Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Congresso aborda qualidade ambiental e integração da água e saneamento com a sociedade

14 de Julho de 2016, 15:31 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 42 vezes

Começou na noite de ontem, dia 13 de julho, no campus da Universidade Federal do Recônavo da Bahia (UFRB) em Cruz das Almas, a edição 2016 do IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cobesa), que está sendo realizado até sábado, dia 16. O evento na sua quarta edição tem como tema central “Qualidade Ambiental: integrando água, saneamento, energias, alimento, saúde e sociedade”, com a expectativa de trazer uma visão de inovação e possibilidades a partir da integração de várias vertentes.

O coral da UFRB deu início ao evento  e logo em seguida foi composta a mesa de abertura com as presenças: Do reitor da UFRB, Silvio Soglia; o chefe de Gabinete da prefeitura do município de Cruz das Almas, Marcos Santos; o secretário estadual de Infra-estrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), Cássio Peixoto; o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), Valentim Filho; o superintendente estadual substituto da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), João Maia; o presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge), Ubiratan Félix; a representante da Associação de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Vanessa Cardoso; o diretor da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Planejamento Estratégicos (Faepe), Almir Eloy; e os presidentes da 1º e 4º edições do Cobesa, Luiz Moraes e Rosa Alencar respectivamente.

O congresso objetiva criar espaços de diálogo relacionados às questões ambientais e reúne técnicos, pesquisadores, consultores, cientistas e especialistas em torno do debate de temas estratégicos para o aprimoramento das políticas públicas, através de conferências, mesas-redondas, sessões técnicas e minicursos. “Quero dar as boas-vindas aos participantes do evento, e parabenizar a comissão organizadora por essa iniciativa já consolidada como um espaço permanente de abordagem das questões ambientais e do desenvolvimento sustentável”, destacou o reitor Silvio Soglia

A presidente do IV Cobesa, engenheira Rosa Alencar, felicitou os presentes pela passagem do dia do Engenheiro Sanitarista e Ambiental, destacou a extensa programação do evento e parabenizou o curso de graduação da UFRB. “Comemoramos hoje o dia do Sanitarista e nessa data tão significativa iniciamos mais um fórum técnico-científico de discussão que debaterá um importante tema da nossa atualidade que é a qualidade ambiental integrando água, saneamento, energias, alimento, saúde e sociedade. Queremos também parabenizar a UFRB pela dedicação e competência na realização das tarefas que lhe foram apresentadas ao longo desses 10 anos do curso de engenharia sanitária e ambiental.

O secretário estadual Cássio Peixoto destacou a necessidade da pauta do saneamento básico na esfera pública. “Água e saneamento básico tem sido prioridade para o governo do estado e também um desafio grande pois entendemos que tratar de esgotamento sanitário é sobretudo, cuidar da saúde da população, uma vez que a cada um real investido por governos em saneamento básico têm-se um economia de 4 reais no sistema de saúde”, finaliza.

O IV Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cobesa) segue com atividades até o dia 16. Confira a programação completa no site do evento.

Confira fotos do IV Cobesa:

{gallery}noticias2016/cobesa{/gallery}

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4483-congresso-aborda-qualidade-ambiental-e-integracao-da-agua-e-saneamento-com-a-sociedade

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog