Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB recebe I Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste

8 de Novembro de 2013, 18:11 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 224 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas, sediou até esta sexta-feira, 08, o primeiro encontro da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste. O I Simpósio da RGV Nordeste, sob o tema “Conservando para o futuro”, destacou a importância e os mecanismos para a conservação e o uso dos recursos genéticos vegetais dos diferentes biomas que compõem a região Nordeste.

Na mesa de abertura realizada na terça-feira, 05, estiveram presentes o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif; o presidente da RGV Nordeste, Manoel de Queiroz; o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa/Unidade Cruz das Almas, Alberto Vilarinhos; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB, Elvis Vieira, e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da UFRB, Ana Loyola.

Em nome da comissão organizadora do evento, a professora Ana Loyola deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou o papel pioneiro do Estado da Bahia na promoção de discussões sobre o tema, que culminaram na criação da RGV Bahia e de dois cursos de pós-graduação Strictu sensu: o primeiro na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em 2007, e o seguinte na UFRB, em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura, em 2008.

“O I Simpósio RGV Nordeste agrega as experiências e amplia o escopo dos quatro eventos anteriores na Bahia e, mais do que isso, reafirma o nosso compromisso com a qualidade técnica e a promoção de atividades alinhadas com as demandas do meio científico, tecnológico e todos os agentes envolvidos com os recursos genéticos vegetais”, disse Loyola.

Para o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, é uma honra para a instituição sediar o RGV Nordeste, destacadamente por sua tradição nas ciências agrárias e o número significativo de produções científicas registrado nesta área. “Espero que o fortalecimento da Rede ocorra nesse simpósio e nós, baianos, possamos continuar dando nossa contribuição para a conservação da biodiversidade”, afirmou Nacif, na ocasião da abertura.

Conservando para o futuro - Sobre o tema do evento, o representante da Embrapa, Alberto Vilarinhos, defendeu a valorização dos recursos genéticos como plataforma socioeconômica. “Temos verdadeiros tesouros que são potenciais fontes de recursos financeiros, a exemplo das fibras e tantos outros recursos que são ativos de inovação altamente valorizados”, disse.

“O Brasil tem cinco regiões muito distintas, com germoplasmas muito variados, e creio que a gente ainda não se deu conta do que representa isso”, alertou o presidente da RGV Nordeste, Manoel de Queiroz. O simpósio, segundo ele, servirá para o envolvimento de mais professores, estudantes e especialistas em torno desta questão.

Programação - O I Simpósio da RGV Nordeste contou com palestras e mesas redondas por renomados especialistas nacionais e internacionais. Dentre eles, a professora visitante do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB), Laure Emperaire, falou sobre os novos rumos da conservação de recursos genéticos vegetais. Em seguida, Marcello Broggio, do escritório da FAO no Brasil, compartilhou suas experiências sobre a conservação nos sistemas engenhosos do patrimônio agrícola mundial.

E nesta sexta, 08, aconteceu o “RGV na Praça”, com a participação dos alunos do programa da pós-graduação da UFRB/Embrapa, cujo objetivo foi divulgar e sensibilizar a comunidade para a importância da conservação participativa dos recursos genéticos nos ambientes urbanos.

{gallery}noticias2013/rvg_nordeste{/gallery}

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/noticias-rss?id=3391

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog