Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Observatório Diversifica promove palestras durante Reencôncavo Saúde 2017.1

24 de Maio de 2017, 15:56 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 46 vezes

O Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação Brasileira (Diversifica) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu, na manhã do último dia 19 de maio, a palestra Diversidade em Saúde: Um debate sobre Gêneros e Sexualidades. A iniciativa fez parte da programação do Reencôncavo Saúde 2017 do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus.

A palestra foi ministrada por Jaqueline Gomes de Jesus do Instituto Federal do Rio de Janeito (IFRJ) e contou com a presença da vice-reitora Georgina Gonçalves, além de representantes do Diversifica e da secretária de Cultura, Turismo e Juventude de Santo Antônio de Jesus, Dene Cortes.

O evento, que reuniu estudantes, professores e técnico-administrativos do CCS, teve início com a apresentação musical do coletivo Flores de Dandara. Na ocasião, a vice-reitora Georgina Gonçalves destacou o caráter multidisciplinar do evento ao englobar estudantes de diversos campos do saber a partir das temáticas abordadas durante o “Maio da Diversidade”.

A palestrante do dia, Jaqueline Gomes ressaltou o seu agradecimento pelo convite e falou da importância de tratar o tema por meio de uma perspectiva histórica. “Estou grata por me fazer presente no recôncavo. Eu gosto de contar histórias porque elas fazem parte da nossa formação como seres humanos. Mesmo que não tenhamos muita consciência do significado por trás da história, ela nos ajuda a buscar novos sentidos para a vida”, explica.

No período da tarde, o Observatório Diversifica promoveu a palestra "Diálogos sobre Gênero, Diversidade e Cultura da Escola", também com a presença de Jaqueline Gomes, no auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA) de Santo Antônio de Jesus.

A estagiária do Observatório, Arisne Ramos, comentou a necessidade de mais discussões do tema. “É essencial que a discussão de gênero e sexualidade esteja presente na formação de profissionais de saúde, de forma transversal, assim como a temática racial, pois vivemos em uma sociedade com uma grande pluralidade de indivíduos. É importante garantir que através de sua formação, um profissional dê conta de prestar um serviço de qualidade tanto para uma pessoa cisgênera quanto pra uma pessoa transgênera por exemplo, garantindo que todo indivíduo tenha um atendimento de qualidade. Cabe a nós, sujeitos em formação, provocar este debate nos nossos espaços formativos”, finaliza.

Diversifica - O objetivo do Observatório é constituir um espaço inter e transdisciplinar de interação com base no ensino, pesquisa e extensão, que promova o monitoramento da evolução de políticas públicas, a formação de recursos humanos e a produção e sistematização de conhecimento na área da inclusão e diversidade na educação e da educação para a diversidade e inclusão. Mais informações em ufrb.edu.br/diversifica.

Confira fotos das palestras:

{gallery}noticias2017/diverisificaccs{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4746-observatorio-nacional-diversifica-promove-palestras-durante-reenconcavo-saude-2017-1

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil