Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB manifesta profundo pesar pelo falecimento do estudante Nicolas Souza da Silva

10 de Setembro de 2021, 18:46, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta profundo pesar pelo falecimento do estudante Nicolas Souza da Silva, do curso de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Campus Cruz das Almas, ocorrida ontem, 09 de setembro.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



Escorpiões, circuitos de celulares e exercícios para diabéticos no Univerciência

10 de Setembro de 2021, 11:59, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}qmaH23MBb8I{/youtube}

Neste sábado (11) o Univerciência vai falar sobre acidentes com escorpiões e os registros epidemiológicos, e mostrar também o trabalho de pesquisadores, que criaram uma máquina para produzir placas de circuitos de celulares. A atração traz ainda um programa de exercício físico supervisionado para diabéticos e vai contar um pouco da história da Chapada Diamantina. No‌ ‌ar‌ ‌pela‌ ‌TVE‌ ‌aos‌ ‌sábados,‌ ‌às‌ ‌14h30,‌ ‌o‌ ‌programa‌ ‌tem‌ ‌horários‌ ‌alternativos‌ ‌às‌ ‌segundas-feiras,‌ ‌às‌ ‌20h,‌ ‌e‌ ‌quartas-feiras,‌ ‌às‌ ‌7h30.‌

O isolamento social promovido pela pandemia do coronavírus e o home office promoveram o aumento de 15% a 25% da geração de resíduos sólidos residenciais. Considerando que as pessoas estão ficando mais em casa, consumindo e produzindo mais lixo doméstico, o risco de acidentes causados por escorpiões tem aumentado, e o Estado da Bahia tem mostrado o maior índice de escorpionismo da Região Nordeste. O programa vai mostrar um estudo feito pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sobre os aspectos clínicos e epidemiológicos dos registros de acidentes causados por escorpiões, examinando diferenças espaciais e influências ambientais antes e durante a pandemia de COVID-19.

O Univerciência vai mostrar também o trabalho de alunos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), que criaram uma máquina para produzir placas de circuitos de celulares. O trabalho surgiu a partir da necessidade da criação de placas de circuito impresso no próprio laboratório de engenharia elétrica, uma vez que muitos pesquisadores l quando estavam realizando suas pesquisas, necessitavam prototipar circuitos eletrônicos em Placas de Circuito Impresso (PCIs). O projeto busca desenvolver uma máquina CNC de baixo custo para confeccionar as placas no próprio laboratório, sem a necessidade de fabricar os circuitos através de empresas. Os idealizadores do projeto afirmam que a invenção possibilita diversas atividades em várias áreas.

O telespectador vai conhecer ainda o programa Doce Vida, da Universidade de Pernambuco (UPE), único programa no Norte/Nordeste que atende diabéticos com o objetivo de controlar a doença por meio do exercício físico supervisionado. Além de um projeto de extensão, o programa desenvolve diversas pesquisas dentro do tema e procura melhorar o controle glicêmico por meio da prescrição do exercício físico baseada em evidências científicas. Em mais de 10 anos de existência, o programa já atendeu centenas de diabéticos da região metropolitana do Recife.

Nesta edição, o Univerciência vai mostrar uma pesquisa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que mostra um pouco da história da Chapada Diamantina, a partir da análise da importância econômica deste parque nacional durante o século 19, período onde o extrativismo de minérios foi reformulado no Brasil, com a chegada da família real portuguesa. Por meio de leitura e transcrição da documentação primária de arquivos públicos municipais, o trabalho pontua o início da exploração de diamantes no entorno dos rios Mucugê e Cumbucas. A organização econômica baseada em pasto para gado deu espaço para o surgimento de uma mineração em larga escala e os reflexos podem ser vistos até hoje na economia local.

O programa Univerciência tem a participação de instituições de ensino de todos os estados nordestinos a partir da parceria entre universidades, institutos e televisões públicas da região. A produção do conteúdo é colaborativa e a veiculação acontece em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras, das universidades e dos institutos na Internet.

Onde assistir

Sábado, 11/09, às 14h30, no canal do Youtube da TVE.

Segunda, 13/09, às 10h, no canal do Youtube da TV UFRB.



Estudantes da UFRB têm até o dia 16/09 para se candidatar à bolsa de extensão

9 de Setembro de 2021, 14:52, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), seleciona estudantes de graduação da instituição para atuarem no Núcleo de Comunicação (Nucom) e no Núcleo de Gestão de Documentação (Nugedoc) da PROEXT. As regras do processo seletivo estão estabelecidas no Edital Nº 11/2021.

As incrições devem ser feitas, exclusivamente, por meio de formulário de inscrição online. No total, estão disponíveis três bolsas, no valor de R$ 400,00, para o período entre outubro de 2021 e junho de 2022. Duas bolsas são para atuação no Nugedoc/Proext, uma bolsa é para atuação no Nucom/Proext.

Estudantes de Artes Visuais, Comunicação Social - Jornalismo, Cinema e Audiovisual e Publicidade e Propaganda podem se candidatar para a bolsa de extensão do Nucom. Estudantes de Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas e Engenharia de Computação podem se canditar para as vagas do Nugedoc.

Possíveis dúvidas serão esclarecidas pela equipe do Núcleo de Projetos e Programas da Proext, pelo e-mail [email protected]. Todas as etapas da seleção deverão ser acompanhadas no menu “seleções” da página da Proext.

Leia o Edital N º 11/2021.

Mais informações no site ufrb.edu.br/proext/selecoes.



UFRB celebra convênio com a SEC-BA para a realização de estágios em escolas estaduais

8 de Setembro de 2021, 13:13, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

estagio sec

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) assinou convênio com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), nesta última sexta, dia 10, para a realização de estágios obrigatórios não remunerados para formação dos graduandos em cursos de Licenciatura da instituição.

Participaram do ato, o reitor da UFRB, professor Fábio Josué Santos, o secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues, o coordenador de Programas e Projetos Estratégicos da SEC-BA, Marcius Gomes, e o coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Complexos Integrados de Educação (CIEs), Robson Costa.

A vigência do convênio é de cinco anos a partir da assinatura do convênio e vale até 2026, sendo possível a sua prorrogação por termo aditivo.

O objetivo do convênio reforça, principalmente, o compromisso institucional da UFRB com a formação de professores e a capilaridade geográfica dos cursos de licenciaturas, localizados nos Campi inseridos nos territórios de identidade Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Portal do Sertão.

O reitor da UFRB, Fábio Josué, disse que a ação chega para estabelecer uma relação ainda mais forte entre a universidade e as escolas. “Celebramos uma ação extremamente importante, que vai facilitar uma relação direta com os nossos cursos de graduação e escolas estaduais. Até então, a realização de estágio necessitava de um convênio específico com cada escola e, com esse instrumento, conseguimos fazer a parceria de forma única, celebrando a possibilidade dos estágios ocorrerem em todas escolas e isso facilita muito do ponto de vista burocrático”.

Para a pró-reitora de Graduação, Karina Cordeiro, o convênio, ora celebrado, amplia a segurança de aspectos formais para a atuação da comunidade discente nos estágios voltados à formação docente, afinal: “é preciso lembrar que aproximadamente 33% de nossos estudantes estão vinculados aos cursos de licenciaturas, o que demonstra a relevância desse ato interinstitucional que também caracteriza, pelo ineditismo, o elevado diálogo entre a UFRB e a SEC-BA, que tem viabilizado parcerias importantes com nossa Universidade”.

Para o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, a iniciativa qualifica ainda mais a formação dos futuros professores e ajuda no desenvolvimento das comunidades escolares. “Estamos fortalecendo a relação entre a Educação Superior com a Educação Básica. Vale lembrar que uma não existe sem a outra. A formação base de nossos professores está nas universidades, então com este convênio a UFRB e escolas estaduais vai poder estreitar essa relação de forma alinhada e combinada".

A concepção formativa e educativa do estágio nos cursos de Licenciatura da UFRB busca favorecer a aprendizagem pela práxis, articulando a educação oferecida nos cursos às diferentes possibilidades de formação disponibilizadas em campos de prática no mundo do trabalho, ou seja, as escolas, locais onde o aluno exercerá suas atividades na busca de enfrentamento do desafio de “aprender a fazer”.

Cursos atendidos

Em todos os Centros de Ensino da UFRB são ofertados cursos de licenciatura, o que evidencia o caráter institucional e a valorização da formação de professores como ação prioritária da Universidade. Em Cruz das Almas, no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) é ofertada a licenciatura em Biologia; e no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) a licenciatura em Matemática na modalidade Educação a Distância.

Em Feira de Santana, no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) é ofertada a licenciatura em Educação do Campo com Habilitações em Matemática e Ciências.

Em Cachoeira, o Centro de Humanidades, Artes e Letras (CAHL) tem as licenciaturas em Artes Visuais, em Ciências Sociais e em História. Em Santo Amaro, o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) oferta as licenciaturas em Música Popular Brasileira e Interdisciplinar em Artes.

Em Amargosa, o Centro de Formação de Professores (CFP) oferta as licenciaturas em Educação do Campo: Ciências Agrárias, em Educação Física, em Filosofia, em Física, em Libras/Letras/Língua Estrangeira, em Matemática, em Pedagogia e em Química.



Professora da UFRB recebe menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2021

6 de Setembro de 2021, 14:48, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A vice-coordenadora de Licenciatura em Pedagogia, professora Maria Aparecida da Silva Andrade, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Amargosa, recebeu menção honrosa na 16ª edição do Prêmio CAPES de Tese. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

A divulgação dos vencedores aconteceu em edição do Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira, 03. A lista contém os 49 trabalhos selecionados e outros 92 indicados para menção honrosa.

Maria Aparecida da Silva Andrade é lotada no Centro de Formação de Professores (CFP), foi egressa da UFRB no curso de Licenciatura em Biologia, prestou monitoria voluntária da disciplina de anatomia humana nos semestre de 2010.1 e 2010.2. Fez mestrado em Ensino, Filosofia e História Ciências Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA-UEFS), trabalhando com o tema Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Questões Sociocientíficas.

Ela atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial /Conexões de Saberes Socioambientais (PET), desenvolvendo projetos na área do ensino de ciências e educação ambiental. Aprovada em concurso é professora assistente da UFRB.

A sua tese em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA-UEFS) é “Diálogos entre a abordagem de questões sociocientíficas sob o enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e a pedagogia freireana na formação de professores/as de ciências para os anos iniciais”.

A tese teve como orientadora a professora doutora Rosiléia Oliveira de Almeida; e coorientadora, a professora doutora Dália Melissa Conrado.

Pesquisa

A pesquisa de Maria Aparecida teve como objetivo principal a análise das contribuições da convergência da abordagem de questões sociocientíficas sob o enfoque CTSA e a pedagogia freireana na formação de professores de Ciências para os anos iniciais. Para isso, ela partiu dos pressupostos teóricos estudados, elaboramos uma sequência didática, orientada pela pedagogia freireana e pelo ensino baseado em Questões Sociocientíficas na perspectiva CTSA, visando à aprendizagem de conceitos, bem como à formação crítica e reflexiva dos/as licenciandos/as de um curso de Pedagogia.

A tese aborda que se observou que os/as licenciandos/as ressignificaram a visão sobre determinados conteudos a partir da abordagem na perspectiva CTSA e na pedagogia freireana, através do contato intenso com os temas estudados, desvelando múltiplas relações CTSA envolvidas nos temas e transitando de uma perspectiva puramente biológica para uma visão mais ampliada e questionadora.

“Além disso, percebemos entre os/as licenciandos/as a adoção de uma postura investigativa, bem como o desencadeamento do posicionamento crítico e político frente aos problemas que enfrentam nas suas comunidades, construindo um perfil de professor (a) apto (a) para o enfrentamento das necessidades da sociedade atual”, explica a professora.

Ao abordar uma perspectiva interdisciplinar, a tese contribui para o enfrentamento de dificuldades existentes na formação polivalente do pedagogo, auxiliando no diálogo necessário à uma prática de ensino dialógica e transformadora”.

Prêmio Capes

O Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006, ele abrange todas as áreas de conhecimento que têm um representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu. Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da CAPES na pós-graduação brasileira.

Confira os premiados.

Com informações de Brasília (Redação CCS/CAPES).



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog