Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB inaugura Biblioteca e Setor de Ciências Biológicas

5 de Agosto de 2013, 14:34 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 59 vezes

Como parte das comemorações de seu aniversário de 08 anos, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) entregou dois novos prédios à comunidade acadêmica. No dia 30, foi inaugurada a Biblioteca Universitária de Cruz das Almas, que atenderá aos Centros de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC).

“Essa é uma conquista de todos. Agora os alunos e a comunidade do Recôncavo vão poder desfrutar desse prédio e daquilo que é mais importante: o seu acervo, para que a educação, a cultura e a independência de nosso povo se fortaleçam”, disse o vice-reitor da UFRB Silvio Soglia, no ato da inauguração. A coordenadora de Documentação e Informação (CIDOC), responsável pela Biblioteca, Isaelce Silva definiu a entrega do prédio como mais uma etapa cumprida.

Segundo Isaelce, a nova Biblioteca vem a somar com as demais conquistas da CIDOC nos últimos anos. Como exemplo, ela citou o aumento do acervo, o crescimento do número de bibliotecários e a informatização dos sistemas de empréstimo, renovação e reserva de livros, que agilizou em mais de 90% o tempo de prestação dos serviços. Por fim, anunciou como futuros desafios a implantação do Repositório Institucional da UFRB e a construção das bibliotecas do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Centro de Formação de Professores (CFP).

O reitor Paulo Gabriel Nacif aproveitou o momento para lembrar o papel da Universidade como centro de fomento à cultura e à diversidade dos saberes. “Espero que inspirados por este espaço que leva o nome de Biblioteca possamos avançar nessa direção”, disse. Ainda durante o evento, os participantes puderam conferir uma exposição de fotos históricas da UFRB. E ao final, foi realizada a entrega de dois microônibus adaptados para os diretores do CCS e do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL).

Novo setor – No dia 1º de agosto, foi realizada a inauguração do prédio que passou a abrigar o Setor de Ciências Biológicas da UFRB. Satisfeito com a entrega de mais uma instalação do CCAAB, o diretor Alexandre Almassy agradeceu a todos que se empenharam e tornaram possível a nova conquista. “É a concretização do ideal de aprimorarmos cada vez mais a qualidade das atividades acadêmicas realizadas em nossa instituição, em especial em nosso centro de ensino”, disse. Nessa perspectiva, enfatizou que serão beneficiadas de forma direta as atividades de ensino, pesquisa e extensão de praticamente todos os cursos do CCAAB.

Com o novo prédio em funcionamento, o diretor ressaltou que também será possível ampliar o quadro de oferta de cursos de graduação e programas de pós-graduação, acelerando a trajetória natural de crescimento do CCAAB. Além de laboratórios da área de Ciências Biológicas, o espaço abrigará o Herbário e a Coleção Zoológica da universidade, que juntos formarão o Museu de Biodiversidade da Bahia. “Essas exposições nos permitirão receber a visita de escolas, ampliar a nossa inserção regional e cumprir com a missão de alavancar o desenvolvimento do Recôncavo”, descreveu Almassy.

Participaram do ato de descerramento da placa de inauguração o reitor Paulo Gabriel Nacif, o vice-reitor Silvio Soglia, o diretor do CCAAB Alexandre Almassy e o vice-diretor Marcos Lhano. O reitor encerrou os discursos parabenizando a ação daqueles que conseguem superar os limites burocráticos para fazer a universidade avançar. “Precisamos manter essa energia em prol de constituir uma instituição que faça a diferença no lugar em que está inserida”, defendeu.

Aniversário - A UFRB foi criada pela  Lei nº 11.151 de 29 de julho de 2005. Sua criação decorre da proposta do Governo Federal de expansão e interiorização do ensino superior - Programa Expandir, sendo a primeira instituição federal de ensino superior instalada no interior da Bahia. Suas atividades tiveram início em 2006, com os cursos herdados da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia. Hoje, a UFRB é multicampi e possui 5 centros de ensino em 4 cidades do Recôncavo.

{gallery}noticias2013/aniversario-ufrb{/gallery}

 

 

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3301-ufrb-inaugura-biblioteca-e-setor-de-ciencias-biologicas

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog