Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB disponibiliza módulo de extensão no Sistema Integrado de Gestão

11 de Março de 2021, 20:41 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 22 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) disponibilizou aos usuários o módulo de extensão no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA). Registro de atividade, inscrições em eventos, download de certificados, envio de relatórios, agora são feitos no SIGAA, sistema já utilizado pela comunidade acadêmica da UFRB.

As substituições dos formulários analógicos por sistemas digitais trazem mais transparência e agilidade para os usuários dos serviços que agora passam a funcionar de forma integrada ao Sistema da instituição. Um dos avanços possibilitados na gestão dos procedimentos via sistema é a uniformização dos procedimentos praticados em todos os setores e centros da Universidade. “A padronização garante, por um lado, a qualidade em todos os processos organizacionais da extensão universitária da UFRB, no contexto de sua realidade de multicampia; e por outro, o estabelecimento de diálogo permanente que estimula a participação social dos sujeitos envolvidos, tanto da UFRB como de outros setores da sociedade, a partir de princípios de transparência e de democracia”, avalia a pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso.

Segundo Tatiana, o planejamento é um elemento importante para conseguir certificar as atividades de extensão na UFRB. O módulo de extensão não permite o cadastro de propostas com datas retroativas ao início do cadastro, é preciso registrar a atividade, no mínimo, dez dias antes da data prevista para a sua realização. Após o registro, a atividade fica, institucionalmente, apta a ser executada e certificada. No caso de instabilidade ou indisponibilidade do SIGAA, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC) deve ser acionada por meio do Help Desk. Os usuários devem comunicar a abertura de chamado à Gestão de Extensão do seu Centro de Ensino.

Para acessar o Módulo de Extensão, docentes (ativos ou aposentados), discentes, e técnico-administrativos (ativos ou aposentados), devem fazer login no SIGAA e escolher a aba “Extensão”. As três categorias podem registrar e coordenar ações de extensão, bem como baixar certificados e consultar informações. A comunidade externa tem acesso à página pública do SIGAA para se inscrever em eventos e acessar certificados. Para orientar a comunidade acadêmica e externa nesta transição, a Proext publicou três guias para utilização do Módulo de Extensão na sua página.

Os gestores de extensão também estão capacitados para prestar auxílio aos usuários que tiverem dúvidas. Tércio Menezes, chefe do Núcleo de Gestão de Documentação, esclarece que o módulo está sendo disponibilizado gradativamente, na medida em que a COTEC desenvolve as ferramentas. “Já estão disponíveis as funções de registro, apresentação de relatórios e certificação de atividades. Na segunda etapa de implantação, vamos disponibilizar as funções: editais de extensão e submissão de atividades de extensão na modalidade de prestação de serviços e consultoria. Está prevista também a implantação do módulo de eventos, que irá disponibilizar a toda comunidade acadêmica as funções: gerenciamento de eventos; recepção, distribuição, avaliação; e certificação de avaliadores e apresentadores de trabalhos acadêmicos”, informa.

Mais informações em ufrb.edu.br/proext/registro-de-atividades.


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/6110-ufrb-disponibiliza-modulo-de-extensao-no-sistema-integrado-de-gestao

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog