Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga processo seletivo para 84 vagas de aluno especial de graduação 

7 de Dezembro de 2022, 12:05, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga processo seletivo para aluno especial dos cursos de graduação da instituição, para ingresso no semestre 2022.2. As aulas do semestre 2022.2 estão previstas para iniciarem em 1º de fevereiro de 2023.

As inscrições dos interessados podem ser feitas no período de 14 a 22 de dezembro, por meio do site de Processos Seletivos da UFRB.

São oferecidas 84 vagas para oito cursos de graduação da UFRB. Os cursos com vagas para alunos especiais são Agroecologia (Tecnólogo), Geografia e Zootecnia (CCAAB); e Engenharia Civil e Engenharia Elétrica (CETEC), no Campus Cruz das Almas; Artes do Espetáculo (Tecnólogo), no Campus Santo Amaro; e Educação do Campo: Ciências da Natureza e Engenharia de Produção, no Campus Feira de Santana. 

O aluno especial é aquele vinculado exclusivamente a um ou mais componentes curriculares e não a um determinado curso de graduação da instituição. 

Informe-se 

Leia o Edital PROGRAD Nº 054/2022.

Acesse diariamente o site de Processos Seletivos da UFRB: ufrb.edu.br/prosel

Receba as novidades dos Processos Seletivos da UFRB no seu celular acessando o canal do Prosel no Telegram: https://t.me/proselufrb.

Tire suas dúvidas via chat na Central de Atendimento.



Nota da UFRB sobre novo bloqueio orçamentário e ausência de repasse financeiro às universidades

6 de Dezembro de 2022, 23:22, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Na última quinta-feira, dia 01/12, o Governo Federal promoveu mais um ataque às Universidades e Institutos Federais. Após liberar, no final daquela manhã, o contingenciamento dos limites de empenho que houvera sido sequestrado em 28/11 (veja aqui a nota anterior da UFRB), à tarde do mesmo dia 01/12, o Governo realizou duas ações ainda mais drásticas: transformou o contingenciamento em bloqueio e aumentou o tamanho em mais de 30%. No caso da UFRB, o volume ampliou-se de R$ 1,4 milhões para, exatamente, R$ 2.037.788,00.

Através o Decreto nº 11.269, de dia 30/11/22, o Governo Federal zerou o limite de pagamentos das despesas discricionárias do MEC previsto para o mês de dezembro. Com esta desastrosa medida, as Universidades e Institutos Federais não receberam repasses financeiros para seus compromissos básicos e estão impossibilitadas de realizar pagamentos de despesas regulares e despesas diversas.

Desta forma, a UFRB informa que, lamentavelmente, até a reversão das medidas impostas pelo Governo Federal, está impossibilitada de realizar pagamentos, pois se encontra sem limite financeiro suficiente em sua conta para honrar os compromissos já programados.

Não há recursos para pagar auxílios estudantis, bolsas de graduação (monitoria, tutoria por pares, Pibic, Pibex) e de pós-graduação (PPQ-Pós), bolsas de estágio, contratos de prestação de serviços continuados (segurança, manutenção, limpeza, apoio administrativo, combustível, água, energia), fornecedores diversos, diárias, passagens e as demais despesas previstas para o mês.

A UFRB repudia e denuncia mais este absurdo! Ao bloquear os limites financeiros do nosso orçamento, o atual governo apela para mais um ato de violência que atinge diretamente a dignidade dos que constroem os espaços de produção de conhecimento.

Diante de tal afronta, a UFRB mantém seu compromisso com a sociedade e a comunidade acadêmica, assim como apóia a luta e adere às manifestações de todas as universidades e institutos federais contra o atual projeto de desqualificação, desmonte, privatização e precarização do ensino público superior.

A Reitoria da UFRB continua em diálogo com a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), e também, com parlamentares da bancada federal, fortalecendo o pleito de reversão desta absurda, inaceitável e danosa medida, para que a Universidade possa honrar com os compromissos assumidos.

Cruz das Almas, 06 de dezembro de 2022.

Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB



Projeto IEEE Women in Engineering UFRB é destaque em premiações

6 de Dezembro de 2022, 17:28, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Estudantes de Engenharia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) se destacam em premiações que visam destacar as mulheres na engenharia. O Instituto de Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas Women in Engineering (IEE WIE) UFRB foi fundado em 21 de abril de 2017 e atualmente conta com cerca de 20 participantes, entre eles membros e voluntários que desenvolvem conjuntamente atividades relacionadas à área social e educacional.

Para a estudante de Engenharia de Tecnologia Assistiva e acessibilidade, Laissa Soares afirma que “grupos como o WIE ajudam a nós mulheres a se encontrarem dentro da engenharia, mostrando que é possível e que podemos chegar onde quisermos, o grupo possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades que vão ser requeridas no mercado de trabalho é também muito importante fortalecermos as comunidades de engenheiras para que possamos reduzir a evasão das nossas meninas.”

O IEEE é uma das maiores organizações internacionais de profissionais dedicados à promoção de engenheiras, cientistas mulheres e meninas de inspiração ao redor do mundo. E o WIE UFRB é um grupo de afinidade que tem como lema: Inspirar, apoiar e engajar mulheres nas ciências exatas e colaborar de forma direta com a redução de desistências de mulheres nos cursos de engenharia.

O WIE que tem como objetivo fomentar a área tecnológica no universo feminino por meio de oficinas, eventos, cursos, palestras, entre outros, como conta a orientadora e professora de engenharia da UFRB Raissa Tavares. “Todas as atividades que são realizadas dentro desse grupo são voltadas para o ensino das mulheres na tecnologia, pois infelizmente nos cursos de exatas a gente observa uma baixa aderência do público feminino então essas iniciativas  vêm justamente para afirmar que esse não é um ambiente apenas masculino”, e acrescenta que o grupo também realizam atividades nas escolas, como uma maneira de difundir as possibilidades e potencialidades das mulheres nas áreas tecnológicas.

Premiações

Em seis anos de atuação, o Grupo já recebeu como resultado de suas ações algumas premiações, sendo elas: o terceiro lugar, em outubro de 2019, como Grupo de Afinidade Estudantil Exemplar da Região 9 e Success Case Contest em 2021 e 2022 na região América Latina e Caribe.

O projeto vem ganhando visibilidade por meio de demonstrações em congressos e submissões em eventos como IEEE R9 Student Branches Regional Meeting que aconteceu no México em que o WIE UFRB ficou em segundo lugar no Regional Photography Student Constest e também noticiado na revista trimestral do IEEE R9Notícias IEEEro #120(jul/set 2022), mais recentemente, no dia 3 de dezembro, o projeto foi premiado em evento nacional: em segundo colocado do Mude o mundo como uma menina promovido pela comunidade Força Meninas que irá promover mentorias para melhoria do projeto e também investimento. 

No dia 4 de dezembro o projeto também conquistou o primeiro lugar na categoria R9 de vídeos humanitários na International Humanitarian Technology Conference (IEEE IHTC 2022). O projeto contou com a colaboração das discentes Alice Bispo, Ana Cecília Souza, Andressa Borges, Amanda Leão, Helen Campos, Isabele Moura, Laissa Soares, Maria Clara,  Sidivânia Silva, Wilma Teixeira, Vanessa Maia, e das docentes Cristiane Pimentel e Raissa Tavares. Como também, com o apoio do professor Nilmar de Souza com o projeto e impressão 3D da case de proteção do mouse de cabeça e do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NETAA) da UFRB com a estrutura disponibilizada para desenvolvimento do projeto.

Projetos

Dentre as atividades realizadas pelo grupo, destaca-se em 2022 o Projeto Tec Inclusão,  que tem o objetivo de fomentar os conhecimentos de engenharia em prol de causas sociais, garantindo conhecimento técnico dentro das universidades e escolas.  O projeto capacita alunas do ensino superior na área de eletrônica e tecnologias assistivas para que se tornem multiplicadoras . Em seguida, as alunas promovem oficinas de eletrônica em escolas públicas de ensino médio e despertam o interesse das alunas pelas tecnologias  por meio da produção de materiais que promovem a inclusão digital de pessoas com deficiência. Durante a oficina, os participantes são estimulados a montar o recurso assistivo  mouse de cabeça chamado Colibrino. Este é um projeto open source, cujo esquemático e programa foi desenvolvido e disponibilizado pela startup TiX Tecnologia Assistiva. Na terceira e última etapa do projeto, voltada para a comunidade e ainda em desenvolvimento, as voluntárias estão aplicando conhecimentos de eletrônica e programação para aprimoramentos do recurso e posterior doação. 

Conheça o perfil da IEEE WIE UFRB no instagram. 

{gallery}noticias2022/ieeewie{/gallery}



Agrônomos comemoram cinquentenário de formação da turma de 1972

6 de Dezembro de 2022, 14:09, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}vXwbXxHCouo{/youtube}

A emoção tomou de conta das pessoas presentes à solenidade comemorativa do cinquentenário de formatura da Turma de Engenheiros Agrônomos de 1972, diplomados pela Escola de Agronomia da UFBA (EAUFBA), na manhã do dia 26 de novembro, no auditório Professor Luiz Mendes (PPGCI), Campus Cruz das Almas.  

O evento foi incluído na agenda oficial como atividade comemorativa da programação do Bicentenário da Independência do Brasil, realizado pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), sucessora da EAUFBA. 

Estiveram presentes na solenidade, vinte e seis engenheiros agrônomos, cônjuges, e seus familiares; professores, técnicos-administrativos e terceirizados, bem como convidadas e convidados. 

A solenidade histórica começou com as execuções das músicas “Emoções”, de Roberto Carlos; do cinquentenário de Agronomia e Agradecer para ser Feliz, as duas últimas de autoria de integrantes da turma de 1972.  

50anos

No telão principal, montado no auditório, imagens recuperadas de arquivos pessoais e institucionais, foram transmitidas: Campus da EAUFBA, aulas, formatura, prédios históricos (como os alojamentos estudantis; as casas dos bairros de professores e de técnicos-administrativos), e do Paço Municipal de Cruz das Almas. 

Parte dos integrantes do Canto Coral da UFRB, comandado pelo maestro Alípio Martins, interpretou diversas canções ligadas à terra e à amizade. Em seguida, aconteceu a composição da mesa de honra, composta pelo reitor da UFRB, Fábio Josué; o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Euricles Neto, representante do prefeito Ednaldo Ribeiro; o diretor do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas (CCAAB), Josival Santos Souza; o coordenador do Curso de Agronomia da UFRB, Anacleto Ranulfo dos Santos; e o engenheiro agrônomo José Antonio Nascimento da Cunha, representante da Comissão Organizadora do cinquentenário. 

Depois de composta a mesa, o coral cantou o Hino Nacional e o cerimonial registrou, nominalmente, os engenheiros agrônomos e seus cônjuges presentes no ato comemorativo. O engenheiro agrônomo José Antonio Nascimento da Cunha falou em nome da turma de 1972, e relatou os procedimentos para a execução da programação do cinquentenário da formação da turma, realizada integralmente no ambiente universitário. 

José Antonio lembrou que Cruz das Almas recebeu os alunos, no período de 1969-1972, como Escola de Agronomia da UFBA. 

O professor Anacleto Santos, com 43 anos de formado em Agronomia pela EAUFBA, saudou os presentes; relatou que o curso de Agronomia, atualmente, tem uma grade curricular com 58 disciplinas, correspondente a 4.282 horas/aulas e falou do avanço das tecnologias na Agronomia. 

O diretor do CCAAB, Josival Souza, disse que nasceu em 1972, ano em que os formados terminaram o curso. Aos 10 anos de idade, Josival disse que voltou a EAUFBA, na formatura de seu irmão, em Agronomia. Josival disse que vê muito carinho na forma com que os professores remanescentes da EAUFBA se tratam e falam uns dos outros e os alunos destes. “Se não fosse pela força e união dos professores e dos ex-alunos da Escola de Agronomia, a UFRB não existiria”. 

Para Josival Souza, outro marco importante, é o fato de EAUFBA ter sido o berço das ciências agrárias do Brasil e a primeira escola de Agronomia da América Latina. 

O secretário municipal, Euricles Neto, fez uma saudação aos presentes, lembrando que é filho de professor da instituição com quem conviveu na infância e adolescência com vários professores, dentre eles, Anacleto.  

A palavra seguiu com o reitor, professor Fábio Josué, que destacou a alegria imensa de receber os agrônomos formados na Turma de 1972. “É importante tê-los, novamente, nessa manhã de congratulação e de convívio”. Fábio Josué disse entender que para “além de nossas atividades rotineiras de ensino, pesquisa e extensão, é preciso estar aberta para a toda a sociedade; e é sempre motivo de alegria receber egressos de nossa instituição, porque temos a oportunidade singular de ouvir uma avaliação da experiência formativa que tiveram; e de falar de suas experiências após o recebimento do diploma da universidade”. 

Para Fábio Josué, o encontro contribui para ativar as lembranças, as memórias e os afetos dos engenheiros da Turma de 1972. O reitor falou da importância do povo do recôncavo da Bahia nos movimentos organizados pela independência do Brasil e historizou os acontecimentos importantes que marcaram à época, entre os quais, a reivindicação em Santo Amaro, pela criação de uma universidade pública, conforme registro da Ata 14 de junho de 1822. Entretanto, somente em 2005, o povo foi contemplado com a criação da UFRB. 

O engenheiro agrônomo José Azevedo Dias agradeceu ao reitor, Fábio Josué, “pelo modelo administrativo de acolhimento, que vai nos marcar para sempre”. Ele disse que quando chegou ao Campus Cruz das Almas fez uma viagem ao passado e a emoção lhe dominou. Dias disse que era hábito a Turma de 1972 se reunir regularmente, após a formatura. A próxima reunião será em Aracaju (SE), na qual o reitor foi convidado publicamente. 

No período Imperial, os produtores de álcool e açúcar da região nordeste entraram em decadência devido a vários fatores, entre eles, a concorrência holandesa, fim da escravidão e o desenvolvimento do setor cafeeiro na região sudeste. Logo, os produtores nordestinos buscaram uma solução para a crise agrícola. Em busca de mão-de-obra mais qualificada e conhecimentos, foi autorizada, em 1859, a criação do Imperial Instituto Baiano de Agricultura, por dom Pedro II. Em 1875, em São Bento das Lages, no município de São Francisco do Conde foi fundada a primeira escola de Agronomia no Brasil, que em 1920, foi transferida para a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 29 de julho de 2005 foi desmembrada a EAUFBA e criada a UFRB. 

Dias falou do progresso da agronomia nos últimos cinquenta anos, com a criação da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em 1973, e a formação profissional de engenheiros agrônomos nas universidades, dentre elas, a EAUFBA. Dias destacou com isso, o crescimento exponencial do agronegócio do Brasil, que passou a alimentar 1 bilhão de pessoas pelo mundo. 

O professor Alino Matta Santana, 82 anos, representando todos os professores da Turma de 1972, se disse muito emocionado e alegre pelo reencontro com os ex-alunos e falou de seu livro “Pérolas da Escola de Agronomia”, descrevendo as estórias, os causos e as histórias engraçadas e interessantes envolvendo servidores, professores e técnicos; e alunos.  

O reitor Fábio Josué fez a palestra “UFRB, a Federal do Recôncavo: apresentação institucional”, onde se conheceu a magnitude, a importância e universalidade da atual Universidade que tem transformando a vida de muitos jovens do Recôncavo, da Bahia e do Brasil.

50anos1

Homenagens 

Como uma forma de registrar a passagem desses 50 anos de formatura, a Reitoria fez a entrega de um Certificado a cada um dos engenheiros agrônomos de um Certificado. 

Os engenheiros agrônomos registraram, com saudade, e prestaram uma homenagem póstuma a quatro ex-funcionários da Escola de Agronomia: Carlos Mathias dos Anjos (Amigo da Turma de 1972); Djalma Lima dos Santos; o velho Tomé; e Chico Banha (motorista do ônibus) entregando um Certificado “como um símbolo de gratidão pela convivência amiga e a dedicação de cada um deles ao trabalho que prestaram a Escola de Agronomia”.  

Na programação, a UFRB ofereceu um tour pelas instalações do Campus da Universidade; seguido pelo plantio da árvore da turma de 1972 – marcando os 50 anos de formatura - e encerrou com o Descerramento da Placa dos 50 anos da Turma de 1972, no Saguão do Prédio da Reitoria da UFRB.

{gallery}noticias2022/50anos{/gallery}



UFRB oferta 1494 vagas de graduação para transferência interna no semestre 2022.2 

5 de Dezembro de 2022, 14:19, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

eA Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga edital com a oferta de 1.494 vagas em 38 cursos de graduação para a transferência interna, com ingresso no semestre 2022.2, previsto para iniciar em 1º de fevereiro de 2023. A transferência interna permite ao estudante da UFRB a mudança do curso de graduação. 

A inscrição deve ser realizada no site de Processos Seletivos, no período de 08 a 12 de dezembro. 

Podem participar do processo seletivo estudantes regulares da UFRB que tenham concluído o primeiro semestre regular sem reprovação por falta; e tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em uma das seguintes edições: 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 e que não tenham obtido nota zero em qualquer uma das provas. A Transferência Interna será permitida apenas uma vez. 

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 05 de janeiro de 2023, no site de Processos Seletivos

Informe-se 

Leia o Edital PROGRAD Nº 053/2022 - Processo Seletivo de Vagas Ociosas para Transferência Interna.

Acesse diariamente o site de Processos Seletivos da UFRB: ufrb.edu.br/prosel

Receba as novidades dos Processos Seletivos da UFRB no seu celular acessando o canal do Prosel no Telegram: https://t.me/proselufrb.

Tire suas dúvidas via chat na Central de Atendimento.

Vagas Ofertadas 



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog