Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Diretoras do CAHL e CECULT vão participar do Ciclo Afro da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá

5 de Abril de 2024, 12:48 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 0 vezes

As diretoras do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), Dyane Brito Reis e do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), Rita de Cássia Dias Pereira de Jesus, devem participar da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá, na Colômbia, que será realizado de 17 de abril a 2 de maio. Brasil é o país homenageado do evento colombiano. O evento deve levar a maior comitiva de intelectuais negros do Brasil em um evento literário internacional.

As duas professoras devem integrar as atividades do Ciclo Internacional de Conferências Poéticas da Diáspora Africana, o Ciclo Afro, que realizará sua terceira edição entre 22 e 26 de abril, dentro da feira. Trata-se de um fórum acadêmico que reúne reconhecidos pesquisadores das diásporas africanas e renomados intelectuais e artistas brasileiros e colombianos, em torno de diferentes perspectivas, conhecimentos e experiências afro-diaspóricas.

Segundo o profesor visitante da Universidad Nacional de Colombia, Marcos Ramos, Dyane Brito e Rita de Cássia foram convidadas para o Ciclo Afro devido a relevância de suas contribuições à cultura e aos estudos afro-brasileiros e simboliza um momento de reconhecimento para a UFRB. A professora Dyane Brito Reis é esperada na mesa de abertura do evento, onde ela estará ao lado de uma das mais influentes intelectuais latino-americanas, a professora Mara Viveros, coordenadora da Escola de Gênero da Universidade Nacional da Colômbia.

O principal objetivo do Ciclo Afro é promover diálogos que fortaleçam as relações entre pesquisadores focados na construção de democracias mais inclusivas, representativas e eficazes. O evento é patrocinado pelos ministérios da Igualdade Racial e das Relações Exteriores do Brasil.

Algumas das mesas temáticas do Ciclo Afro abordarão aspectos relacionados às culturas afro como elemento civilizatório; a literatura e a produção de novos imaginários políticos; os vínculos entre escola básica, ensino de história, currículo e relações étnico-raciais; cinema e diáspora africana; e desafios da educação antirracista, entre outros.

FILBo

Criada em 1987, a Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBO) é uma feira literária internacional de caráter misto que visa promover e ampliar o mercado editorial e gráfico colombiano, estimular a leitura e fomentar a produção intelectual e cultural. A FILBo – organizada pela Câmara Colombiana do Livro e pela Corferias – juntamente com o Brasil, País Convidado de Honra, a programação literária, cultural e profissional para sua 36ª edição, que ocorrerá de 17 de abril a 2 de maio. A programação da FILBo terá mais de duas mil atividades culturais e profissionais, com cerca de 500 convidados nacionais e internacionais de 25 países, 18 salas de programação cultural e uma grande oferta editorial que ocupará 53 mil metros quadrados. Além de diversos escritores e escritoras e profissionais do setor do livro, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua presença na inauguração da FILBo, em 17 de abril.

Atrai grande número tanto de visitantes do público geral (visitantes individuais, colégios, etc) como do mercado editorial. Durante a Feira, vários eventos literários, com autores colombianos e estrangeiros de destaque, são realizados na cidade, tanto no recinto feiral como em outros cenários.

A FILBO permite a venda de produtos e serviços do mercado editorial tanto no varejo como no atacado. Oferece espaço privilegiado, distribuído em 50 mil metros quadrados, para editoras, livreiros, distribuidores de livros, desenhadores gráficos, universidades, entidades governamentais, distribuidores de material didático, entre outros.

Os organizadores do evento destacam que o mercado editorial colombiano vem se consolidando como um dos mais importantes da América Latina.

Mais em eriadellibro.com e publishnews.com.br/etiquetas/feira-do-livro-de-bogota.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/7235-diretoras-do-cahl-e-cecult-vao-participar-do-ciclo-afro-da-36-feira-internacional-do-livro-de-bogota

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog