Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB reflete sobre saúde mental do servidor público no Campus Cruz das Almas

17 de Outubro de 2018, 17:24 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 4 vezes

Numa reflexão sobre a saúde mental do servidor público da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o Núcleo de Gestão e Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho - NUGASST/Unidade SIASS, vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP) promoveu a mesa redonda “Sofrimento Psíquico dos Servidores Técnicos Administrativos e Docentes e Estratégias de (Auto) Cuidado”.

A atividade ocorrida hoje (17), pela manhã, no Anfiteatro do Campus Cruz das Almas, integra parte da programação pelo transcurso do Dia do Servidor Público (28 de outubro). A mesa redonda teve transmissão ao vivo pela UFRB TV, mantida pela Assessoria de Comunicação da instituição.

A primeira a refletir sobre o tema foi à professora e pesquisadora Paloma de Sousa Pinho Freitas (CCS/UFRB). Paloma recentemente defendeu sua tese de doutorado sobre “Gênero, Trabalho, Família e Transtornos Mentais Comuns: um estudo com docentes do ensino superior do ELSA-Brasil” (ISC/UFBA).

A técnica administrativa Tais Campos, mestre em Estudos Interdisciplinares pela UFBA, que também estuda o assunto, deu sua contribuição ao debate e explicou que Transtornos Mentais Comuns (TMC) afetam mais as mulheres que os homens.

A coordenadora de Saúde do Trabalhador da ASSUFBA, Almira Rosário identificou uma série de efeitos negativos do processo de globalização sobre a saúde do trabalhador, dentre elas, aumento de competitividade entre os colegas; uma exigência por maior produtividade nos setores, e modelos de gestão que, por pressão e cobrança, torna o ambiente adoecedor.

Almira criticou a não efetivação das determinações do Decreto nº 7.602, de 07 de novembro de 2011, que trata da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Ela tem por objetivo a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e a prevenção de acidentes e de danos à saúde advindos, relacionados ao trabalho ou que ocorram no curso dele, por meio da eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho.

Estiveram presentes no evento, técnicos administrativos e os pró-reitores Wagner Tavares da Silva (PROGEP) e Maria Goretti da Fonseca (PROPAAE).

Próximas atividades

A próxima atividade será a mesa "Outubro Rosa: Prevenção a cada toque!" com a enfermeira sanitarista, Candida Maria Pimentel Pereira; e a gerente Técnica-Administrativa do Centro de Ciências da Saúde, Jomara Silva dos Santos Sousa.

A atividade acontece dia 29, às 14h, no Auditório da Biblioteca Central da UFRB, Campus Cruz das Almas. A mesa é parte da campanha de prevenção ao câncer de mama e fará parte também do evento organizado pela Biblioteca Central da UFRB, a I Semana Nacional do Livro e da Leitura.

Haverá também a V Caminhada da Saúde – UFRB, como parte da programação denominada “Trabalho e Atenção à Saúde: Construindo cuidados e redes com os servidores da UFRB”.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5292-ufrb-reflete-sobre-saude-mental-do-servidor-publico-no-campus-cruz-das-almas

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog