Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB realiza entrega do título de Doutor Honoris Causa ao Mestre Felipe Santiago em 27 de março

19 de Março de 2024, 13:01 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado uma vez

O mestre de capoeira Felipe Santiago, 96 anos, receberá o título de Doutor Honoris Causa, concedido pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em sessão solene marcada para o dia 27 de março, às 15h, no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), Campus Santo Amaro. O evento será transmitido pela TV UFRB.

O reconhecimento é conferido a personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, não pertencentes ao quadro de servidores(as) efetivos(as) da UFRB, que se tenham distinguido pelo saber e/ou pela atuação em prol das ciências, das artes, da filosofia, das letras, das culturas, do desenvolvimento e entendimento dos povos, cuja contribuição seja ou tenha sido de alta relevância para o país ou a humanidade. A UFRB já concedeu o título doutor(a) Honoris Causa a seis personalidades: Kabengele Munanga, Mateus Aleluia, Ricardina Pereira da Silva (Dona Cadu), Marcio Meirelles, Paulo Klinger Tito Jacomine e Dalva Damiana de Freitas (Dona Dalva).

Felipe Santiago é a sétima personalidade de relevantes serviços prestados à sociedade que receberá a honraria concedida pela UFRB. A proposta da homenagem é de autoria da professora Carolina Gusmão Magalhães, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e do professor Jean Adriano Barros da Silva, do Centro de Formação de Professores (CFP). Segundo Carolina, a propositura do título Doutor Honoris Causa ao Mestre Felipe vem da importância dele para a cultura afro-brasileira. “A capoeira está em 170 países hoje e o mestre é reconhecido como o mais antigo capoeirista em atividade no mundo. E ele está em um município sediado pela UFRB. Então, a gente disse 'será a UFRB a entregar esse título honorífico'”.

Mestre Felipe

Angoleiro mais velho em atividade na cidade de Santo Amaro, Mestre Felipe começou a praticar capoeira, em 1945, com o angoleiro Mestre Arlindo; em 1947, passou a ser aluno do Mestre Vivi de Popó. Mestre Felipe é um dos maiores compositores de música de capoeira do Recôncavo. Já participou nas gravações de CD’s de capoeira, a exemplo dos discos “Salve Deus e Salve a Pátria”, em 2001, e “Vamos Vencer Camará”, de 2003. Confecciona artesanatos e participa de inúmeras rodas de samba.

Confira o Parecer da Concessão de título Doutor Honoris Causa ao Mestre Felipe Santiago.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/7211-ufrb-realiza-entrega-do-titulo-de-doutor-honoris-causa-ao-mestre-felipe-santiago-em-27-de-marco

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog