Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Laboratório de Diagnóstico Molecular da UFRB atinge marca de 2 mil exames para COVID-19

18 de Agosto de 2021, 16:39 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2 vezes

O Laboratório de Diagnóstico Molecular da COVID-19 (LabCov) vinculado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou 2 mil exames de PCR para COVID-19, desde o dia 05 de abril de 2021 até o último dia 18, quando passaram a diagnosticar a presença do vírus em pessoas das comunidades dos municípios de Conceição do Almeida, Jaguaripe, Amargosa e Laje e o grupo específico de trabalhadores da saúde de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus e de Feira de Santana.

A informação é do coordenador do LabCov, professor doutor em Doenças Infecciosas, Fernando Vicentini, para quem a articulação entre a UFRB com os municípios envolvidos fez com que os testes fossem realizados gratuitamente, com os resultados sendo disponíveis em “dois ou três dias no máximo”.

No LabCov são realizados testes de diagnóstico por RT-qPCR, em tempo real, por uma equipe voluntária de professores e técnicos administrativos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB que trabalham no LabCoV em seu tempo livre. O teste RT-qPCR é considerado uma técnica padrão ouro para o diagnóstico da COVID-19de acordo com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os resultados dos exames não são divulgados ao público em geral, mas estão conectados a central de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde, integrando a rede nacional de combate da Covid-19.

Segundo Vicentini, não há previsão do tempo de funcionamento do LabCov para a realização de exames, “depende da pandemia e do financiamento do LabCoV”, ressaltou o pesquisador.

LabCov

O Laboratório de Diagnóstico Molecular da COVID-19 é a base de projetos de extensão e pesquisa vocacionados ao diagnóstico precoce das infecções pelo COVID-19 ou SARS-CoV-2 em profissionais de estabelecimentos de saúde em municípios da região de abrangência da UFRB, em seus três territórios de abrangência, com atendimento de rotina para municípios da Regional de Saúde Leste, os quais estão sob jurisdição sanitária compatível com a localização do laboratório.

O LabCov tem um papel fundamental no diagnóstico de COVID-19, auxiliando os municípios da região na vigilância entre profissionais da saúde diminuindo a dependência do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), dando celeridade aos resultados e possibilidade de rápido isolamento e acompanhamento do paciente em casos de testes positivados.

Conheça o LabCov:

{youtube}bp8DrfKapVE{/youtube}


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/6252-laboratorio-de-diagnostico-molecular-da-ufrb-atinge-marca-de-2-mil-exames-para-covid-19

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog