Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB realiza pesquisa online com egressos dos cursos de graduação

27 de Abril de 2021, 21:04, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está realizando uma pesquisa de opinião entre os egressos de graduação, no formato online.

O tempo médio de resposta da pesquisa é de dois minutos, disponível no link https://bit.ly/2QAkoMw.

A pesquisa está sendo coordenada pelo Núcleo de Ensino, Integração e Êxito Acadêmico (NUEIAC) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFRB.

Segundo o Núcleo, o objetivo da pesquisa é identificar o perfil do egresso, sua situação profissional, buscando dessa forma, entender mais sobre a adequação entre a formação ofertada e as exigências do mercado de trabalho. Outro ponto que será abordado é sobre como se dá a continuidade da formação dos discentes que já passaram pela UFRB.

 Os resultados da pesquisa vão orientar as políticas de graduação da UFRB.

O formulário da pesquisa está disponível em: http://bit.ly/UFRBcm.



UFRB lamenta falecimento do professor aposentado Alício Simões Dias

26 de Abril de 2021, 16:24, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do professor aposentado Alício Simões Dias, ocorrido no dia 26 de abril.

Professor Alício atuou na antiga Escola de Agronomia, onde lecionava a disciplina Hidráulica, Irrigação e Drenagem.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos nosso apoio e solidariedade aos amigos e familiares.



UFRB realiza pesquisa online sobre cancelamento de matrículas de graduação

26 de Abril de 2021, 16:12, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está realizando uma pesquisa de opinião entre os alunos de graduação, no formato online, para descobrir os motivos que os levam a optar pelo cancelamento de matrícula na Instituição.

O tempo médio de resposta da pesquisa é de dois minutos, disponível no link http://bit.ly/UFRBcm.

A pesquisa está sendo coordenada pelo Núcleo de Ensino, Integração e Êxito Acadêmico (NUEIAC) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFRB.

Segundo o Núcleo, o objetivo da pesquisa é procurar mapear e entender os motivos que levaram o estudar a fazer o cancelamento da matrícula, dentre as opções estão as de dificuldades financeiras ou de permanência; dificuldades no ensino-aprendizagem; mudança de curso ou instituição de ensino; dificuldades em conciliar trabalho e estudo, entre outras.

Os resultados da pesquisa vão orientar as políticas de graduação da UFRB, por meio de ações pontuais que contribuam com a melhoria do ambiente acadêmico e de tentar impedir que outros estudantes optem por ter sua matrícula cancelada.

O formulário da pesquisa está disponível em: http://bit.ly/UFRBcm.



UFRB oferece 44 vagas para indígenas aldeados e remanescentes de quilombos

25 de Abril de 2021, 12:37, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), anuncia a abertura de processo seletivo especial para o preenchimento de vagas para indígenas aldeados ou moradores das comunidades remanescentes de quilombos para ingresso no semestre letivo 2020.2. As aulas estão previstas para iniciar em 28 de junho.

A UFRB oferece 44 vagas em 33 cursos de graduação aos que tenham realizado as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na edição de 2019.

As inscrições aos interessados acontecem no período de 10 a 30 de maio, por meio de preenchimento de formulário, no site de Processos Seletivos da UFRB: ufrb.edu.br/prosel.

O resultado da primeira chamada será divulgado em 02 de junho.

Matrícula dos selecionados

A matrícula compreenderá duas etapas de forma virtual: pré-matrícula e confirmação de matrícula

A pré-matrícula será realizada por meio do envio da documentação do candidato no endereço eletrônico de Processos Seletivos da UFRB (ufrb.edu.br/prosel) no período de 04 a 09 de junho.

A confirmação de matrícula será no período de 21 a 28 de junho, no site do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) da UFRB, em sistemas.ufrb.edu.br/sigaa.

Dúvidas referentes à documentação para pré-matrícula deverão ser encaminhadas ao Núcleo de Gestão de Admissão, Cadastro e Arquivo Acadêmico, no e-mail [email protected]

Mais informações no site dos Processos Seletivos da UFRB ufrb.edu.br/prosel.

Tire suas dúvidas sobre os processos seletivos da UFRB via WhatsApp.



UFRB oferece 30 vagas para pós-graduação em Política e Gestão Cultural

22 de Abril de 2021, 12:19, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre processo seletivo para ingresso de interessados no Curso de Pós-Graduação em Política e Gestão Cultural, em nível de especialização, com aulas previstas para iniciar em agosto próximo, no semestre letivo 2021.2.

As inscrições acontecem no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) até o dia 21 de maio, mediante o preenchimento de formulário e anexação da documentação exigida no Edital 01/2021.

Haverá o pagamento da taxa de inscrição no valor de 55,00 (cinquenta e cinco reais), realizado no Banco do Brasil, via GRU (Guia de Recolhimento da União). Os pedidos de isenção da taxa de inscrição serão analisados até o próximo dia 29 de abril.

São oferecidas trinta vagas, incluindo cotistas. O curso será ministrado pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI).

O curso destina-se a profissionais de nível superior com graduação em qualquer área e que atuem no campo da política e da gestão da cultura, como gestores de órgãos, espaços, coletivos culturais e instituições públicas, privadas e da sociedade civil, conselheiros de cultura, produtores culturais e artistas em geral. Os candidatos estrangeiros somente poderão participar do processo seletivo com o diploma devidamente revalidado no Brasil.

Os objetivos do curso de especialização são de contribuir para a formação de profissionais, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, para atuar no campo da organização da cultura, capacitando-os para a práticas que envolvam formulação, análise e execução de políticas culturais e a gestão de grupos, projetos culturais, instituições públicas, privadas e da sociedade civil; e contribuir para suprir a lacuna de formação profissional na área da cultura.

Também são objetivos do curso, propiciar aos estudantes uma sólida formação teórica, metodológica e prática no campo da política e da gestão da cultura; contribuir para a profissionalização, e consequentemente, para o fortalecimento do campo da cultura, especialmente nos Territórios de Identidade do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá, mediante a capacitação de seus principais atores sociais; e colaborar para a dinamização econômica no campo da cultural, especialmente nos  Territórios de Identidade do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá, através da geração em potencial de emprego e renda no campo das políticas e da gestão cultural.

Seleção

O processo de seleção incluirá duas etapas: Análise de Currículo e Carta de Intenções, ambos com caráter eliminatório. A próxima etapa é a Entrevista, de caráter classificatório, observando o mérito do interessado quanto à aderência da sua trajetória com as atividades do Curso, pertinência dos interesses pelo curso quanto ao seu desenvolvimento profissional e acadêmico, relevância de sua atuação no território, em redes, comunidades e setores artístico-culturais. 

A nota mínima para que o candidato seja classificado no exame de seleção é 7,0 (sete).

O resultado do processo seletivo será divulgado em www2.ufrb.edu.br/pgcult.

Inscrições no SIGAA.

Edital de seleção em Políticas e Gestão Cultural Nº 01/2021.

Mais informações em www2.ufrb.edu.br/pgcult.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil