Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB abre processo seletivo para cursos do segundo ciclo do BCET 2014.2

21 de Novembro de 2014, 15:57, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria da Graduação, informa que está aberto o processo seletivo para preenchimento de vagas para os cursos do Segundo Ciclo de Estudos do Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas (BCET), com ingresso no para o segundo semestre letivo de 2014.

As inscrições serão realizadas no Núcleo de Apoio Acadêmico do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), no período de 19 a 26 de novembro, das 08h às 12h e das 14h às 17h. As 105 vagas ofertadas são para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica e Matemática.

Somente os discentes da UFRB que tenham integralizado o seu curso ou estejam formando em sua modalidade de origem podem concorrer. As informações sobre critérios de inscrição, seleção e número de vagas estão dispostas no Edital Nº 016/2014. Os candidatos serão selecionados tendo por base o índice de acesso ao segundo ciclo, conforme o Coeficiente de Rendimento Acadêmico e Coeficiente de Tempo de Formação.

O resultado será divulgado até o dia 06 de dezembro, no quadros de avisos do NUAAC e nos site do CETEC, PROGRAD e PROSEL. A matrícula dos aprovados acontece de 07 a 09 de janeiro, na Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC).

Confira o Edital Nº 016/2014 - Acesso aos cursos do segundo ciclo após BCET.

Mais informações no site do Processo Seletivo – PROSEL.



Pesquisa da UFRB recebe prêmio em encontro nacional de Diagnóstico Veterinário

21 de Novembro de 2014, 15:48, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O trabalho de pesquisa intitulado “Conidiobolomicose em caprinos”, desenvolvido no Laboratório de Patologia Veterinária da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), recebeu o Prêmio Prof. Carlos Tokarnia, como segundo melhor trabalho no formato pôster durante o VIII Encontro Nacional de Diagnóstico Veterinário (ENDIVET), que ocorreu entre os dias 10 a 13 de novembro de 2014, em Cuiabá, Mato Grosso.

De acordo com o professor Pedro Pedroso, do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB) da UFRB, a pesquisa identificou pela primeira vez o diagnóstico da doença Conidiobolomicose na espécie caprina, sendo que a principal espécie acometida é a ovina. “Através do diagnóstico poderão ser tomadas medidas eficientes de controle e profilaxia e diminuição das perdas produtivas nos rebanhos”, diz.

Os autores do trabalho são os estudantes de graduação e pós-graduação: Ariana Pereira, Ricardo Oliveira, Walber Bomfim, Caroline Pescador, Luciano Nakazato e Juliana Macedo, com a orientação dos professores Pedro Pedroso e Luciano Pimentel.  Além do trabalho premiado, os pesquisadores do Laboratório de Patologia Veterinária da UFRB apresentaram no ENDIVET outros 12 trabalhos referentes a diagnósticos de doenças em animais de produção no estado da Bahia.

Os trabalhos serão publicados futuramente nos anais do evento e no periódico “Arquivos de Pesquisa Animal da UFRB” disponível em: www.ufrb.edu.br/apa. Na ocasião, o estado da Bahia e a UFRB foram eleitas em assembléia para sediar a próxima edição do ENDIVET em 2016, quando pela primeira vez o evento será realizado na região nordeste desde sua criação em 1992.

ENDIVET - O evento tem como objetivo reunir o pensamento científico em torno da problemática da saúde animal e a fundamentação de uma rede de diagnósticos das principais doenças de animais de interesse pecuário. Mais informações no site www.endivet2014.com



CCAAB realiza Semana de Atualização em Ciências Agrárias, Ambientais e Biológica

18 de Novembro de 2014, 16:02, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na noite desta segunda-feira, dia 18 de novembro, a mesa de abertura da 1ª Semana de Atualização em Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (SECAB). O evento de caráter acadêmico segue até quarta-feira, dia 19, com uma extensa programação que inclui palestras, minicursos, mesas redondas e apresentações de pôsteres.

A cerimônia de abertura realizada no auditório da Biblioteca teve início às 19h com a apresentação do Coral da UFRB e, na sequência, a mesa de abertura foi formada com as presenças do vice-reitor da UFRB, Silvio Soglia; o diretor do CCAAB, Elvis Vieira; o vice-diretor, Josival Souza, e a gestora de Pesquisa e coordenadora do evento, Girlene Santos de Souza.

Na ocasião, a coordenadora deu as boas vindas aos participantes do evento e comentou as oportunidades que os mais de 1300 inscritos no encontro terão acesso. “O teor principal do evento será a produção animal e o equilíbrio ambiental, buscando agregar pesquisas que promovam a difusão das pesquisas desenvolvidas na área de Ciências Agrárias e Biológicas. Ao longo dos próximos dias, teremos apresentações de  113 trabalhos no formato pôster, 21 palestras e 37 de minicursos com diferentes temáticas”, disse Girlene. Já o diretor do CCAAB agradeceu o envolvimento da comunidade acadêmica na realização do evento. “Sempre tivemos o compromisso de transformar cada vez mais o CCAAB em um centro de excelência e agora nesses três dias de evento vamos ter mais uma oportunidade de aprender com as pesquisas aqui apresentadas”, comentou.


O vice-reitor Silvio Soglia encerrou a solenidade e destacou que a iniciativa permite uma série de troca de experiências entre os estudantes que contribuem no processo de formação. “Estas áreas de conhecimento têm uma forte relação com a sociedade, com a agricultura, pecuária e com o homem do campo, daí nosso dever de proporcionar ambientes de troca de integração”, disse Soglia.

Em seguida, foi formada a mesa sedonda “O ensino, a pesquisa e a extensão nas ciências agrárias, ambientais e biológicas no recôncavo baiano”. O debate contou com as presenças da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Ana Cristina Fermino; do representante da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), Erivaldo Souza; do coordenador de Cultura e Universidade da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), Claudio Manoel Duarte; do presidente da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Domingo Haroldo Reinhardt, e da representante do Grupo de Trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural para Comunidades Quilombolas, Agricultura Urbana e Periurbana da EBDA, Maria Higina Nascimento.          

Na oportunidade, a pró-reitora da PPGCI Ana Cristina Fermino apresentou um panorama dos cursos de ciências agrárias e ambientais na Bahia e destacou a expressiva produção científica, parcerias internacionais, grupos de pesquisas e projetos apoiados pela FAPESB no CCAAB. 

Sobre o evento - A I Secab tem o objetivo de congregar estudantes, professores e pesquisadores das instituições de ensino superior, ensino médio e fundamental, institutos de pesquisa e o público em geral para promover a difusão e estimular o debate a respeito das atividades culturais, científicas e tecnológicas desenvolvidas em âmbito nacional e, especificamente, no Recôncavo da Bahia, nas áreas das agrárias, ambiental e biológica. O encontro realizado pelo CCAAB tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), FAPESB e do Sebrae.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas em: www.ufrb.edu.br/secab.  

 



UFRB divulga reabertura das inscrições para professor de Medicina

18 de Novembro de 2014, 14:59, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa a reabertura do Edital Nº 07/2014, referente ao Concurso Público para cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O novo período para inscrições vai até o dia 28 de novembro.

Na reabertura, 01 vaga é para a matéria/ área de conhecimento: Propedêutica, diagnóstico, tratamento e prevenção dos problemas de saúde na embriogênese e na gestação; e 06 vagas para Saúde Coletiva / Prática em saúde da família. Todas as vagas são para professor auxiliar com regime de trabalho de 20 horas semanais. É necessário graduação em Medicina e titulações específicas.

O candidato deve preencher o formulário de inscrição disponível no site de Concursos da UFRB e enviar à Gerência Técnica Administrativa do Centro de Ciências da Saúde, via SEDEX, acompanhado dos demais documentos exigidos no Edital Nº 07/2014. O valor total da inscrição é de R$ 90,00.  

As provas serão realizadas a partir de 15 de janeiro. O resultado final será publicado no Diário Oficial da União (DOU) e na página eletrônica de concursos da UFRB.

Confira o Edital Nº 07/2014 e a reabertura do Edital Nº 07/2014.

Mais informações na página de Concursos da UFRB.



UFRB divulga concurso para professor substituto do CETEC

18 de Novembro de 2014, 14:12, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre processo seletivo para contratação de professor substituto. A vaga com carga horária de 40 horas semanais é para ministrar as disciplinas: Topografia e Topografia e Cartografia, na área de conhecimento “Tecnologia Ambiental”.

As inscrições estão abertas entre os dias 18 de novembro a 12 de dezembro, das 8h às 17h, no Núcleo de Apoio Administrativo do CETEC, campus Cruz das Almas. Para se inscrever, o candidato deve preencher a ficha de inscrição disponível no site de concursos da UFRB e anexar os documentos listados no edital. A taxa de inscrição é de R$ 60.

O processo seletivo é dividido em duas etapas: análise de currículo, com peso três e prova de título, com peso sete.  As provas serão realizadas nos dias 13 e 14 de janeiro no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFRB. No decorrer do processo seletivo, em dia e horário definidos pela comissão examinadora, será realizada a análise de currículo.

O resultado do processo seletivo será divulgado internamente no âmbito da unidade no dia 19 de janeiro e posteriormente publicado no Diário Oficial da União.     

Confira o Edital Interno Nº 09/2014 - CETEC.

Mais informações na página de Concursos da UFRB.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil