda-tematica-de-prevencao-ao-suicidio

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog