Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Nota de esclarecimento sobre o atraso dos salários dos funcionários terceirizados

22 de Julho de 2016, 14:45, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) vem a público prestar esclarecimentos acerca do atraso dos salários dos funcionários terceirizados vinculados às empresas DSP (Limpeza), ATENTO (Vigilância) e LOCRHON (Portaria e Apoio Administrativo).

De acordo com cláusula contratual, claramente expressa nos instrumentos celebrados com as empresas que prestam serviços terceirizados nesta Universidade, o pagamento dos salários dos funcionários deverá ser realizado até o 5º dia útil de cada mês.

A não realização do pagamento no prazo estipulado em contrato incorre nas penalidades de advertência, multa e, em persistindo as irregularidades, rescisão unilateral do contrato.

Vale ressaltar que ao assinar o contrato, a empresa se responsabiliza em assumir o pagamento dos seus funcionários rigorosamente em dia, por até 03 meses, independente de a Universidade ter quitado a fatura correspondente ao mês que está sendo pago.

Mesmo considerando a crise orçamentária e financeira que vem passando as universidades, a UFRB tem envidado esforços para garantir o cumprimento das suas obrigações contratuais.

A UFRB manifesta sua indignação diante dos atrasos nos salários dos funcionários terceirizados, não coadunando com estas práticas, tendo em vista a atenção que sempre dispensou ao cumprimento das suas obrigações enquanto contratante destes serviços e espera que esta situação se normalize com a maior brevidade possível. 



Mestrado Profissional em Educação do Campo abre seleção para aluno especial

20 de Julho de 2016, 17:55, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas para o processo seletivo visando à ocupação das vagas de Aluno Especial, a serem oferecidas no semestre letivo 2016.2. São ofertadas 36 vagas, preferencialmente para profissionais da educação e educadores do campo que tenham as escolas do campo e as comunidades rurais como lócus de atuação profissional. O período de inscrição segue até o dia 29 de julho.

Os interessados devem requerer sua inscrição pessoalmente ou por meio de procuração, na sede do Colegiado da Educação do Campo, localizado no Pavilhão Administrativo do Centro de Formação de Professores, campus da UFRB em Amargosa. O programa não cobra taxa de inscrição ou de matrícula. O candidato pode se inscrever em até dois componentes curriculares, inscrevendo-se separadamente em cada um deles. Para a seleção, é preciso ter concluído curso de graduação e apresentar perfil de atuação profissional e política com aderência à área nos últimos dois anos.

A seleção ocorrerá em única etapa eliminatória constituída de Análise Documental, em que serão avaliados a Carta de Intenção (peso 7) e o Currículo (peso 3). O resultado será divulgado no dia 08 de agosto, no site do Programa. O preenchimento completo do número de vagas dependerá do desempenho dos candidatos no processo seletivo. A matrícula acontece no período de 10 a 12 de agosto, na coordenação do curso.

Sobre o curso – Trata-se do primeiro Mestrado em Educação do Campo existente no Brasil. Tem por propósito intermediar o diálogo entre a diversidade camponesa e o fazer pedagógico. Para tanto, o curso abrange duas linhas de pesquisa: 1- Formação de Professores e Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo e 2 - Trabalho, Movimentos Sociais e Educação.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/educampo.

Dúvidas: [email protected] ou (75) 3634-3921.



IV Reconcitec: inscrições para edição 2016 começam nesta quarta-feira, 20

19 de Julho de 2016, 18:41, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Estarão abertas a partir desta quarta-feira, 20 de julho, as inscrições para a IV Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – Reconcitec. O evento é promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e será realizado no período de 30 de novembro a 02 de dezembro, no campus de Cruz das Almas. As inscrições são feitas, exclusivamente, pela internet no site www.ufrb.edu.br/reconcitec.

O prazo para inscrição de participantes no evento vai até 09 de outubro. Não haverá inscrições presenciais. Podem participar toda a comunidade acadêmica da UFRB e externa, incluindo servidores e discentes de outras instituições de ensino, pesquisadores de institutos, funcionários de empresas público-privadas, representantes dos Colegiados Territoriais e outros interessados. Este ano, a comissão organizadora espera registrar um público entre 5 a 8 mil pessoas.

Já para submissão de trabalhos o prazo é até 09 de setembro. Será aceito no máximo um trabalho por autor principal. Não há limites para trabalhos em co-autoria. Os trabalhos serão avaliados pela comissão científica da IV Reconcitec. Serão selecionados 800 trabalhos para apresentação em forma de pôster e 200 para comunicação oral. Os resumos devem ser enviados em Língua Portuguesa, indicando a subárea de conhecimento do trabalho. Confira as normas.

A edição de 2016 terá como tema “Educação, Desenvolvimento e Integração Social”. A programação constará de palestras, minicursos, exposições científicas e apresentações de trabalhos nas formas orais e pôsteres. Também foram incorporados à programação deste ano o X Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, o II Simpósio de Extensão, Seminário de Permanência Estudantil, o Seminário de Educação Tutorial e a IV Feira Acadêmica de Economia Solidária (IV FAESOL).

Realizada pelas pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), de Graduação (PROGRAD) e de Extensão (PROEXT) da UFRB, a IV Reconcitec tem o apoio do Governo do Estado através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Ministério da Educação (MEC) através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (75) 3621-2002.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/reconcitec



Grupo NEGRAS da UFRB lança primeira edição do Caderno Sisterhood

19 de Julho de 2016, 17:17, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde (NEGRAS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lança a primeira edição do Caderno Sisterhood. Com periodicidade semestral, a publicação acadêmica tem como objetivo contemplar temas de interesse da comunidade negra, particularmente temas pouco discutidos e polêmicos, que são abordados sob a perspectiva e o olhar de ativistas negras.

“O Sisterhood será um espaço para que as mulheres negras possam expressar as suas formas de ver o mundo por meio de diversas linguagens e manifestações culturais e políticas”, afirma, no editorial, Emanuelle Goes, membro do Odara - Instituto da Mulher Negra e uma das editoras da publicação. Para o primeiro número, ela explica que, além do chamamento público, foram convidadas mulheres negras que escrevem sobre o tema em blogs e revistas para colaborar com os artigos.

O tema de abertura é Mulheres Negras e Aborto: Autonomia e Liberdade. O Caderno apresenta, sob a perspectiva das mulheres negras, textos sobre o aborto desde a produção do conhecimento, a experiência vivida, o feminismo negro, a solidão durante a decisão e o percurso, o contexto da escravidão e do racismo, as redes sociais, o aborto clandestino e o luto vivido pelas mulheres que abortaram.

“É a primeira publicação em que mulheres negras têm registrada a questão do aborto sobre sua perspectiva e esta luta, neste campo de pesquisa, ainda invisibiliza as mulheres negras ao considerar o aborto como um tema universal”, diz Emanuelle.

Sobre o NEGRAS - é um grupo de estudo e pesquisa de natureza interdisciplinar que se propõe a discutir o processo saúde-adoecimento-cuidado, nas perspectivas de gênero e de raça. Como um de seus produtos, o Caderno Sisterhood tem o compromisso de incentivar e divulgar artigos científicos, resenhas, relatos de experiências, entrevistas e outras modalidades de produção que tenham como escopo a saúde da população negra e suas interfaces.

Confira a versão eletrônica do Caderno Sisterhood – 1ª edição.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/negrasccs



CCAAB divulga edital para programa de monitoria remunerada e voluntária

19 de Julho de 2016, 10:30, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Núcleo de Gestão de Ensino do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o Edital do Programa de Monitoria da Graduação. As inscrições seguem abertas até 22 de julho.

São ofertadas dez bolsas de monitoria remunerada, no valor de R$ 400 e com carga horária de 12 horas semanais. São ofertadas também 59 vagas para monitoria voluntária, carga horária de 08 (oito) horas semanais. Em função da Resolução 007/2011 do Conselho Acadêmico (CONAC) não é permitido acumular a Bolsa de Monitoria com qualquer modalidade de bolsas interna e/ou externas.

As inscrições são reservadas aos discentes regularmente matriculados em cursos de graduação ofertados pelo CCAAB. Podem se candidatar discentes regularmente matriculados no semestre, que comprovem aprovação igual ou superior a sete no componente curricular ao qual queira se candidatar. Os candidatos também devem possuir carga horária total de até 408 horas no semestre de atuação enquanto monitor.

Confira:
Edital Interno Nº 03/2016 CCAAB;
Ficha de Inscrição

Mais informações: CCAAB. 

 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog