Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Indígenas e quilombolas podem se inscrever para Bolsa Permanência do MEC 2022

25 de Janeiro de 2022, 23:21, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Ministério da Educação (MEC) divulga a abertura de inscrições para o Programa de Bolsa Permanência (PBP) 2022 para estudantes indígenas e quilombolas, matriculados em cursos de graduação ofertados pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), dentre elas, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

As inscrições deverão ser realizadas, por meio do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência – SISBP, até 28 de fevereiro de 2022.

Para se inscrever os estudantes interessados devem apresentar os seguintes documentos:

a) Autodeclaração do Candidato;

b) Declaração da Comunidade do Candidato;

c) Declaração da Funai ou Declaração da Fundação Cultural Palmares; e

d) Termo de Compromisso do Bolsista.

O SISBP apresentará texto informativo e orientações gerais sobre a participação do estudante no programa de assistência e a possibilidade de imprimir modelos de documentos.

A análise da documentação comprobatória de elegibilidade do estudante ao PBP e a aprovação do respectivo cadastro no SISBP deverão ser realizadas pelas instituições federais de ensino superior até 31 de março de 2022.

Programa de Bolsa Permanência

O Programa de Bolsa Permanência (PBP) é destinado à concessão de bolsas para estudantes de graduação em instituições federais de ensino superior, que têm por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial, os indígenas e quilombolas.

Confira a Portaria MEC nº 42, de 20 de janeiro de 2022.

As dúvidas sobre o PBP podem ser encaminhadas para os e-mails dos Núcleos de Gestão da PROPAAE nos Centros de Ensino ou da Coordenadoria de Assuntos Estudantis ([email protected]).

Mais informações no site da PROPAAE.



UFRB oferta 1.636 vagas em 45 cursos de graduação no Sisu 2022.1

21 de Janeiro de 2022, 16:36, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) oferece 1.636 vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022.1. As vagas estão distribuídas em 45 cursos de graduação nos campi de Amargosa, Cachoeira/São Félix, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

As inscrições para o Sisu 2022.1 estarão abertas no período de 15 a 18 de fevereiro. O resultado da chamada regular sairá no dia 22 de fevereiro. Os únicos critérios para a realização da inscrição é ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021, ter concluído o ensino médio e não ter zerado a prova de redação. 

Para se inscrever no Sisu, o candidato deve acessar a página do Sistema e informar o número de inscrição e a senha utilizada no Enem 2021. Logo após, o interessado precisa confirmar os dados e, em seguida, escolher dois cursos e a modalidade de ingresso. É possível alterar a escolha dos cursos durante o período de inscrição, de acordo com as preferências e as chances de conseguir a vaga, a partir das parciais de notas de corte.

O início das aulas para o semestre 2022.1 da UFRB está previsto para o dia 29 de agosto de 2022, de acordo com o Calendário Acadêmico

Matrícula

Os candidatos convocados devem providenciar a documentação para a matrícula, que acontece em duas etapas. A primeira etapa é a pré-matrícula on-line, no período de 23 de fevereiro a 08 de março, no Sistema de Matrícula da UFRB.

Os aprovados devem acessar o sistema, inserir o número de CPF e fazer o upload dos documentos: documento oficial de identificação com foto; certificado e histórico escolar; certificado de quitação militar (apenas para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos); e demais documentos e/ou arquivos (vídeo e fotos) para as aferições de acordo com a modalidade de reserva de vagas que foi convocado.

Para os aprovados que optaram pelas vagas reservadas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, é necessário informar na pré-matrícula on-line se prefere ser aferido por meio do CadÚnico do Governo Federal, ou por meio de envio de documentos que comprovem a renda de cada membro da família. Saiba como se inscrever no CadÚnico.

A segunda etapa da matrícula é a confirmação on-line, que ocorrerá de 24 a 29 de agosto de 2022.

Heteroidentificação por vídeo e fotos

Os candidatos aprovados que optaram pelas vagas reservadas à pretos e pardos deverão enviar, no ato da pré-matrícula, um vídeo e duas fotos (frontal e perfil) para o procedimento de heteroidentificação. As instruções técnicas estão descritas no Edital PROGRAD Nº 02/2022.

Lista de Espera

As vagas remanescentes do Sisu 2022.1 serão preenchidas pelos candidatos que constarem na Lista de Espera. Para participar, os interessados devem confirmar no site do Sisu o seu interesse pela vaga, no período de 22 a 28 de fevereiro.

Informe-se

Leia o Edital PROGRAD Nº 02/2022.

Consulte as vagas ofertadas pela UFRB no Sisu 2022.1.

Para ficar informado, acesse diariamente o hotsite do Sisu 2022.1 na UFRB: ufrb.edu.br/sisu.

Receba as novidades do Sisu 2022.1 da UFRB no seu celular acessando o canal do Prosel no Telegram: https://t.me/proselufrb.

Tire suas dúvidas via chat na Central de Atendimento.



UFRB seleciona instrutores para ações internas de capacitação profissional

20 de Janeiro de 2022, 14:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga seleção de instrutores internos para ações de capacitação profissional ofertadas pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP) em 2022. As vagas são destinadas aos servidores docentes e técnicos-administrativos.

As inscrições podem ser realizadas no período 24 de janeiro a 11 de fevereiro de 2022, exclusivamente pela internet, por meio do SIGRH.

A homologação e divulgação do resultado final do processo seletivo acontece no dia 24 de fevereiro.

O edital tem como objetivo selecionar servidores da UFRB para integrarem o Banco de Talentos da PROGEP e atuarem como instrutores nos eventos de capacitação ofertados no Plano Anual de Capacitação da UFRB, de acordo com a demanda.

Estão previstas nove atividades de capacitação, entre cursos e workshops, nas modalidades presencial, remota e ensino a distância.

Processo Seletivo

O processo seletivo constará, exclusivamente, de análise curricular de caráter eliminatório/classificatório.

Acesse o Edital Nº 01/2022 – PROGEP.

Mais informações em: ufrb.edu.br/progep/noticias/473-pacap-2022.

E-mail: [email protected].



UFRB abre seleção para transferência externa, portador de diploma e rematrícula 2021.2

13 de Janeiro de 2022, 15:59, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), abre edital de processo seletivo de ingresso aos interessados nos cursos de graduação, por meio de transferência externa, rematrícula e portador de diploma. O início das aulas do semestre 2021.2 está previsto para o dia 11 de abril.

Serão ofertadas 728 vagas, distribuídas em 28 cursos de graduação, nos diversos Centros de Ensino da UFRB, localizados em Amargosa, Cachoeira/São Félix, Cruz das Almas, Santo Amaro e Feira de Santana.

As inscrições serão realizadas no site de Processos Seletivos da UFRB: ufrb.edu.br/portal/prosel, no período de 24 a 31 de janeiro, anexando a documentação necessária, cumprindo os procedimentos e os prazos estabelecidos no Edital Nº 001/2022. A inscrição dos interessados é gratuita.

Para as formas de ingresso transferência externa e portador de diploma serão considerados critérios de seleção as médias aritméticas das notas obtidas nas provas do ENEM. Para a forma de ingresso rematrícula será considerado, como critério de seleção, a menor carga horária para completar a integralização do curso, de acordo com o currículo vigente.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 17 de fevereiro no site ufrb.edu.br/portal/prosel. A matrícula compreenderá duas etapas, respectivamente: pré-matrícula e a confirmação de matrícula. A primeira etapa é a pré-matrícula on-line, no período de 18 a 21 de fevereiro. A segunda etapa é a confirmação on-line, que ocorrerá de 06 de abril até 11 de abril.

Leia o Edital Nº 001/2022 de 13 de janeiro de 2022.

Mais informações no site: ufrb.edu.br/portal/prosel.

Tire suas dúvidas via chat na Central de Atendimento.

 



Revista de extensão da UFRB recebe trabalhos para nova edição até 30 de janeiro

11 de Janeiro de 2022, 13:48, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebe artigos e relatos de experiências para publicação na Revista Extensão até o próximo dia 30 de janeiro. A submissão de trabalhos deve ser feita, exclusivamente, via plataforma OJS - Open Journal System no Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRB.

Na plataforma, é necessário que o proponente faça um cadastro como autor para visualizar o link de submissão e poder submeter o trabalho para avaliação. Os proponentes devem obedecer às normas de submissão

Na 22ª edição, um dos capítulos será um dossiê temático com reflexões e relatos sobre diretrizes, metodologias e experiências na temática da curricularização da extensão. Ao submeter o trabalho, o autor deve sinalizar, no item “seção” do formulário online, se o trabalho é direcionado para o dossiê.

A curricularização da extensão é o processo de inclusão de atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação, de forma indissociável com o ensino, a pesquisa e as políticas afirmativas. Trata-se de uma das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação - PNE (2014 – 2024). Até 2022, todas as universidades públicas brasileiras deverão assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, prioritariamente, em áreas de grande pertinência social.

“É uma oportunidade para implementação de inovação pedagógica que reafirma o papel da universidade pública enquanto instituição social. A curricularização da extensão é um processo em construção contínua e coletiva, em prol da consolidação de uma formação acadêmica crítica e emancipatória, tendo como premissa o respeito à diversidade de saberes e de culturas nos processos educativos, científicos, artísticos, culturais e tecnológicos”, avalia a pró-reitora de Extensão Tatiana Velloso.

Além das produções sobre curricularização da extensão, o periódico vai publicar artigos e relatos nas áreas temáticas em que atua: Comunicação; Cultura e Artes; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho; Gênero e Sexualidade.

A publicação da Revista Extensão é uma atividade prioritária da Pró-Reitoria de Extensão da UFRB. Diante do atual contexto de pandemia de Covid-19, a publicação é feita por meio de teletrabalho pela equipe da PROEXT/UFRB. Com periodicidade semestral, tem o compromisso de divulgar os conhecimentos produzidos a partir da Extensão Universitária, em suas diversas modalidades, na relação indissociável entre o ensino, a pesquisa e as políticas afirmativas.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil