Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB assume coordenação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão do Nordeste

25 de Abril de 2016, 19:29 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 50 vezes

A pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professora Tatiana Velloso, foi eleita nova coordenadora do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Nordeste – FORPROEX-NE. Velloso assume a coordenação após eleição ocorrida na 46ª Reunião Ordinária, realizada de 18 a 20 de Abril, em Mossoró (RN), com o tema “Política de Extensão: o que a sociedade espera das instituições de ensino superior”.

A iniciativa debateu questões acadêmicas que firmaram a política de extensão como espaço formativo e de estabelecimento de relações entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e a sociedade. Foram abordadas temáticas sobre a popularização da ciência e da tecnologia e o impacto na extensão; as ações e as estratégias das IES do Nordeste no combate ao mosquito Aedes aegypti; perspectivas para o financiamento da extensão e formas criativas de captação de recursos; curricularização da extensão e política institucional e estratégias para sua implantação; e uma agenda de políticas e ações da diversidade étnico racial nas Instituições de Ensino Superior do Nordeste. Ainda durante o encontro foram realizadas apresentações culturais de Orquestra e Big Band, Duo flauta e violão, e grupos de violões de crianças vinculados ao Conservatório de Música do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A Pró-reitora da UFRB, Tatiana Velloso, estará à frente da organização na gestão 2016-2018. Também foi eleito para compor a gestão o professor Etevaldo Almeida Silva (UERN) como vice-coordenador. A posse será no Encontro Nacional do FORPROEX, no período de 11 a 14 de maio de 2016, em São Bernardo do Campo – SP. A pró-reitora eleita destacou o papel social do Fórum. “O fórum representa um espaço de articulação de políticas acadêmicas, de maneira a ampliar e a socializar a contribuição da Universidade pública na promoção do desenvolvimento regional” comenta Velloso

Sobre o Fórum - O Fórum de Pró-reitores de Extensão trata da articulação e definição de políticas extensionistas unificadas entre as universidades públicas brasileiras. O objetivo é propor políticas e diretrizes básicas que permitam a institucionalização e o fortalecimento de ações comuns das Pró-Reitorias de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil; O Forproex faz um movimento constante de integração com órgãos da sociedade civil, se preocupando com a ampliação da inserção social das Universidades Públicas.O Fórum é integrado por representantes de Universidades de todas as regiões do país. Realiza dois encontros por ano reunindo os Pró-reitores de Extensão, para definir a agenda a ser cumprida no período.

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/4396-ufrb-assume-coordenacao-do-forum-de-pro-reitores-de-extensao-do-nordeste

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil