Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Edição do Prêmio Roberto Santos homenageia pesquisadores de Humanas e Sociais, Letras e Artes

14 de Junho de 2017, 14:06, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Reconhecer o trabalho de excelência de pesquisadores (as), estimular o exercício da pesquisa científica, fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável da Bahia e ainda se tornar uma das premiações mais importantes do calendário anual do estado. Com todas essas conquistas, o Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, chega a sua terceira edição, desta vez recebendo indicações de nomes de pesquisadores (as) da grande área “Humanas e Sociais, Letras e Artes”.

As indicações devem ser feitas por Pró-Reitores de Pesquisa de Universidades, Diretores de Institutos ou Centros de Pesquisa e Pesquisadores Bolsistas de Produtividade em Pesquisa Nível 1 do CNPq, todos localizados no Estado da Bahia. Os nomes dos candidatos devem ser enviados para [email protected] até o dia 30 de junho de 2017.

O objetivo do Prêmio é reconhecer o trabalho de excelência realizado pelos pesquisadores e cientistas que prestam relevante contribuição à pesquisa, tecnologia e desenvolvimento do Estado. O diretor-presidente da Fapesb, Lázaro Cunha explica que “Trata-se de um prêmio consolidado e reconhecido pela comunidade acadêmica baiana. É uma maneira de legitimar o esforço de pesquisadores baianos”.

O processo seletivo será realizado em três etapas: na primeira fase ocorre a consulta pública; o segundo passo é a formação de uma lista de até dez candidatos composta pela Comissão Examinadora; e a seleção final fica a cargo do Comitê Especialista, formado por pesquisadores renomados de fora do Estado, na área de “Humanas e Sociais, Letras e Artes”, que indicará o vencedor. A honraria concedida homenageia o médico e professor Roberto Santos, ministro da Saúde de 1986 a 1987, governador de 1975 a 1979 e reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) de 1967 a 1971.

Na primeira edição o pesquisador baiano Maurício Barreto, professor titular da Universidade Federal da Bahia e da Fiocruz/BA, recebeu o título pelas contribuições à ciência para o desenvolvimento do Estado de pesquisas científicas na Bahia. Já na segunda edição, o presidente da Academia de Ciências da Bahia e secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Jailson Bittencourt recebeu o prêmio que contemplou a área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

 

Com informações da Ascom SECTI-BA.



Egressos da UFRB promovem I Simpósio de Agricultura Ecológica da Bahia

12 de Junho de 2017, 10:15, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sediou nos dias 25 e 26 de maio, em seu campus de Cruz das Almas, o I Simpósio de Agricultura Ecológica da Bahia. O evento, coordenado por egressos do curso de Agroecologia da turma de 2010, colocou em pauta o tema “Novas perspectivas ecológicas – Componentes de uma Produção Consciente”.

A conferência de abertura ficou por conta do pesquisador José Maria Gusman, da Embrapa Meio Ambiente (São Paulo), que debateu “Perspectivas e riscos à produção ecológica”. Na programação, foram ofertados minicursos, fóruns de discussão e palestras com profissionais consagrados na área, a exemplo da suíça Marsha Hanzi, uma das homenageadas pelos organizadores do evento em reconhecimento ao seu trabalho com permacultura e agricultura de base ecológica na Bahia.

O simpósio disponibilizou ainda espaço com feira agroecológica, um oferecimento da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Cruz das Almas (SEAMA), e stand de atendimento ao produtor, por parte dos técnicos do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar no Território do Recôncavo (SETAF). Em paralelo, foram realizados a II EXPOSOLOS, o III Seminário de Agroecologia do Território do Recôncavo Baiano e a XIII Semana Nacional de Alimentos Orgânicos.

“Superamos todas as expectativas. Saímos do evento com novas e importantes parcerias firmadas e a certeza de que demos um importante salto nas discussões sobre agricultura de base ecológica”, avaliou Fabiane Dias, coordenadora geral do Simpósio. Para Samara Gomes, também egressa do curso Agroecologia da UFRB e uma das participantes do evento, a promoção e a repercussão do Simpósio demonstram a consolidação da agricultura ecológica, principalmente na Bahia, e a disseminação desses conhecimentos pelo mundo.

O Simpósio recebeu pesquisadores, técnicos e estudantes de diferentes instituições nacionais e internacionais. Durante o evento, os organizadores também realizam uma homenagem ao ex-coordenador do curso de Agroecologia da UFRB, professor Daniel de Castro, que organizou o primeiro seminário científico da área no território do Recôncavo da Bahia em 2012.

Programação científica - Foi premiado com o troféu Marsha Hanzi de Agricultura Ecológica o trabalho “Efeito dos Preparados Homeopáticos Silicea 30 CH e Equisetum 16 CH no Crescimento e na Produção de Óleo Essencial de Ocimum gratissimum L.”, de autoria de Rovier Verdi, estudante de pós-graduação da UDESC (Santa Catarina), e co-autoria de Felipe Sampaio, estudante de Engenharia Florestal da UFRB.

O troféu Marsha Hanzi foi um oferecimento do grupo de pesquisa “Orgânicos: Sabor sem veneno” como um incentivo à pesquisa em agricultura de base ecológica. Todos os trabalhos apresentados durante o evento serão publicados na revista Scientific Eletronic Archives, classificada com Qualis B4.

Apoio institucional - O Simpósio contou com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do SETAF no Território do Recôncavo, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e das Prefeituras Municipais de Cruz das Almas e Governador Mangabeira.

Mais informações: www.saecba.com.



Campus Future recebe inscrições de estudantes universitários até 27 de junho

9 de Junho de 2017, 10:41, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Um dos grande eventos de tecnologia do mundo, a Campus Party Bahia (CPBA), acontecerá dos dias 9 a 13 de agosto, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A iniciativa é realizada pelo Instituto Campus Party em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti).

Quem não conseguiu garantir entrada para a Campus Party Bahia não precisa se preocupar. O evento conta com um espaço totalmente democrático, aberto a todos os públicos. A chamada “Área Open” é gratuita e não precisa de compra de ingressos para ser acessada. O Instituto Campus Party promete divulgar, em breve, todas as novidades e programação deste espaço com várias atrações de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

Campus Future - Outra possibilidade de conhecer de perto a Campus Party Bahia é se inscrevendo nos projetos e programas. Atualmente, a CPBA está com inscrições abertas, até o dia 30 de junho, para os programas de Voluntários e Curadoria. Também há a possibilidade de se inscrever nos programas Startups & Makers e Campus Future, ambos até o dia 27 deste mês.

A Campus Future é um projeto que abre espaço, divulgação e exposição para projetos acadêmicos de estudantes universitários que tenham destaque pela utilização da tecnologia, sejam inovadores, criativos e também tenham um impacto social relevante. Os projetos acadêmicos selecionados serão divulgados e expostos na Open Campus, área gratuita e aberta ao público, por onde devem passar cerca de 40 mil pessoas. 

A participação dos estudantes é voluntária e não tem custos. A seleção dos projetos inscritos será feita por uma comissão julgadora composta pelos curadores de conteúdo da Campus Party Brasília e levará em conta aspectos como o uso de tecnologia, inovação, criatividade e impacto social. Até 20 projetos serão selecionados.

Para obter mais informações sobre os programas e efetuar as inscrições, basta acessar o site oficial da Campus Party Bahia através do endereço: http://brasil.campus-party.org/bahia/campus-future-CPBA

Com Informações da Ascom SECTI-BA.



Programa Saberes Abertos aborda pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão

7 de Junho de 2017, 17:50, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), lançou o terceiro vídeo do projeto de extensão “Saberes Abertos”. A iniciativa objetiva apresentar perfis e entrevistas que articulem o campo da comunicação e da educação, promovendo difusão de conhecimento e a exposição dos objetos de estudos de professores e pesquisadores da UFRB.

Os conteúdos educativos são produzidos em vídeos de 7 a 10 minutos, de forma a constituir um acervo audiovisual online que trate sobre o ensino, pesquisa e extensão. As gravações tiveram início em agosto de 2016, com pesquisadores da UFRB de todos os Centros de Ensino, em espaços físicos que remetem ao objeto de estudo dos docentes.

No terceiro programa, a professora Susana Pimentel do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), foi a entrevistada. No vídeo, a docente que é autora do livro intitulado "Conviver com a Síndrome de Down em escola inclusiva" (Vozes – 2012), e organizadora do livro "Universidade e Escola Básica na construção de práticas inclusivas" (UFRB–2013), apresenta suas linhas de pesquisa em Educação, Diversidade e Inclusão.

Assista:

 



UFRB divulga seleção para Programa de Permanência Qualificada 2017.1

7 de Junho de 2017, 11:06, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), torna público o edital de seleção do Programa de Permanência Qualificada (PPQ) 2017.1. São ofertadas 218 vagas nas modalidades de auxílio alimentação, transporte, moradia e pecuniário à alimentação. As inscrições estarão abertas no site da PROPAAE, de 12 a 16 de junho.

As vagas são destinadas a estudantes em comprovada condição de vulnerabilidade socioeconômica e que estejam regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação da UFRB.

A inscrição online será validada por meio da entrega do formulário de inscrição e do questionário impressos, assinados pelo candidato, e acompanhados de todos os documentos elencados no edital à representação da PROPAAE nos respectivos Centros de Ensino. O candidato que não entregar a documentação completa dentro do prazo previsto não terá sua inscrição efetivada.

Após a fase inicial de inscrição e entrega de documentos, as próximas etapas serão a análise documental, de 04 a 17 de julho; convocação dos selecionados para entrevistas, no dia 19 de julho; entrevistas sociais, de 21 de julho a 04 de agosto; avaliação dos critérios socioeconômicos, de 05 a 15 de agosto; resultado final, a ser divulgado em 18 de agosto, e, por fim, efetivação do auxílio, a partir de 23 de agosto.

Os recursos destinados para atender as despesas do edital são previstos no Orçamento Geral da União destinado a UFRB para o exercício de 2017. O pagamento dos auxílios do PPQ está condicionado à liberação para UFRB dos Recursos Orçamentários do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

PPQ: É uma das ações constituintes do conjunto de políticas da UFRB que visa garantir a permanência do estudante no ensino superior. Entre as modalidades de auxílios à permanência estão: o auxílio à alimentação refere-se ao acesso regular ao Restaurante Universitário, para realização de refeições diárias; o auxílio pecuniário à alimentação refere-se ao repasse mensal no valor de R$ 330 para auxiliar em despesas com alimentação nos campi que não possuam Restaurante Universitário; o auxílio à moradia refere-se à concessão de vaga na unidade de Residência Universitária, com direito à alimentação; o auxílio transporte, no valor de R$ 250, refere-se às despesas com deslocamento do estudante morador das cidades circunvizinhas aos campi da UFRB.

Confira o Edital Nº 03/2017 do Programa de Permanência Qualificada (PPQ) 2017.1.

Mais informações na página da PROPAAE.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres