Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB apresenta potencialidades do mercado de trabalho para alunos de Engenharia de Pesca

5 de Fevereiro de 2018, 11:49 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 22 vezes

Alunos do curso de Engenharia de Pesca, acompanhados dos professores Moacyr Serafim Júnior e Patrícia Petitinga, estiveram visitando os cultivos de ostras na Baía do Iguape, em Cachoeira; o processo de reprodução e engorda de camarão marinho, tilápia e caranguejo no Centro Vocacional Tecnológico Territorial do Pescado, em Santo Amaro e o processo de produção e reprodução de peixes da Estação de Piscicultura Rodolpho Von Thering, em Cachoeira, na última quinta-feira, dia 01.

A primeira visita dos 34 alunos calouros e veteranos aconteceu na Comunidade do Dendê, que integra a Baia do Iguape, em Cachoeira. Na “Casa dos Ostreicultores Mãe Tuninha” os alunos foram recepcionados pelo líder da comunidade, Nilton Antônio Nogueira Silva, o Nico, de 49 anos.

Nico explicou a trajetória da atividade de cultivo de ostras em cativeiro, por influência de uma ONG de Salvador até o processo atual em que a comunidade extraí, de forma sustentável, mais de trinta mil dúzias de ostras por ano.

A comunidade quilombola do Dendê, que integra uma área de conservação ambiental na Baia do Iguape e já conta com uma cooperativa, com 32 pessoas, como amadurecimento da atividade de extração de ostras, está há 11 anos nesse negócio. Há cinco anos, o Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) acompanha a atividade, considerada por Nico como auto-sustentável.  

Presente a visita, o calouro Paulo Sérgio Teles Barreto, analisou o trabalho de cultivo das ostras em cativeiro como uma atividade que trouxe uma valorização econômica para a comunidade do Dendê agregada à valorização das pessoas do entorno do mangue. “É importante esse trabalho para a comunidade porque envolve uma renda e possibilita o planejamento do futuro das famílias com mais segurança”, ressaltou Barreto.

O professor Moacyr Júnior, coordenador do Curso de Engenharia de Pesca, explicou o papel da UFRB no fomento da atividade de criação de ostras em cativeiro como uma alternativa econômica, que reduz a pressão sobre o extrativismo no mangue; e a melhoria da quantidade e qualidade da produção de ostras para as famílias produtoras e consumidoras.

Centro Vocacional em Santo Amaro

Os alunos e professores conheceram as potencialidades do Centro Vocacional Tecnológica Territorial do Pescado mantido pela empresa estatal Bahia Pesca, em Santo Amaro. A técnica em Laboratório, Eliane Hollunder, apresentou as instalações do CVTT localizada na Fazenda Acupe, constituída de diversos viveiros de reprodução e engorda de camarão marinho; engorda de tilápia e larvicultura de caranguejo.

O aluno veterano Marcos Silva, da empresa júnior “Tarrafa” do curso de Engenharia de Pesca, analisou a visita ao CVTT como uma “experiência única”.                     

Estação de Piscicultura em Cachoeira

O grupo visitou a Estação de Piscicultura Rodolpho Von Thering, integrante de parte das instalações internas da Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo, em Cachoeira, mantido pela empresa Bahia Pesca. O coordenador do setor, Felipe Vieira, recepcionou os alunos e professores. Felipe explicou o processo de criação e reprodução de alevinos de nove espécies, dentre elas, tilápia, tambaqui, carpa e pacu, feitas em tanques de cimento, localizados na Estação de Piscicultura.

Vieira relatou seu cotidiano com o processo de produção e depois de doação de alevinos e peixes nos municípios baianos; na importância do recrutamento de estagiários de graduação para a Bahia Pesca; e na realização de eventos promovidos pela empresa.

Saiba mais sobre o curso de Engenharia de Pesca da UFRB.

Veja fotos das visitas.

{gallery}noticias2018/pesca{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5006-ufrb-apresenta-potencialidades-do-mercado-de-trabalho-para-alunos-de-engenharia-de-pesca

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog