Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga resultado em Educação do Campo e convoca aprovados para pré-matrícula

6 de Março de 2020, 16:05, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (PROGRAD) divulga a relação de candidatos aprovados no Vestibular da Educação do Campo, para os semestres 2020.1 e 2020.2.

Foram oferecidas 190 vagas, distribuídas em quatro cursos superiores, localizados nos Campi de Amargosa e Feira de Santana. Os cursos de graduação na Educação do Campo da UFRB são ofertados em Regime de Alternância, na modalidade presencial, constituído por dois momentos de formação: o Tempo Universidade (TU) e o Tempo Comunidade (TC), com atividades concentradas e organizadas em calendário próprio para a integralização curricular, de acordo com o tempo de duração do curso.

A PROGRAD está convocando os candidatos aprovados no curso de Educação do Campo, com habilitação em Ciências Agrárias, em Amargosa, para ocupar as 80 vagas ofertadas no semestre 2020.1. Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza têm 40 candidatos aprovados para ocupar uma das vagas do curso; e com habilitação em Matemática está com lista de 40 candidatos aprovados no curso para o semestre 2020.1; e com habilitação em Tecnologia de Alimentos, com 30 vagas, para início no semestre 2020.2 farão os cursos no Campus Feira de Santana.

Após tomar conhecimento da aprovação, o próximo passo para os candidatos aprovados é a realização da pré-matrícula na UFRB que acontece a partir de segunda-feira, dia 9, até quarta-feira, dia 11 de março, das 09h as 11h30 e 13h30 às 16h30, no Campus Cruz das Almas. A pré-matrícula consiste na apresentação e entrega de documentos junto à Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) em Cruz das Almas.

Neste mesmo período, os candidatos convocados nas modalidades de vaga L2, L4, L1D, L2D, L3D, L4D e PCD passarão pelas respectivas Comissões de Aferições como informado no item 7.1 do Edital PROGRAD Nº 032/2019.

Após a pré-matrícula é necessário que o candidato aprovado faça a confirmação de matrícula do curso, conforme calendário divulgado no Edital PROGRAD Nº 032/2019. A matrícula consiste na retirada do comprovante de inscrição em componentes curriculares do semestre e confirmação do vínculo junto ao Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico - NUGTEAC do Centro de Ensino no qual o ingressante realizará o curso.

Dúvidas e informações suplementares quanto ao processo deverão ser encaminhadas à PROGRAD / Núcleo de Gestão de Processos Seletivos da Coordenadoria de Políticas e Planejamento da Graduação no email: [email protected].

Dúvidas referentes à documentação para pré-matrícula deverão ser encaminhadas à SURRAC / Núcleo de Gestão de Admissão, Cadastro e Arquivo Acadêmico nos emails: [email protected] e/ou [email protected].

Resultado do vestibular Educação do Campo 2020.

ufrb.edu.br/prosel.



UFRB abre seleção do Programa de Permanência Qualificada 2020.1

6 de Março de 2020, 13:03, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), abre edital de avaliação socioeconômica de estudantes de graduação, regularmente matriculados em cursos presenciais, para a seleção e preenchimento de vagas do Programa de Permanência Qualificada (PPQ) 2020.1.

São ofertadas 213 vagas nas modalidades transporte, moradia e pecuniário à alimentação nos campi de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Antonio de Jesus e Santo Amaro em conformidade com o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

As inscrições estão abertas no site da PROPAAE, no período de 09 a 20 de março, por meio do preenchimento da ficha de inscrição e do questionário socioeconômico, no link constante no item 7 do Edital 001/2020.

A inscrição online será validada por meio da entrega do formulário de inscrição e do questionário impressos, assinados pelo candidato, e acompanhados de todos os documentos elencados no edital à representação da PROPAAE nos respectivos Centros de Ensino, no período de 25 de março a 01 de abril. O candidato que não entregar a documentação completa no período não terá sua inscrição efetivada.

As próximas etapas serão a análise documental, que acontece no período de 06 de abril a 13 de abril; convocação dos selecionados para entrevistas sociais, no dia 15 de abril; entrevistas sociais, de 16 de abril a 06 de maio; avaliação dos critérios socioeconômicos, de 07 de maio a 22 de maio; resultado final, a ser divulgado em 25 de maio, e, por fim, efetivação do auxílio, a partir de 27 de maio.

Permanência qualificada

É uma das ações constituintes do conjunto de políticas da UFRB que visa garantir a permanência do estudante no ensino superior. O processo de seleção destina-se a estudantes em comprovada condição de vulnerabilidade socioeconômica e que estejam regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação da UFRB.

Despesas

As despesas decorrentes do PPQ são previstas no Orçamento Geral da União destinado a UFRB para o exercício de 2020. O pagamento dos auxílios do PPQ está condicionado à liberação à UFRB dos Recursos Orçamentários do Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, regulamentado pelo Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010.

Modalidades de auxílio

São três as modalidades de auxílios à permanência: o Auxílio Pecuniário Alimentação - repasse mensal no valor de R$ 330,00 (trezentos e trinta reais) para auxiliar em despesas com alimentação; e Moradia, que se refere à concessão de uma vaga na unidade de residência universitária, com direito à alimentação. Esta segunda modalidade se destina para estudantes oriundos de cidades diferentes daquelas onde se localizam as residências e campi universitários.

A terceira modalidade é o Auxílio transporte, que se refere ao repasse mensal no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais), para auxiliar nas despesas de deslocamento para o centro de ensino, prioritariamente para os estudantes moradores das cidades circunvizinhas aos campi da UFRB.

Confira o Edital 001/2020.

ufrb.edu.br/propaae.



UFRB divulga resultado da segunda chamada do Cadastro Seletivo 2020.1

6 de Março de 2020, 11:21, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o resultado da segunda chamada do Cadastro Seletivo 2020.1. Estão sendo convocados 167 candidatos selecionados no edital.

Os candidatos convocados devem fazer sua pré-matrícula em um dos vinte e nove diferentes cursos, entre bacharelados e licenciaturas, oferecidos pela instituição.

Foram oferecidas vagas em Agroecologia; Agronomia; Biologia; Ciências Exatas e Tecnológicas; Ciências Sociais; Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; Enfermagem; Engenharia da Computação; Engenharia Elétrica; Engenharia de Energias; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade; Engenharia Mecânica; Engenharia Sanitária e Ambiental; Filosofia; Gestão de Cooperativas; Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade; Letras-Libras/Língua Estrangeira; Matemática; Medicina Veterinária; Museologia; Nutrição; Pedagogia; Psicologia; Química e Serviço Social.

A matrícula dos convocados compreenderá duas etapas. A pré-matrícula consiste no registro dos estudantes mediante apresentação e entrega dos documentos no Campus Cruz das Almas, no Anfiteatro da Reitoria, nos dias 09, 10 e 11 de março, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. A Superintendência da Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) é o órgão que recebe e confere os documentos entregues pelos candidatos.

Esta etapa pode ser realizada pelo aluno ou por procurador (ver modelo de procuração) para os casos de ampla concorrência. Os candidatos convocados para ocupar as vagas reservadas deverão, obrigatoriamente, apresentar documentação específica de acordo com a modalidade escolhida e comparecer pessoalmente à verificação étnico-racial e/ou aferição do laudo médico e/ou renda familiar, neste mesmo período e local.

Na segunda etapa, a confirmação da matrícula será realizada pelo candidato no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do respectivo Centro de Ensino.

Confira o Resultado da 2ª Chamada - Cadastro Seletivo 2020.1.

Confira a relação de documentos para a matrícula.

Mais informações na página eletrônica do Processo Seletivo (PROSEL).



Divulgada seleção para novo tutor do PET UFRB e Recôncavo em Conexão

5 de Março de 2020, 12:30, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) divulga a abertura de seleção de tutor do Programa de Educação Tutorial UFRB e Recôncavo em Conexão.

A seleção é para uma vaga.

Para se inscrever, presencialmente, o candidato deve comparecer ao Núcleo de Gestão do Programa de Educação Tutorial (NUGPET), Sala 04, localizado na Pró-Reitoria de Graduação, Campus Cruz das Almas, no período de 11 a 13 de março, de 8h às 12h; e das 13h às 16h30min, portando a Ficha de Inscrição e a documentação exigida no Edital nº 07/2020.

Para ser tutor do PET UFRB e Recôncavo em Conexão, é necessário ser professor em regime de Dedicação Exclusiva na UFRB, ser lotado no CCAAB, CECULT ou CAHL, ministrar aulas na graduação na UFRB, possuir título de doutorado, não receber outras bolsas e dedicar dez horas semanais à atividade de tutoria.

A atuação como tutor iniciará a partir de abril próximo.

O tutor selecionado receberá mensalmente bolsa no valor de R$ 2.200,00 (Dois mil e duzentos reais) - valor similar concedido pela CAPES para a bolsa de doutorado – a ser repassada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Processo de seleção

A seleção compreenderá quatro etapas (Homologação das inscrições; Avaliação do Currículo Lattes; Avaliação da Carta de Intenções; e Entrevista e Defesa da Carta de Intenções), conforme descrito no edital.

Grupos PET

Os grupos PET da UFRB são compostos por até dezoito estudantes (doze bolsistas e até seis voluntários), que desenvolvem atividades que contribuam para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação da Universidade, por meio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

 Mais em http://www2.ufrb.edu.br/pet/.

Edital PROGRAD 007/2020.



UFRB amplia seu esforço de internacionalização e lança hotsite em inglês

5 de Março de 2020, 11:19, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}wVjpgDhmrpE{/youtube}

Com o objetivo de propiciar acesso às informações sobre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) a um público mais amplo, além dos falantes da língua portuguesa, já está disponível o hotsite em inglês da instituição.

A iniciativa é parte do esforço no processo de internacionalização da instituição que prevê versões em línguas espanhola, francesa e alemã.

Na versão em inglês foram traduzidos os dados gerais sobre a instituição e informações sobre o Recôncavo, os Centros de Ensino, a Pesquisa, a Extensão e as Políticas Afirmativas, a relação dos cursos ofertados de graduação e pós-graduação e as ementas dos componentes curriculares dos cursos de pós-graduação.

O trabalho de tradução foi feito por uma empresa especializada no serviço que foi contratada em 2018, informou a superintendente Carolina Fialho Silva, da Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI).

O hotsite em inglês foi desenvolvido pela Assessoria de Comunicação (ASCOM) baseado em um modelo já testado em outras instituições públicas de ensino superior e especialmente pensado para o perfil estrangeiro, com a concentração de informações que normalmente são buscadas por esse público.

Acesse ufrb.edu.br/portal/international.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil