Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB realiza pesquisa on-line sobre percepção da presença indígena na instituição

24 de Setembro de 2021, 15:10, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}4Fhdmcsa3n0{/youtube}

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realiza a pesquisa on-line “Percepção da Comunidade Acadêmica acerca da Presença Indígena na UFRB”, com fins de orientar sua política de ações afirmativas e de permanência dos povos tradicionais que ingressam no ensino superior na instituição.

A pesquisa é direcionada aos alunos, professores, técnicos administrativos e terceirizados sobre os povos indígenas na instituição. Esse levantamento possibilitará melhor direcionamento das ações afirmativas destinadas aos povos originários na UFRB.

A pesquisa foi idealizada pelo Coletivo de Estudantes Indígenas na UFRB e pelos professores Jurema Machado (antropóloga, presidente do conselho diretor da Associação Nacional de Ação Indigenista) e Fabrício Lyrio Santos (Mestrado em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas e Licenciatura em História), em parceria com a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE).

Colabore respondendo a pesquisa. O tempo médio para resposta é de cinco minutos.



Iogurte de cogumelo, pesquisa espacial e mau hálito no Univerciência deste sábado (25)

24 de Setembro de 2021, 11:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Neste sábado (25) o Univerciência mostra um novo iogurte feito à base de cogumelo e seus benefícios ao organismo. O programa apresenta também um projeto de microrrede elétrica inteligente para modernização do Centro Espacial de Alcântara e a construção de um novo instrumento de pesquisa astronômica. Ainda nesta edição, vamos mostrar um dispositivo a partir de garrafas pet para a limpeza da língua evitando o mau hálito. No‌ ‌ar‌ ‌pela‌ ‌TVE‌ ‌aos‌ ‌sábados,‌ ‌às‌ ‌14h30,‌ ‌o‌ ‌programa‌ ‌tem‌ ‌horários‌ ‌alternativos‌ ‌às‌ ‌segundas-feiras,‌ ‌às‌ ‌20h,‌ ‌e‌ ‌quartas-feiras,‌ ‌às‌ ‌7h30.‌

O consumo do cogumelo começa a cair no gosto do brasileiro. O programa vai mostrar o trabalho de pesquisador do Instituto Federal Baiano que criou um iogurte, feito com pó de cogumelo, que promete diversos benefícios à saúde. Um dos objetivos principais do projeto é estimular o enriquecimento protéico da dieta dos consumidores, uma vez que o alimento é rico neste tipo de nutriente.

O projeto de microrrede elétrica inteligente desenvolvido para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado na cidade de Alcântara (MA), vai garantir mais segurança no fornecimento de energia, além de utilizar uma fonte renovável para geração de energia em um dos espaços mais importantes do Centro Espacial, sobretudo nos momentos de lançamentos de foguetes e satélites. A construção e o desenvolvimento da microrrede de energia elétrica inteligente que atenderá cargas críticas nas dependências internas do CLA faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Equatorial Energia e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e conta com o Instituto de Energia Elétrica (IEE) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) como parceiro tecnológico de desenvolvimento. O projeto conta também com as parcerias da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O Univerciência vai mostrar também que nos últimos 12 meses, 10 novos planetas foram descobertos, não necessariamente semelhantes à Terra, por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estudo do universo pode nos ajudar a solucionar alguns mistérios que até hoje existem para a ciência, como a formação dos planetas e suas características. A UFRN atualmente integra um consórcio internacional para a construção de um novo instrumento de pesquisa astronômica, a fim de descobrir novos planetas com características semelhantes à Terra.

O mau hálito pode ser motivado por diversos fatores e uma das causas é a saburra lingual, uma substância esbranquiçada que fica na superfície da língua. Existem produtos específicos para efetuar essa limpeza, inclusive a própria escova dental é uma opção. Porém, ela pode gerar incômodos, como náuseas, e os outros dispositivos podem ser considerados caros para muitas famílias. Em busca de uma solução simples, ecológica, acessível e eficaz, uma pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) elaborou um dispositivo confeccionado a partir da reutilização de garrafas pet, cortadas em formato adequado para limpeza e sem risco de danos à língua do paciente. O invento já tem um pedido de patente em andamento.

O programa Univerciência tem a participação de instituições de ensino de todos os estados nordestinos a partir da parceria entre universidades, institutos e televisões públicas da região. A produção do conteúdo é colaborativa e a veiculação acontece em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras, das universidades e dos institutos na Internet.



UFRB inscreve interessados em cinco mestrados com oferta de 85 vagas

23 de Setembro de 2021, 13:42, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) anuncia a abertura de processos seletivos para alunos regulares em programas de pós-graduação, em nível de mestrado, nos cursos de Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social; Comunicação, Mídia e Formatos Narrativos; Arqueologia e Patrimônio Cultural; em Ciências Sociais, Cultura, Desigualdade e Desenvolvimento; e Zootecnia, com ingresso no semestre 2022.1, previsto para começar em 07 de março de 2022.

As inscrições dos interessados acontecem por meio digital, no Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA) - Processos Seletivos - Stricto Sensu da instituição, anexando a documentação exigida nos editais, também disponíveis no SIGAA. Não haverá cobrança de taxa de inscrição para os processos seletivos.

Dentre as oitenta e cinco vagas ofertadas, em cinco editais diferentes, existem vagas destinadas à política de cotas, amparado pela Resolução CONAC 033/2018, a qual dispõe sobre o sistema de cotas raciais para o acesso e outras políticas de ações afirmativas para a permanência de estudantes negros, quilombolas, indígenas, pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis) e pessoas com deficiência em todos os cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; e para servidores técnico-administrativos do quadro efetivo da instituição.

Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social

Para o processo seletivo do curso de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (PPGGPPSS), são oferecidas 21 vagas distribuídas em três linhas de pesquisa do programa: Gestão em Segurança Social, Gestão de Políticas Ambientais e Gestão de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação. O curso será ministrado, presencialmente, no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), em Cruz das Almas. As inscrições começam dia 1º de outubro e seguem até o dia 1º de novembro de 2021.

Mais informações sobre o curso em ufrb.edu.br/mpgestaoppss.

Mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural

Para o processo seletivo do curso de Mestrado em Arqueologia e Patrimônio Cultural (PPGap), são oferecidas 20 vagas distribuídas em 10 para a área de concentração Arqueologia e 10 para a área de concentração Patrimônio Cultural. O curso é vinculado ao Centro Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira. As inscrições vão acontecer no período de 1º a 29 de outubro.

Mais informações sobre o curso em ufrb.edu.br/ppgap.

Mestrado em Comunicação, Mídia e Formatos Narrativos

Para o processo seletivo do curso de Mestrado em Comunicação, Mídia e Formatos Narrativos são oferecidas 16 vagas, divididas entre as linhas de pesquisa Comunicação e Memória (oito vagas); e Mídia e Sensibilidades (oito vagas). O curso é vinculado ao Centro Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira. As inscrições começam dia 1º de outubro e seguem até o dia 1º de novembro de 2021.

Mais informações sobre o curso em ufrb.edu.br/ppgcom.

Mestrado em Ciências Sociais, Cultura, Desigualdade e Desenvolvimento

Para o processo seletivo do curso de Mestrado em Ciências Sociais, Cultura, Desigualdade e Desenvolvimento são oferecidas 16 vagas, divididas nas linhas de pesquisa Identidade e Diversidade Cultural; e Desenvolvimento e Políticas Públicas. O curso é vinculado ao Centro Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira. As inscrições começam dia 4 de outubro e seguem até o dia 1º de novembro de 2021.

Mais informações sobre o curso em ufrb.edu.br/pgcienciassociais.

Mestrado em Zootecnia

Para o processo seletivo do curso de Mestrado em Zootecnia são oferecidas doze vagas, com três linhas de pesquisa Produção e Nutrição de Ruminantes e Forragicultura; Produção e Nutrição de Animais Não Ruminantes e Aquicultura; e Biotecnologias na Produção Animal. O curso é ofertado pelo Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), em Cruz das Almas. As inscrições começam dia 1º de outubro e seguem até o dia 1º de novembro de 2021.

Mais informações sobre o curso em ufrb.edu.br/pgcienciaanimal.



UFRB inscreve alunos de graduação no Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual

22 de Setembro de 2021, 17:04, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), anuncia a abertura de inscrições para alunos de graduação de outras universidades baianas no Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual da instituição, para o semestre letivo 2021.1, previsto para iniciar em 01 de novembro próximo.

As inscrições são para estudantes de graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB) interessados nas 394 vagas, distribuídas entre 90 componentes curriculares, dos cursos de graduação da UFRB.

As inscrições estarão abertas até 04 de outubro, através do formulário on-line, anexando a documentação exigida no Edital PROGRAD Nº 030/2021. Não serão cobradas taxas de inscrições.

O estudante participante da mobilidade estudantil em atividades não presenciais terá vínculo temporário com a UFRB (receptora) e se submeterá integralmente às suas regras administrativas.

Seleção

A seleção consistirá na análise da documentação a ser realizada pelo Núcleo de Programas e Projetos da PROGRAD e na apreciação do pleito a ser feita pelos Colegiados dos Cursos de Graduação pleiteados pelos alunos.

Leia o Edital PROGRAD Nº 030/2021.

Mais informações no site ufrb.edu.br/nuprop.

Resolução disciplina a mobilidade

O Conselho Acadêmico (CONAC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou a Resolução Nº 30/2021, que dispõe sobre a instituição do Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual para os cursos de graduação e pós-graduação da instituição.

O Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual da UFRB caracteriza-se por oportunizar aos alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da UFRB e aos alunos de outras instituições, realizarem atividades acadêmicas, curriculares e/ou extracurriculares, em parceria com outras instituições, nacionais ou internacionais, em formato não presencial.

A aprovação da resolução do CONAC atende ao interesse comum em viabilizar a mobilidade estudantil de componentes curriculares e atividades complementares de ensino não presenciais na graduação e na pós-graduação, a fim de proporcionar aos seus estudantes a continuidade dos estudos em Instituição de Ensino Superior diferente daquela em que estão regularmente matriculados em cursos de Graduação e Pós-Graduação, em âmbito, nacional e internacional.

Segundo a Resolução, a Mobilidade Acadêmica Virtual poderá ser realizada em concomitância às atividades do curso de origem, condicionada à compatibilidade de horário.

Poderão participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual: (1) os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da UFRB; (2) os alunos de graduação e pós-graduação matriculados em Instituição de Ensino Superior (IES), nacional ou internacional, conveniadas à UFRB; (3) e alunos vinculados aos Programas de Mobilidade Virtual estabelecidos pelas Redes das quais a UFRB faz parte.

“A aprovação da Resolução é de total relevância para nossos estudantes”, explica Deise da Silva dos Santos, gestora do Núcleo de Gestão de Programas e Projetos, da UFRB já que “possibilita a eles participarem de editais de mobilidade virtuais das instituições parceiras e terem essa experiência registrada em seu histórico escolar, sendo que, para isso deverão seguir as regras estabelecidas no edital de seleção da IES de interesse.

Além disso, diferente da modalidade presencial desse programa (Mobilidade Acadêmica) que limita a matrícula na instituição anfitriã, neste formato os nossos estudantes poderão cursar, concomitantemente, componentes curriculares tanto na UFRB, quanto na instituição escolhida”.

Para participar da Mobilidade Acadêmica Virtual o aluno do curso de graduação presencial ou à distância da UFRB deve ter integralizado, com aprovação, 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso de origem.

Os alunos dos cursos de pós-graduação da UFRB devem seguir o Regimento interno do programa em que estejam matriculados.

Instituições conveniadas

Além das instituições que fazem parte do Convênio Andifes e que ofertam vagas por meio do Programa Promover, os alunos poderão participar dos editais de Mobilidade Virtual lançados pela UFBA, UFOB, UFSB, IFBA, IFBAIANO, UEFS, UESB, UNEB e UESC. 

Leia a Resolução Nº 30/2021.



UFRB divulga resultado do processo seletivo da Educação do Campo 2021

22 de Setembro de 2021, 11:11, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) publicou o resultado do processo seletivo da Educação do Campo, para ingresso no semestre 2021.1.

Os candidatos convocados devem providenciar a documentação para a matrícula, que acontece em duas etapas. A primeira etapa é a pré-matrícula on-line, de 01 a 06 de outubro de 2021, no Sistema de Matrícula da UFRB.

Os aprovados devem acessar o sistema, inserir o número de CPF e fazer o upload dos documentos: documento oficial de identificação com foto; certificado e histórico escolar; certificado de quitação militar (apenas para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos); e demais documentos e/ou arquivos (vídeo e fotos) para as aferições de acordo com a modalidade de reserva de vagas que foi convocado.

Para os aprovados que optaram pelas vagas reservadas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, é necessário informar na pré-matrícula on-line se prefere ser aferido por meio do CadÚnico do Governo Federal, ou por meio de envio de documentos que comprovem a renda de cada membro da família.

A segunda etapa da matrícula é a confirmação on-line, que ocorrerá de 27 de outubro a 01 de novembro de 2021.

Heteroidentificação por vídeo e fotos

A novidade da pré-matrícula on-line na UFRB é o procedimento de heteroidentificação por vídeo e fotos. Os candidatos aprovados que optaram pelas vagas reservadas à pretos e pardos deverão enviar, no ato da pré-matrícula, um vídeo e duas fotos (frontal e perfil) para o procedimento de heteroidentificação. As instruções técnicas estão descritas no Edital PROGRAD Nº 021/2021 e no tutorial no final da matéria.

Início das Aulas

O início das aulas para o semestre 2021.1 está previsto para o dia 01 de novembro de 2021, de acordo com o Calendário Acadêmico.

Informe-se

Leia o Edital PROGRAD Nº 021/2021 e o Aditivo Nº 01.

Confira a relação de aprovados.

Confira as etapas e documentos para a matrícula de acordo com a modalidade do candidato.

Acesse diariamente o site do Prosel: ufrb.edu.br/prosel.

Receba as novidades dos processos seletivos da UFRB no seu celular acessando o canal do Prosel no Telegram: https://t.me/proselufrb.

Tire suas dúvidas via chat na Central de Atendimento.

tutorial heteroidentificacao



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil