Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

IX SEMULPATO debate saúde comunitária e vulnerabilidade social em Santo Amaro

19 de Maio de 2015, 16:50 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado uma vez

{youtube}QGIMJwE30eI{/youtube}O Seminário Multiprofissional de Patologia (SEMULPATO) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi realizado no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro, na última sexta-feira, 15 de maio. Em sua nona edição, o evento do Centro de Ciências da Saúde (CCS) tem caráter interdisciplinar e teve como tema central: Saúde comunitária e vulnerabilidade social em uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar.

“O evento começou em 2008 com o I Seminário Interdisciplinar de Patologia e Farmocologia, desde então, ele só cresce porque tem como raízes a cooperação, solidariedade, conhecimento, extensão, cultura, saúde, pesquisa, determinação, pesquisa e criatividade”, apontou o coordenador do IX SEMULPATO, professor George Santana do CCS, já na abertura do evento. Ao seu lado, a Assessora da direção do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), Laura Bezerra, fez a recepção dos estudantes: “O SEMULPATO foi crescendo e desenvolvendo junto com a UFRB e tem um importante papel de promover a relação entre os diversos campi, fator que é um desafio no dia-a-dia, no entanto, é fundamental para termos raízes fortes em todo o recôncavo e não em uma única cidade. Esse tipo de ação que desejamos como espinha dorsal da UFRB. Com isso tudo, o CECULT sente-se feliz em receber este evento”.

Para o estudante Pedro Almeida do quinto semestre do curso de Nutrição, trata-se de um evento que traz conhecimentos para a comunidade e para a população acadêmica e visa fomentar a atenção à saúde com base no perfil da população do recôncavo. Já sua colega de curso, Carolina de Souza, quarto semestre, aponta que o SEMULPATO integra as disciplinas e vários cursos do CCS, agregando conteúdo à vida acadêmica e profissional.

Cícero Mayor e Mateus Patriarcha fizeram o show de abertura do evento, com o espetáculo musical “para denegrir os homens com outras cores: Reppert’tório N’ santo. A palestra “situação de saúde das comunidades do Recôncavo baiano: doenças emergentes e remergentes” do professor Djanilson Barbosa do CCS também fez parte do encontro. Três rodas de conversa completaram a programação, com debates sobre políticas de saúde, nutrição em comunidades, movimentos sociais e sua contribuição nos direitos de populações e o acesso da comunidade a serviços de saúde das pessoas que convivem com anemia falciforme no recôncavo.

O IX SEMULPATO contou ainda com diversas atividades, entre elas rodas de conversa com professores, pesquisadores e trabalhadores; intervenção urbana envolvendo a comunidade de assentamentos do município de Santo Amaro; sessão científica, com a apresentação de pôsteres; campanha de atualização vacinal; espaço saúde complementar com terapia reiki, cromoterapia e aromoterapia; orientação nutricional; cuidados de enfermagem; avaliação de glicose sanguínea; momento “Merenda” com valorização gastronomia local, além de outros serviços. 

{gallery}noticias2015/ix-semulpato{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/4030-ix-semulpato-debate-saude-comunitaria-e-vulnerabilidade-social-em-santo-amaro

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog