Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Apresentações culturais, palestras e plantio marcam Fórum 20 de Novembro em Cruz

27 de Novembro de 2015, 13:43 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 248 vezes

Realizada no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a abertura do IX Fórum 20 de Novembro no campus de Cruz das Almas foi marcada por apresentações culturais, palestras e o ato simbólico de plantio de uma árvore. Com programação descentralizada por campi, o Fórum em Cruz das Almas se estende até esta sexta-feira, dia 27 de novembro.  

Na abertura, as atividades tiveram início com o ato simbólico de plantio de uma muda de Baobá, a árvore da memória, em frente ao Pavilhão de Aulas da Pós-Graduação. Em seguida, no Auditório da PPGCI, ocorreu a apresentação do Canto Coral UFRB e, logo após, a composição da mesa de abertura. O reitor Silvio Soglia destacou a necessidade de expressar a cor do Recôncavo e da Bahia nas ações diárias da UFRB. “Nós temos um contingente de alunos autodeclarados pretos e pardos que nos coloca na posição de uma das Universidade mais negras do Brasil. Porém, precisamos avançar com mais ações, eventos e estruturas curriculares que dêem conta dessa dimensão”, afirmou.

O evento também contou com a apresentação das Mulheres Sambadeiras do Grupo Bom Viver e a palestra “Ações Afirmativas no Brasil e nos Estados Unidos” com o professor da Universidade Americana Mt San Antonio College,  Luciano Cruz. O professor enfatizou a importância das ações afirmativas e o projeto da UFRB no Recôncavo. “A UFRB é, para mim, uma das coisas mais interessantes que aconteceu na Bahia. É um projeto de Universidade voltado para a cultura do Recôncavo e que abraçou uma política de ações afirmativas”, disse.

O coordenador de Ensino e Integração Acadêmica, Cláudio Orlando, também destacou a opção política e pedagógica da Universidade. “Situada no Recôncavo, a UFRB fez a opção de considerar a história, a cultura e a tradição do povo da região. Isso reflete e opera nas políticas de ações afirmativas e promoção da igualdade racial, por entender que a Universidade se faz com todos esses sujeitos, segmentos e formas de organização social. Portanto, a UFRB não está no Recôncavo, ela é do Recôncavo”, ressaltou.   

Confira fotos do Fórum no campus de Cruz das Almas:

{gallery}noticias2015/forum20novembro-cruz{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/4188-apresentacoes-culturais-palestras-e-plantio-marcam-forum-20-de-novembro-em-cruz

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog