Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Estudante da UFRB recebe 8º Prêmio Talentos Helvético-Brasileiros, na Suíça

8 de Março de 2024, 13:29 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado uma vez

A estudante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Itamiles Santos Nascimento, recebeu o 8º Prêmio Talentos Helvético-Brasileiros, pelo conteúdo do livro "Desaguar: Poesias, lamentos e rebeldia", em cerimônia do Salão do Livro de Genebra, na Suíça, ocorrida no dia 06/03, na International School of Geneva, considerada a mais antiga das grandes escolas internacionais do mundo.

O livro foi lançado em 2022, por meio do Prêmio Resistência, da editora A Arte da Palavra, e retrata poesias sobre vivências, desafios, encantos, ancestralidade e resistências pessoais e coletivas de uma mulher negra.

A convite da editora Helvetia Edições, a estudante do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências Agrárias realizou uma sessão de autógrafos, em evento do Salão do Livro de Genebra, considerado o maior evento literário da Suíça e um dos principais do segmento da Europa. Itamiles apresentou aspectos sobre o seu processo criativo, envolvendo literatura, poesia e educação quilombola. Estão previstas mais duas sessões de autógrafos nos dias 08 e 10/03, que podem ser assistidas ao vivo pelo Instagram do evento.

A ganhadora do prêmio disse que a escrita surgiu para ela como parte essencial para os seus processos de cura e libertação de tudo e de todos que a tocam, seja de forma positiva ou negativa. "Costumo dizer que escrever é algo libertador. Escrevo por ousadia, rebeldia e resistência", completa.

Segundo ela, sua escrita não é neutra, "ela diz sobre quem sou, sobre meus sentimentos, sobre como me posiciono, sobre as coisas que acredito e defendo. A minha escrita surge do meu lugar de fala, das minhas percepções sobre a sociedade, das minhas inquietações, frustrações e caos", afirmou.

A escolha de obras a serem premiadas no Salão do Livro de Genebra obedece a critérios de originalidade, ineditismo, linguagem, desenvolvimento e criatividade, além de considerar o currículo do escritor(a) e o trabalho em prol da literatura do seu país.

"A premiação acontece todos os anos em território suíço e visa a promoção de autores lusófonos e francófonos. Nossa escolha se baseia sempre em um estudo minucioso de currículos e obras literárias que nos são indicadas por bibliotecas e instituições", explica Jannini Rosa, diretora-geral da Helvetia, editora suíço-brasileira e componente do Salão literário.

Perfil

Itamiles Santos Nascimento se define como mulher negra, camponesa, poetisa, filha de pai quilombola da comunidade Ronco e Abóbora e de mãe assentada da Reforma Agrária, é residente do assentamento Bom Jesus, em Igrapiúna (BA), militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), integrante do coletivo de comunicação do MST na Bahia e estudante do Curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Campus Amargosa.

Mais sobre o evento, no Instagram do Salão do Livro de Genebra.

Mais sobre Itamile e sua premiação, no ig @preta__poetisa.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/7202-estudante-da-ufrb-recebe-8-premio-talentos-helvetico-brasileiros-na-suica

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog