Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Competição de robótica do Recôncavo reúne equipes de todo o Estado na UFRB

5 de Setembro de 2017, 16:13 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 40 vezes

O Recôncavo Robot Challenge foi realizado no campus de Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na última sexta-feira, 01. A iniciativa do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) compôs a programação da Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas, Sergipe (ERBASE).

Estudantes da área de computação (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, etc) e áreas afins (Matemática, Física e Engenharias) foram o público-alvo do desafio de robótica do Recôncavo Baiano. A competição de robótica contou com oito equipes inscritas e colocou em prova as máquinas desenvolvidas por equipe de estudantes e pesquisadores de varias instituições publicas e privadas da Bahia. Segundo o professor da UFRB Ivanoé Rodowanski, membro do comitê organizador, o desafio promove a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe. “Com a atividade, os estudantes são estimulados a trabalhar em equipe e a se interessarem pela robótica, incentiva a imaginação e a criatividade, além de proporcionar a busca de novos conhecimentos extra-sala”, comenta.

De acordo com Rafael Marces, da equipe da UFRB responsável pelo robô Koshihima na categoria Sumô, a competição da visibilidade ao campo de pesquisa de robótica da UFRB. “Estamos no começo ainda do desenvolvimento dos nossos projetos, mas a partir dessa experiência que o primeiro evento de robótica nos proporciona, estaremos mais preparados para disputar competições em todo o país”, explica Rafael que compôs a equipe em conjunto com os discentes Aline Silva, Marcio Emanoel e Mateus Velame.

A equipe Expert Robots foi a vencedora nas categorias followline com o robô “Dragxter” e na categoria Mini Sumo 500g com o robô “Saruê”. Já a equipe vencedoria na categoria sumô 3Kg foi a equipe "Salvador Vipers", com o robô "Traga Vasilha". A competição foi elaborada baseado nos moldes das competições de robótica internacionais e  a premiação contou com troféus e um KIT Iniciante V7 para Arduino da Robocore®.

Confira fotos da competição e de exposições da ERBASE:

{gallery}noticias2017/robotica{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4851-competicao-de-robotica-do-reconcavo-e-realizada-na-ufrb

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog