Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Estudantes de Nutrição da UFRB realizam feira de alimentos funcionais

31 de Março de 2014, 11:29 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 252 vezes

Estudantes do curso de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizaram a II Feira de Tecnologia de Alimentos Funcionais, na sexta-feira, 21 de março, em Santo Antônio de Jesus. A atividade foi desenvolvida para a disciplina Tecnologia de Alimentos, orientada pelo professor Ferlando Lima.

Os stands foram montados na Praça Padre Mateus, onde os estudantes apresentaram para o público o resultado do trabalho de cada grupo durante a disciplina. Os visitantes puderam experimentar diversos alimentos funcionais, produtos que, além da nutrição básica, possuem propriedades que previnem doenças. “Os estudantes são estimulados a desenvolver esses produtos no laboratório, utilizando os conhecimentos adquiridos na disciplina. Após a produção, eles precisam constatar a aceitação do público, e esse é um dos objetivos da Feira. O outro é permitir a interação entre a comunidade santoantoniense e os estudantes”, disse o professor Ferlando Lima.

Um dos produtos apresentados na Feira foi uma bebida levemente gaseificada, feita com o mel do cacau, soro do queijo, poupa de goiaba, água com gás e açúcar. “Essa bebida se caracteriza como funcional por conter licopeno, uma substância presente na goiaba que atua como antioxidante no organismo e na age na redução do risco de câncer de próstata no homem e de mama na mulher. Além disso, o soro do queijo é rico em peptídeos bioativos, que diminuem o risco do aumento da pressão arterial e de doenças cardiovasculares”, explicou o estudante Pedro Taddei.

Em outro stand, o público pode experimentar um bombom com concentrado de licopeno, o pigmento natural encontrado em frutas vermelhas. “O nosso produto é destinado tanto ao público masculino quanto ao feminino. Usamos no nosso concentrado a melancia, a goiaba vermelha e o mamão papaia. O diferencial é o uso da alfarroba, um produto bem semelhante com o chocolate, no entanto, com um teor de gordura muito baixo”, esclareceu a estudante Jamille Souza.

A estudante Daniele Pereira disse que o teste de aceitação realizado com o público é uma etapa fundamental para a atividade. “A opinião da população é de extrema importância, pois irá contribuir para que melhoremos ainda mais esses produtos e para que possamos desenvolver outros alimentos funcionais”, afirma.

Gabriel Cruz, morador de Santo Antônio de Jesus que visitou a Feira, aprovou os produtos funcionais desenvolvidos pelos estudantes. “Eu achei o sabor do cacau com a goiaba muito bom, e o doce também estava muito gostoso. Caso esses produtos estivessem no mercado, eu compraria, com certeza”, declarou.

Texto de Uilson Campos, estudante de Jornalismo da UFRB


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3523-estudantes-de-nutricao-da-ufrb-realizam-feira-de-alimentos-funcionais

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil