Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB celebra convênio com a SEC-BA para a realização de estágios em escolas estaduais

8 de Setembro de 2021, 13:13 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado uma vez

estagio sec

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) assinou convênio com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), nesta última sexta, dia 10, para a realização de estágios obrigatórios não remunerados para formação dos graduandos em cursos de Licenciatura da instituição.

Participaram do ato, o reitor da UFRB, professor Fábio Josué Santos, o secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues, o coordenador de Programas e Projetos Estratégicos da SEC-BA, Marcius Gomes, e o coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Complexos Integrados de Educação (CIEs), Robson Costa.

A vigência do convênio é de cinco anos a partir da assinatura do convênio e vale até 2026, sendo possível a sua prorrogação por termo aditivo.

O objetivo do convênio reforça, principalmente, o compromisso institucional da UFRB com a formação de professores e a capilaridade geográfica dos cursos de licenciaturas, localizados nos Campi inseridos nos territórios de identidade Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Portal do Sertão.

O reitor da UFRB, Fábio Josué, disse que a ação chega para estabelecer uma relação ainda mais forte entre a universidade e as escolas. “Celebramos uma ação extremamente importante, que vai facilitar uma relação direta com os nossos cursos de graduação e escolas estaduais. Até então, a realização de estágio necessitava de um convênio específico com cada escola e, com esse instrumento, conseguimos fazer a parceria de forma única, celebrando a possibilidade dos estágios ocorrerem em todas escolas e isso facilita muito do ponto de vista burocrático”.

Para a pró-reitora de Graduação, Karina Cordeiro, o convênio, ora celebrado, amplia a segurança de aspectos formais para a atuação da comunidade discente nos estágios voltados à formação docente, afinal: “é preciso lembrar que aproximadamente 33% de nossos estudantes estão vinculados aos cursos de licenciaturas, o que demonstra a relevância desse ato interinstitucional que também caracteriza, pelo ineditismo, o elevado diálogo entre a UFRB e a SEC-BA, que tem viabilizado parcerias importantes com nossa Universidade”.

Para o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, a iniciativa qualifica ainda mais a formação dos futuros professores e ajuda no desenvolvimento das comunidades escolares. “Estamos fortalecendo a relação entre a Educação Superior com a Educação Básica. Vale lembrar que uma não existe sem a outra. A formação base de nossos professores está nas universidades, então com este convênio a UFRB e escolas estaduais vai poder estreitar essa relação de forma alinhada e combinada".

A concepção formativa e educativa do estágio nos cursos de Licenciatura da UFRB busca favorecer a aprendizagem pela práxis, articulando a educação oferecida nos cursos às diferentes possibilidades de formação disponibilizadas em campos de prática no mundo do trabalho, ou seja, as escolas, locais onde o aluno exercerá suas atividades na busca de enfrentamento do desafio de “aprender a fazer”.

Cursos atendidos

Em todos os Centros de Ensino da UFRB são ofertados cursos de licenciatura, o que evidencia o caráter institucional e a valorização da formação de professores como ação prioritária da Universidade. Em Cruz das Almas, no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) é ofertada a licenciatura em Biologia; e no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) a licenciatura em Matemática na modalidade Educação a Distância.

Em Feira de Santana, no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) é ofertada a licenciatura em Educação do Campo com Habilitações em Matemática e Ciências.

Em Cachoeira, o Centro de Humanidades, Artes e Letras (CAHL) tem as licenciaturas em Artes Visuais, em Ciências Sociais e em História. Em Santo Amaro, o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) oferta as licenciaturas em Música Popular Brasileira e Interdisciplinar em Artes.

Em Amargosa, o Centro de Formação de Professores (CFP) oferta as licenciaturas em Educação do Campo: Ciências Agrárias, em Educação Física, em Filosofia, em Física, em Libras/Letras/Língua Estrangeira, em Matemática, em Pedagogia e em Química.


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/6274-ufrb-celebra-convenio-com-a-sec-ba-para-a-realizacao-de-estagios-em-escolas-estaduais

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil