Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB participa da abertura das Conferências Territoriais de Economia Solidária

9 de Abril de 2014, 9:59 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 59 vezes

A primeira Conferência Territorial de Economia Solidária da Bahia edição 2014 aconteceu nesta terça-feira (8), no município de Cruz das Almas, no auditório da Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves. O evento reúne mais de 80 representantes de 20 municípios do Território de Identidade do Recôncavo e será encerrado nesta quarta-feira (9). A pró-reitora de Extensão, Ana Rita Santiago, e a diretora do campus de Feira de Santana, Tatiana Veloso, representam a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no encontro.

A abertura da conferência foi feita pelo superintendente estadual de Economia Solidária, Milton Barbosa, que falou sobre a importância dos debates para ajudar na construção do Plano Nacional de Economia Solidária. Em seguida, o superintendente fez um relato das ações da Setre de apoio à Economia Solidária, como a implantação dos centros públicos de economia solidária; a publicação de editais de apoio a empreendimentos econômicos solidários; a implementação do Conselho Estadual de Economia Solidária, dentre outras políticas públicas.

A Pró-Reitora de Extensão da UFRB, professora Ana Rita Santiago, elogiou a forma democrática do evento e destacou o grande número de mulheres presentes. A coordenadora local da Conferência Territorial, Rosana Vieira, disse que a Economia Solidária é muito forte em todo o Recôncavo e destacou que a chegada do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), em Cruz das Almas, veio fortalecer mais ainda o trabalho dos empreendimentos. “Com a criação do Cesol, passamos a ter acesso às informações. Além disso, teremos acesso a políticas públicas e assessoria técnica para ajudar no desenvolvimento e fortalecimento dos empreendimentos”.

Palestrante convidada da Conferência Territorial de Economia Solidária do recôncavo Baiano, a professora Tatiana Veloso, diretora do campus da UFRB, de Feira de Santana, falou sobre o tema “Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento”. Segundo informou, o Recôncavo baiano possui hoje mais de 100 empreendimentos que atuam economia solidária, “uma prática antiga, mas somente nos dias atuais ganhou esta nomenclatura e está se fortalecendo, ganhando apoio inclusive com as políticas públicas”.

João Carlos Reis, que representou a Secretaria do Planejamento (Seplan), aproveitou e fez um convite para um Seminário de Economia Solidária que vai acontecer, ainda neste mês, na UFRB para tratar da Lei Municipal de Economia Solidária.

Na parte da tarde, foram formados quatro grupos de discussão. Nesta quarta-feira (9), último dia do debate, os grupos apresentarão as sugestões em plenária para votação e discussão final. O documento com as sugestões aprovadas será encaminhado para a 3ª Conferência Estadual, marcada para acontecer entre os dias 21 e 23 de maio, em Salvador.

Com informações da SETRE.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/externas/3536-ufrb-participa-da-abertura-das-conferencias-territoriais-de-economia-solidaria

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil