Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Estudante da UFRB ganha prêmio com documentário no 5º Edital de Jornalismo de Educação

21 de Março de 2024, 22:39 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 0 vezes

A estudante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Bárbara Lima, foi uma das vencedoras do 5º Edital de Jornalismo de Educação. O prêmio foi pelo o documentário Caminhos Abertos, apresentando por ela como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, na Universidade, no Campus Cachoeira, em 2023. Bárbara fez a produção, o roteiro e a direção do produto.

O trabalho de Bárbara ficou em 2º lugar entre 83 TCCs inscritos na categoria Estudante, oriundos de  instituições públicas e privadas de ensino na área de Comunicação, de 20 estados brasileiros. O prêmio é uma iniciativa da Jeduca, em parceria com a Fundação Itaú. Ela receberá, como reconhecimento, o valor de R$ 2 mil.

A jornalista e comunicadora popular Bárbara Lima, natural de Seabra (BA), na Chapada Diamantina, discutiu, no documentário, questões relacionadas à permanência de quatro jovens estudantes em universidades públicas do interior da Bahia. O documentário "Caminhos Abertos: ingressar, permanecer e concluir. Vivências e encruzilhadas de jovens em universidades públicas no interior da Bahia" parte de entrevistas e tem duração de 22 minutos. A narrativa resgata o percurso dos estudantes desde o ensino fundamental até o ensino superior público, incluindo as dificuldades e os desafios enfrentados na jornada para concluir a universidade.

O documentário teve orientação acadêmica da professora Daniela Abreu Matos, que integrou o grupo de organizadores do ebook "Juventudes Universitárias: ingresso e permanência em perspectiva" (EDUFRB, 2023), disponível gratuitamente no portal da Editora. Os dois produtos foram lançados no Seminário "CAHL sob as Lentes da Pesquisa", realizado em 27 de setembro de 2023.

O documentário de Bárbara foi exibido na Universidade de Brasília (UNB) durante o evento II Saberes Negros em Sankofa, realizado pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Sociais da UnB (PET/SOL), em 28 de novembro de 2023.

Bárbara foi estagiária de jornalismo na Assessoria de Comunicação da UFRB, Campus Cruz das Almas, durante um ano (2022-2023) e atuou no Setor de Comunicação do Programa Universidade Para Todos (UPT). Atualmente, é estudante e pesquisadora de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFRB), em Cachoeira.

Ao saber do resultado do edital, Bárbara disse que ficou “muito feliz e honrada" e que o documentário "foi fruto de muita dedicação e afeto". "Desde 2019, quando entrei no grupo de pesquisa, vinha trabalhando com esse tema sobre suporte e permanência de jovens no interior da Bahia em universidades públicas".

Bárbara falou que a pesquisa foi interrompida por conta da pandemia da COVID-19, mas que foi retomada após a crise sanitária. "Meu trabalho teve muita gente envolvida, muitas mãos, de forma colaborativa, do grupo de pesquisa e da equipe técnica, para as gravações". "Foi a participação ativa de pessoas que estavam voltadas para a construção e para a finalização do documentário que gerou esse resultado".

Para Denise Chiarato, coordenadora da Comissão do Edital, o que mais impressionou nesta edição do 5º Edital de Jornalismo de Educação foi a apresentação de reportagens de fôlego. “Esses novos jornalistas foram a campo para mostrar o dia a dia das escolas e das universidades, contando boas histórias”.

“Nesses trabalhos, que exploram diferentes formatos jornalísticos, é possível ver como, por exemplo, o novo ensino médio impactou a vida de alunos no interior do Rio Grande do Sul e também as dificuldades que afetam os que acabaram de ingressar na faculdade no interior da Bahia. É muito bom ver esses bons conteúdos feitos pelo Brasil”, completa.

Ficha técnica do documentário

Concepção: Bárbara Lima, Daniela Matos, Ivan Faria, Luiz Paulo Oliveira e Mirela Iriart. Orientação acadêmica: Daniela Matos. Produção, roteiro e direção: Bárbara Lima. Direção de fotografia, montagem e finalização: Eric Lawrence. Captação: Bárbara Lima e Eric Lawrence. Edição de som e trilha sonora: Thiago Machado. Still: Alice Novaes e Ellen Katarine. Realização: GEP JUV e Trace.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/7219-estudante-da-ufrb-ganha-premio-com-documentario-no-5-edital-de-jornalismo-de-educacao

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog