Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB recebe pró-reitora da Universidade de Coimbra no II Seminário sobre Planejamento

14 de Maio de 2013, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 127 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na tarde desta terça-feira, 14 de maio, no anfiteatro da Reitoria, a segunda edição do “Seminário sobre Planejamento”. O evento faz parte do ciclo de debates promovido pela Pró- Reitoria de Planejamento (PROPLAN) com objetivo de discutir estratégias para o planejamento universitário através da troca experiências com outras universidades do país e do exterior.

A convidada dessa edição foi a professora Margarida Mano, pró-reitora de Planejamento e Finanças da Universidade de Coimbra, em Portugal. Na palestra, Margarida abordou o tema Planejamento Estratégico nas Universidades, pontuando aspectos fundamentais para construção de um plano de ações adequado a estas instituições e os passos que podem ajudar no processo de elaboração de metas.

Segundo a pró-reitora, o planejamento é uma estrutura de antecipação, por isso, deve ser construído de forma coletiva com foco no que é necessário para cada instituição, “Todos os membros da comunidade acadêmica, docentes, discentes e técnicos-administrativos, em conjunto, devem buscar o que é importante para a universidade”, defendeu. Margarida sinalizou ainda que é preciso fazer uma análise do que está acontecendo fora e dentro da instituição para se antecipar às demandas.

Entre outras questões apontadas pela pró-reitora, ela ressaltou a necessidade de se fazer uma reflexão sobre a experiência e a qualidade na gestão. “A experiência ajuda, mas tem que ser bem empregada”, disse. Por fim, Margarida falou da importância dos valores morais na construção de uma missão que norteie o planejamento. “A missão da universidade tem que ser construída dentro da própria universidade e com base em valores sólidos. Caso contrário, teremos várias dificuldades no caminho”.

Para o pró-reitor de planejamento da UFRB Marcílio Fernandes, mais uma vez a iniciativa do ciclo de debates sobre Planejamento trouxe importantes contribuições para nortear o desenvolvimento da instituição. Diante do exposto pela palestrante, ele propôs à comunidade acadêmica refletir sobre o que foi conquistado e o que deve ser almejado pela UFRB. Segundo Fernandes, o planejamento vem somar com o processo de conquistas da universidade, pois possibilita um melhor aproveitamento das oportunidades.

{gallery}noticias2013/ii-seminario-planejamento{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3212-ufrb-recebe-pro-reitora-da-universidade-de-coimbra-no-ii-seminario-sobre-planejamento

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil