Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB debate potencial das plantas medicinais como cadeia produtiva

17 de Outubro de 2018, 12:19 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 4 vezes

{youtube}_KBHgzsV_lA{/youtube}

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) debate a importância das plantas medicinas e seus potenciais bioativos para o desenvolvimento de uma cadeia produtiva do setor, a ser implantada em Cruz das Almas e região.

A professora, pesquisadora e coordenadora do evento, Franceli da Silva define o propósito das discussões “olhar para as plantas medicinas como uma cultura, assim como é o feijão, o milho, a mandioca e trabalhar em larga escala”.

O I Seminário sobre Plantas Medicinas e seus potenciais bioativos, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares (GEPLAM), no auditório da Biblioteca Campus Cruz das Almas, deu início as discussões sobre o desenvolvimento do setor.

No primeiro dia de debates estiveram palestrando as professoras doutoras Glyn Mara  Figueira, do Centro Interdisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Universidade de Campinas (CPQBA/Unicamp); Viviane Arruda, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); e Gabriela Neves Martins, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI).

Elas falaram sobre Cadeia Produtiva de Plantas Medicinais; Plantas Medicinais e seus potenciais bioativos; e Conhecimento Científico x Conhecimento Popular, respectivamente.

Segundo a professora Viviane Arruda, para trabalhar com plantas medicinais se faz necessário investigar os pontos que não são claros na utilização das espécies. “Temos que conhecer melhor as plantas utilizadas no conhecimento popular de forma científica”, ponderou. Para ela, há uma biodiversidade de plantas muito grandes na natureza que são desconhecidas e precisam ser catalogadas, estudadas e definidas suas utilidades para utilização ou não pelo ser humano.

Estudantes dos cursos de Biologia, Agroecologia e Agronomia; e pessoas da comunidade participaram das palestras e dos minicursos oferecidos pelo evento.

Presenças

Na recepção do evento estiveram fazendo a apresentação o Coral da UFRB. Estiveram presentes na mesa de abertura, o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, Elves Lima Vieira; a coordenadora do evento, professora Franceli da Silva; a coordenadora de extensão universitária da Pró-Reitoria de Extensão, Ana Paulo Inácio Diorio; e o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação, Vital Pedro da Silva Paz.

Doação

Os alimentos arrecadados com a inscrição no evento serão oportunamente repassados para instituições de assistência a pessoas carentes de Cruz das Almas.

{gallery}noticias2018/plantasmedicinais{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5291-ufrb-debate-importancia-das-plantas-medicinais-como-cadeia-produtiva

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog