Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB seleciona professores formadores para curso de Licenciatura em Matemática

23 de Agosto de 2017, 17:18, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), divulga o processo seletivo para professores formadores do curso de Licenciatura em matemática na modalidade ead.

As inscrições seguem abertas até o dia 30 de agosto por meio do formulário no site da SEAD, no qual o candidato deve anexar os documentos solicitados no formato PDF. A análise e avaliação das inscrições serão realizadas baseadas na análise do Currículo Lattes conforme barema que consta no edital. 

Regida pelo Edital nº 09/2017, a seleção oferta uma vaga para cada um dos componentes curriculares a seguir: Novas Tecnologias e Educação Matemática (51hs);  Psicologia da Educação I (68hs); Avaliação da Aprendizagem em Matemática (68hs); Estágio Supervisionado em Matemática II (136hs). O candidato deve possuir formação superior, possuir, no mínimo, pós-graduação lato sensu no curso optado e/ou área afim; possuir experiência de docência ou de pesquisa na área optada; ter, no mínimo, um ano de exercício docente em instituição pública ou privada. 

A bolsa é R$ 1.300 para Professor Formador I, que tenha experiência comprovada a partir de 03 (três) anos no magistério superior; e de R$ 1.100 para Professor Formador II, com formação em nível superior e experiência de 01 (um) ano no magistério superior, ou a formação ou a vinculação em programa de pós-graduação, de mestrado ou doutorado.

A carga horária exigida pelo edital é de 20 horas semanais para desenvolver as atividades a distância e na sede da SEAD, incluindo sábados (quando for o caso). As vagas são de caráter temporário na condição de bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), não caracterizando vínculo empregatício com a UFRB ou com a UAB.

O resultado final estará disponível online a partir do dia 04 de setembro de 2017 no site da SEAD.

Confira o Edital Interno Nº 09/2017  e o Formulário de Inscrição.  

Mais informações: www.ufrb.edu.br/sead

Informações adicionais deverão ser solicitadas, exclusivamente, por meio do e-mail:  [email protected]



UFRB realiza nova etapa do acolhimento de alunos ingressantes

23 de Agosto de 2017, 17:16, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

 A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou mais uma etapa do acolhimento dos calouros na última terça-feira, dia 22, no campus Cruz das Almas. Dezenas de estudantes convocados na segunda chamada do Cadastro Seletivo para preenchimento das vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) realizaram a pré-matrícula no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) e participaram das atividades de boas-vindas.  A inciativa é da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), em parceria com a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e a Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC).

O programa de acolhimento tem como objetivo recepcionar os estudantes recém-ingressos e apresentar o Guia Viver UFRB, as ações afirmativas, como bolsas e auxílios, empreendidas pela UFRB, a fim de garantir a permanência qualificada do estudante até o final de seu curso.

A pedagoga Alessandra de Almeida, do Núcleo de Ensino, Integração e Êxito Acadêmico (NUEIAC) da PROGRAD, responsável pelo programa, destacou os benefícios do acolhimento. “Os estudos de evasão demonstram que, muitas vezes, não é a dificuldade cognitiva que mais preocupa, mas sim esse rito de passagem do ensino médio para a universidade”, diz.

Durante o acolhimento, foram repassadas algumas orientações sobre a rotina acadêmica e dicas para facilitar o dia a dia na UFRB, como o acompanhamento dos editais de apoio ao estudante, mobilidade acadêmica, oportunidades de estágio, políticas de inclusão, educação tutorial, entre outros.

A estudante Larissa Lira, 22, é natural de Campina Grande-PB, estava cursando medicina na Bolívia e agora veio para UFRB realizar sua matrícula no curso de medicina da UFRB em Santo Antonio de Jesus. “ Fiquei muito feliz, quase não acreditei pois eu tinha iniciado os estudos na Bolívia e já estava tentando medicina há alguns anos no Brasil. Então para mim tem sido maravilhosa essa recepção na Bahia”, comenta.

A pré-matrícula foi realizada até está quarta, 23. A confirmação da matrícula será realizada pelo Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do Centro de Ensino no qual o ingressante realizará o curso, de acordo com o horário de funcionamento do setor, no período estipulado pelo Calendário Acadêmico entre os dias 10 e 16 de outubro.

O início do semestre 2017.2 será no dia 16 de outubro. 

Guia Viver UFRB - O guia é um projeto desenvolvido em parceria com a Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD). Trata-se de mais uma ação do Núcleo de Ensino, Integração e Êxito Acadêmico da PROGRAD, que tem suas ações voltadas para a integração do estudante à vida universitária, afiliação estudantil e permanência qualificada. O "Guia Viver UFRB” tem um formato dinâmico e foi pensando a partir dos relatos dos estudantes ingressantes sobre as dificuldades dos recém-chegados em lidar com o grande volume de informações institucionais, e localizar aquelas que dizem respeito diretamente à aprendizagem do ser estudante no cotidiano da graduação.

Disponível no formato eletrônico, o Guia Viver UFRB pode ser acessado no endereço www.ufrb.edu.br/guiaufrb ou pelo Portal UFRB, no link Destaques. Nele, o estudante encontra informações rápidas e úteis para facilitar sua vida acadêmica. É possível acessar informações sobre programas de extensão, oportunidades de estágio, assistência estudantil, empréstimos na biblioteca, transporte intercampi, calendário acadêmico, cursos a distância e um “SOS” para dúvidas sobre outros espaços de atuação na universidade.

 Confira fotos:

{gallery}noticias2017/acolhimentoterceirachamada{/gallery}



Seminário UFRB em Foco destaca pesquisas acadêmicas sobre a instituição

23 de Agosto de 2017, 16:19, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Difundir as práticas institucionais de ensino, pesquisa, extensão e ações afirmativas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Esse é o objetivo do Seminário UFRB em Foco, que realizou sua primeira edição nesta quarta-feira, dia 23 de agosto, às 10h, no Anfiteatro da Reitoria, campus Cruz das Almas.

A iniciativa, promovida pelo Núcleo de Formação para a Docência do Ensino Superior (NUFORDES) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), tem como proposta destacar a cada edição o trabalho de pesquisadores que coloquem em foco a UFRB, suas políticas de gestão ou a relação com o seu espaço sociorregional. De acordo com o chefe do NUFORDES e organizador do evento, Lucas Lima, “a ideia é prestigiar e reconhecer a produção intelectual dos pares, em razão de um expressivo quantitativo de trabalhos nesse âmbito”.

As convidadas do I Seminário foram as professoras Marta Lícia de Jesus, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e colaboradora da linha de pesquisa sobre Educação, Sociedade e Cultura na UFRB, e Lúcia Trindade, do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB, além da técnica em Assuntos Educacionais, Mariana Simões, da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) da UFRB. Todas apresentaram o resultado de trabalhos desenvolvidos ao longo de cursos de Doutorado ou Pós-Doutorado.

Valorização dos docentes

A professora Marta falou sobre “Os significados atribuídos à política de valorização dos docentes da educação básica: um estudo sobre a elevação da escolarização dos professores após a LDB (Lei 9394/96)”. Segundo seu relato, a partir da implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foi exigido que os professores da educação básica tivessem curso superior de Licenciatura, o que levou ao estigma de “professor leigo” para estes profissionais. Inseridos nesse contexto, ela trabalhou com a história de vida de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. “Nós podemos contar essas e tantas histórias sobre fenômenos que estão diante de nós. É uma tarefa coletiva a construção da nossa versão para o que estamos vivenciando no âmbito das políticas e práticas de formação dos professores”, provocou, ao final da explanação.

Avaliação da extensão

Com a palavra, a técnica Mariana apresentou o resultado de sua tese “A avaliação da extensão universitária nas Universidades Federais da Bahia”, defendida no âmbito do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Ciências da Educação da Universidade do Minho (UMinho). De acordo com Mariana, a avaliação é um conceito amplo, considerado, ao mesmo tempo, político e particularizado. Com base em entrevistas a gestores de extensão e membros das Comissões Próprias de Avaliação da UFBA e UFRB, ela concluiu que as concepções de avaliação são, em sua maioria, burocráticas, diferente das concepções de extensão expressas como progressistas. “O nosso processo de avaliação não é instituinte, é instituído. Ainda precisamos construir nossas próprias concepções de avaliação e para que ela serve”, disse.

Docência e formação

A professora Lúcia encerrou as apresentações com seu trabalho sobre “Docência e formação: a profissionalidade dos professores universitários iniciantes”. A pesquisa envolveu professores com até cinco anos de docência, lotados no Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB. Lúcia relatou o desafio de trabalhar com formadores de formadores, que muitas vezes não se reconhecem como necessitando de formação, e com formadores em início de carreira, que ainda não acumularam experiência. “No relato biográfico, os sujeitos narram suas experiências, mas, quando eles estão começando, de onde eles falam? Como eles constroem essa profissionalidade, esse saber específico, sendo professores iniciantes?”, questionou, ressaltando que sua pesquisa propôs aos participantes refletir e ressignificar suas histórias de vida.

Confira fotos do evento:

{gallery}noticias2017/seminario-ufrb-em-foco{/gallery}



Conselho Universitário da UFRB aprova nota em defesa da autonomia universitária

23 de Agosto de 2017, 16:08, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em sessão extraordinária na manhã do dia 23 de agosto de 2017, aprovou nota em defesa da autonomia universitária. O CONSUNI reafirmou a disposição em realizar posteriormente a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva como forma de reconhecimento do seu legado à expansão e interiorização do ensino superior público no Brasil.

A nota será apresentada como ponto de pauta na CLXVI Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (ANDIFES) no dia 24 de agosto, em Brasília.

Confira a Nota na íntegra:

As instituições públicas são criadas para desenvolverem funções sociais específicas, sendo por estas legitimadas. As suas atribuições, portanto, não são exercidas para o seu próprio benefício, mas sim, para atender preceitos que dizem respeito à sociedade. Dessa forma, a autonomia das instituições deve ser definida como o reconhecimento de sua capacidade de reger-se por suas próprias normas no cumprimento das finalidades sociais às quais se destina. Reza, pois, a Constituição Federal em seu Art. 207, que "As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, conceito histórico que instituiu a autonomia universitária como um valor civilizatório, um princípio democrático, inerente e que dá parâmetros a natureza da instituição, na promoção dos serviços que presta à sociedade.

A educação é um dos pilares estruturantes para a consolidação do Estado Democrático de Direito, posto que não é possível almejar uma transformação social sem um sistema educacional sólido e autônomo, que considere a garantia da liberdade de pensamento, a pluralidade de ideias na produção de ciência e tecnologia, da filosofia, da cultura e das artes. Cumprindo a sua função de formar cidadãos e cidadãs críticos, sensíveis, reflexivos, capazes de atuarem em prol das  transformações sociais almejadas.

A quebra da autonomia universitária, interferindo de forma autoritária nas funções que lhes são próprias e constitucionalmente atribuídas, gera retrocessos civilizatórios, institucionais, criando perigoso antecedente que ameaça todas as instituições públicas de ensino superior.

Dito isso, O Conselho Universitário da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta sua irresignação diante da decisão judicial que suspendeu a Sessão Solene do Conselho Universitário (CONSUNI) convocada para realizar a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, considerando que a instituição seguiu com rigor e de forma transparente as normativas para concessão de títulos dessa natureza. A concessão do título honorífico ao ex-presidente foi motivada pelo compromisso do seu governo com a expansão, interiorização do ensino público superior e promoção da equidade pela via da educação, fatos que lhe conferem o título de fundador da UFRB. 

O CONSUNI espera que se garanta a preservação do respeito à autonomia das instituições de ensino superior público, no exercício de suas funções, ao tempo em que convoca a sua comunidade acadêmica para a defesa da universidade pública, gratuita de qualidade e aberta a comunidade, bem como da democracia e o Estado Democrático de Direito.

Cruz das Almas, 23 de agosto de 2017.

Conselho Universitário da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).



UFRB seleciona professores para curso de Especialização em Mineração e Meio Ambiente

22 de Agosto de 2017, 16:26, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), divulga o processo seletivo para professores formadores do Curso de Especialização em Mineração e Meio Ambiente.

As inscrições seguem abertas até o dia 28 de agosto por meio do formulário no site da SEAD, no qual o candidato deve anexar os documentos solicitados no formato PDF. A análise e avaliação das inscrições serão realizadas baseadas na análise do Currículo Lattes conforme barema que consta no edital. 

Regida pelo Edital nº 08/2017 a seleção conta com 09 bolsas de professores formadores nos eixos temáticos: A) Recursos naturais com ênfase em impactos ambientais; B) Gestão socioambiental; C) Recuperação de áreas degradadas.

O candidato deve possuir formação superior, possuir, no mínimo, pós-graduação lato sensu no curso optado e/ou área afim; possuir experiência de docência ou de pesquisa na área optada; ter, no mínimo, um ano de exercício docente em instituição pública ou privada. 

A bolsa é R$ 1.300 para Professor Formador I, que tenha experiência comprovada a partir de 03 (três) anos no magistério superior; e de R$ 1.100 para Professor Formador II, com formação em nível superior e experiência de 01 (um) ano no magistério superior, ou a formação ou a vinculação em programa de pós-graduação, de mestrado ou doutorado.

A carga horária exigida pelo edital é de 20 horas semanais para desenvolver as atividades a distância e na sede da SEAD, incluindo sábados (quando for o caso). As vagas são de caráter temporário na condição de bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), não caracterizando vínculo empregatício com a UFRB ou com a UAB.

O início das atividades para os selecionados está previsto para setembro de 2017. O resultado provisório estará disponível online a partir do dia 30 de agosto de 2017 no site da SEAD.

Confira o Edital Interno Nº 08/2017  e  o Formulário de Inscrição.  

Mais informações: www.ufrb.edu.br/sead

Informações adicionais deverão ser solicitadas, exclusivamente, por meio do e-mail:  [email protected]

 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres