Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB realiza 6ª edição do Fórum de Licenciaturas rememorando o Centenário Paulo Freire

4 de Agosto de 2021, 16:41, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Com o tema “Desafios das licenciaturas em contexto distópico: refletir, resistir e esperançar”, o VI Fórum de Licenciaturas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) ocorre de 01 a 03 de setembro, junto com o VII Seminário Institucional do PIBID UFRB e o II Seminário Institucional da RP UFRB.

Os evento, que reúne professores, pesquisadores e licenciados, além de cumprir com a missão de contribuir para a formação dos licenciandos de várias áreas do conhecimento, pretende colaborar com a formação continuada de profissionais que já atuam na Educação Básica, por meio de debates e reflexões.

A 6ª edição do Fórum de Licenciaturas da UFRB vai rememorar o Centenário Paulo Freire, compreendendo e afirmando a importância de seu legado e sua inestimável contribuição no debate educacional.

Inscrição e submissão de trabalhos

As inscrições para o evento estão abertas até 31 de agosto no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Confira tutorial para inscrição em eventos do SIGAA.

A submissão de trabalhos termina dia 06 de agosto e deve ser realizada no endereço https://www3.ufrb.edu.br/eventos/fl2021/submissao-de-trabaalhos.

Monitoria

Estão abertas até 03 de agosto as inscrições para monitoria voluntária das atividades do VI Fórum de Licenciaturas da UFRB, VII Seminário Institucional do PIBID UFRB e II Seminário Institucional da RP UFRB.

Podem concorrer alunos matriculados de graduação ou pós-graduação da UFRB, que tenham conhecimentos básicos de informática e que tenham disponibilidade para reuniões e treinamentos.

As inscrições para monitoria voluntária devem ser realizadas no endereço https://www3.ufrb.edu.br/eventos/fl2021/monitoria.

Mais informações sobre o evento no site www3.ufrb.edu.br/eventos/fl2021.



UFRB lança podcast de entrevistas com egressos EgressoCast

4 de Agosto de 2021, 15:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), lançou o podcast EgressoCast, que tem como objetivo conhecer e estreitar laços com os egressos da instituição.

Em cada episódio, o técnico administrativo Lucas Lisboa entrevista egressos dos cursos de graduação da UFRB sobre suas experiências enquanto alunos e suas atuações profissionais.

No primeiro episódio, a entrevistada foi Tatiele Café, egressa do curso de Artes Visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL).

O EgressoCast está disponível na plataforma Spotify e é produzido pelo Núcleo de Ensino, Integração e Êxito Acadêmico (NUEIAC), com a parceria do professor Marcello Medeiros, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT).

Ouça o primeiro episódio do EgressoCast:



UFRB inaugura cinco Laboratórios de Tecnologias no CETENS

3 de Agosto de 2021, 22:54, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}sr8L4ZKzSWw{/youtube}

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou a solenidade de inauguração de cinco Laboratórios de Tecnologias do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), na manhã última segunda-feira (02), no Campus Feira de Santana.

Foram inaugurados os Laboratórios de Manufatura Avançada; de Processamento em Alimentos; de Energias; de Instrumentação e Mecatrônica; e de Caracterização de Materiais, equipados com emenda parlamentar individual do deputado federal, Zé Neto, no valor de R$ 1 milhão de reais.

Participaram do evento o reitor, Fábio Josué; o vice-reitor, José Mascarenhas; a pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso; o diretor e o vice-diretor do CETENS, respectivamente, professores Jacson Machado Nunes e Odair Vieira dos Santos; os coordenadores de cursos do CETENS; servidores técnicos administrativos do CETENS; o deputado federal Zé Neto; o deputado estadual Robinson Almeida, entre outras autoridades.

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2021/inauguracao-cetens{/gallery}



UFRB divulga processo seletivo suplementar para composição do COPARC

3 de Agosto de 2021, 15:45, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna pública a abertura de inscrições do processo seletivo suplementar para composição do Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (COPARC). Podem se inscrever discentes e servidores(as) docentes ou técnicos(as) administrativos(as), que atuarão nos concursos públicos e processos seletivos para ingresso na graduação, pós-graduação ou em concursos da UFRB.

As inscrições estão abertas até o dia 16 de agosto, por meio de formulário on-line. São disponibilizadas duas vagas para categoria discente, seis para técnicos(as) administrativos(as) e cinco para docentes. Somente serão aceitas candidaturas de servidores(as) em exercício regular e discentes com matrícula ativa, que constituíam vínculo efetivo com a UFRB.

O resultado final da seleção será publicado no dia 22 de agosto, no site ufrb.edu.br/propaae/coparc. Os(as) membros(as) selecionados(as) serão homologados(as) pelo Conselho Universitário (Consuni), que em caso de não preenchimento das vagas poderá fazer a indicação de membros para garantir o quantitativo de 15 representantes de cada categoria. As atividades estão previstas para iniciarem imediatamente após a finalização do processo seletivo e publicação da portaria de nomeação.

Sobre o COPARC – O Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas tem a função de zelar pelo cumprimento e salvaguarda dos programas e medidas especiais adotadas pela UFRB para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades. Os(as) membros(as) têm mandato de um ano, podendo haver recondução.

Confira o Edital COPARC - 002/2021 e o formulário online.

Mais informações: ufrb.edu.br/propaae/coparc.

Dúvidas sobre a seleção deverão ser obtidas exclusivamente por meio do e-mail: [email protected].



Projeto de Extensão Educa Rap abre inscrições para poetas e poetizas

3 de Agosto de 2021, 14:20, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Projeto de Extensão Educa Rap da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abriu inscrições para poetas e poetisas participarem do programa Rap é o Som, na Rádio Santa Cruz FM 87,9, no bloco Momento Lírico. 

Apresentado pela discente de Medicina Veterinária, Ana Carolina, o bloco Momento Lírico é um espaço onde poetas e poetisas dão voz a sua poesia e divulgam seu trabalho de forma gratuita. O objetivo é incentivar a produção poética e visibilizar os poetas e poetisa e sua arte através da rádio e do Instagram do Projeto.

Para participar basta preencher o formulário de inscrição https://forms.gle/CzRuR4tBekRCostv6 que está disponível por tempo indeterminado.

O Programa Rap é O Som faz parte do Projeto de Extensão da UFRB “Educa Rap”, transmitido pela Rádio Santa Cruz FM 87.9, aos sábados às 19 horas, apresentado pelo aluno de Agroecologia ErriVance.

Acompanhe o programa pelo aplicativo da Santa Cruz FM Play, disponível em encurtador.com.br/iRY34 e pelo site em https://bit.ly/2NhlDyz.

Siga o Projeto de Extensão Educa Rap no Instagram @educarapufrb.

{youtube}UyoQ26d7uZQ{/youtube}



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil