Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga resultado da Lista de Espera e abre inscrições para Cadastro Seletivo 2021.2

19 de Agosto de 2021, 18:42, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) publicou o resultado da Lista de Espera do Sisu 2021.2.

Os candidatos convocados devem providenciar a documentação para a matrícula, que acontece em duas etapas. A primeira etapa é a pré-matrícula on-line, no período de 19 a 24 de agosto, no Sistema de Matrícula da UFRB.

Os aprovados devem acessar o sistema, inserir o número de CPF e fazer o upload dos documentos: documento oficial de identificação com foto; certificado e histórico escolar; certificado de quitação militar (apenas para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos); e demais documentos e/ou arquivos (vídeo e fotos) para as aferições de acordo com a modalidade de reserva de vagas que foi convocado.

Para os aprovados que optaram pelas vagas reservadas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, é necessário informar na pré-matrícula on-line se prefere ser aferido por meio do CadÚnico do Governo Federal, ou por meio de envio de documentos que comprovem a renda de cada membro da família.

A segunda etapa da matrícula é a confirmação on-line, que ocorrerá de 23 a 28 de abril de 2022.

Heteroidentificação por vídeo e fotos

A novidade da pré-matrícula on-line na UFRB é o procedimento de heteroidentificação por vídeo e fotos. Os candidatos aprovados que optaram pelas vagas reservadas à pretos e pardos deverão enviar, no ato da pré-matrícula, um vídeo e duas fotos (frontal e perfil) para o procedimento de heteroidentificação. As instruções técnicas estão descritas no Edital PROGRAD Nº 023/2021 e no tutorial no final da matéria.

Cadastro Seletivo

Os candidatos inscritos e não convocados na Lista de Espera podem participar do Cadastro Seletivo da UFRB para as vagas remanescentes. Os candidatos devem se inscrever no período de 19 a 29 de agosto, por meio do sistema eletrônico de ingresso na UFRB, disponível no site de Processos Seletivos da UFRB.

imagem sem descrição.

Plantão Tira-Dúvidas

A UFRB vai realizar o Plantão Tira-Dúvidas sobre a matrícula no dia 20 de agosto, 15h.

Os candidatos convocados podem acessar a sala do Google Meet e tirar suas dúvidas com servidores da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) e da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE).

O link de acesso ao Plantão Tira-Dúvidas é ufrb.edu.br/plantaosisu.

Início das Aulas

O início das aulas para o semestre 2021.2 está previsto para o dia 28 de abril de 2022, de acordo com o Calendário Acadêmico.

Informe-se

Leia o Edital PROGRAD Nº 023/2021.

Confira a relação de aprovados.

Confira as etapas e documentos para a matrícula de acordo com a modalidade do candidato.

Acesse diariamente o site do Prosel: ufrb.edu.br/prosel.

Receba as novidades do Sisu 2021.2 da UFRB no seu celular acessando o canal do Prosel no Telegram: https://t.me/proselufrb.

Tire suas dúvidas via chat na Central de Atendimento.

tutorial heteroidentificacao



Nota da Reitoria da UFRB sobre o desligamento de estudante do curso de Medicina

19 de Agosto de 2021, 16:12, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dirige-se à comunidade universitária e ao público em geral para prestar informações relacionados ao processo administrativo nº 23007.00011499/2016-91.

Inicialmente, registre-se que o referido processo administrativo foi instaurado após denúncia de suposta irregularidade no ingresso de estudante no curso de Medicina, no que tange ao atendimento de requisito de renda e étnico-racial exigidos na modalidade de vaga L2, destinada a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda per capita bruta familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.

As diligências realizadas durante o processo administrativo, com respeito aos princípios da ampla defesa e do contraditório, mediante aplicação conjugada da Lei nº 9.784/1999, Regimento Geral da UFRB e Resolução nº 003/2018 do Conselho Universitário (CONSUNI), conduziu à conclusão de aplicação da penalidade de desligamento veiculada nos meios de comunicação.

Informa-se que o teor do referido processo administrativo é sigiloso e a decisão exarada poderá ser objeto de recurso, dirigido ao CONSUNI, conforme disposição do § 1º, art. 152, do Regimento Geral da UFRB: “A aplicação de sanção de desligamento será precedida de inquérito, aberto pelo Reitor, assegurando-se ao estudante o amplo direito de defesa, cabendo recurso ao Conselho Universitário no prazo de 15 (quinze) dias, após ciência do interessado”.

Desde 2005, ano de sua fundação, a instituição adota a reserva de vagas para alunos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Hoje, a Universidade é composta por 82,8% de estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas e 86,5% têm renda mensal per capita de até 1,5 salário mínimo.

Em 2017 a UFRB instalou o Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (COPARC), que tem a função de zelar pelo cumprimento e salvaguarda dos programas e medidas especiais adotadas pela instituição para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades. Sua composição é formada por representantes das três categorias acadêmicas (docentes, discentes e técnicos) e instâncias administrativas.

Por fim, a UFRB, como instituição federal de ensino superior, reafirma seu compromisso com a aplicação das políticas públicas de ingresso ao ensino superior público e com os princípios do Estado Democrático de Direito.



Projeto de Extensão da UFRB promove inclusão social através da Libras

19 de Agosto de 2021, 13:20, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) desenvolve cursos de formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos níveis básico e intermediário para ouvintes e Língua Portuguesa para surdos, por meio do Projeto de Extensão “Librando”, no Campus Feira de Santana, destinado aos estudantes, professores e técnicos da UFRB, familiares de surdos, surdos e a comunidade externa interessada.

Os benefícios que os cursos trarão, ao seu final, para os envolvidos, são interação com as pessoas surdas que fazem parte da Associação de Surdos de Feira de Santana, a capacitação dos estudantes surdos da UFRB, conhecimento de Libras e da particularidade em sua aprendizagem da Língua Portuguesa na modalidade escrita; além de fomentar a valorização e disseminação da Libras e da pessoa surda, informou a coordenadora, professora doutora Sátila Souza Ribeiro.

Devido à suspensão das atividades presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus, os cursos são ministrados no formato on-line, através da plataforma Google Meet, em uma perspectiva dialógica e instrumental para que ao final do projeto, nas referidas etapas, os cursistas ouvintes tenham o conhecimento de Libras, se comunicando com os surdois de forma eficaz; e os cursistas surdos tenham o conhecimento da Língua Portuguesa escrita, aumentando vocabulários para o desenvolvimento da leitura e escrita, a partir de textos.

A cada semana são realizadas uma aula de Libras e outra aula de Língua Portuguesa, com duração de duas horas, cada. Ao final de cada curso “Libras para ouvintes” e “Língua Portuguesa escrita para surdos”, os participantes passarão por uma avaliação prática em Libras e em Língua Portuguesa, para, então, receberem a certificação de 80 horas.

O processo formativo em Libras para ouvintes e Língua Portuguesa para surdos, se iniciou em 20 de abril passado com conclusão prevista para 20 de abril de 2023, quando alunos farão uma avaliação crítica dos cursos e se discutirá os pontos positivos e negativos do projeto como um todo.

Sátila Ribeiro explica que o Projeto Librando “se propõe a aprendizagem em Língua Portuguesa para Surdos como segunda língua, buscando refletir sobre leitura, interpretação e produção de textos pelos Surdos, haja vista a pessoa surda possuir particularidades em sua aprendizagem na modalidade escrita da Língua Portuguesa”.

O projeto conta com o apoio do estudante de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade da UFRB e monitor do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) Victor Emanuel e de monitores voluntários da UFRB, Luémeri Paim e Vinícius Marques, com a colaboração dos professores especialistas Ismália Nasser (UFRB) e Kamyllo Alves (UFSC).

A realização do projeto é focado em dois níveis (básico e intermediário) do curso de Libras; e Língua Portuguesa na modalidade escrita para surdos, totalizando três cursos.  Para cada curso é oferecida uma turma de no máximo 25 cursistas em horário definido considerando as possibilidades e adequação dos interessados.

A mesma turma cursará os dois níveis - uma etapa de curso complementará a etapa seguinte. Ao final de cada curso será criado um espaço para socialização da aprendizagem, em Libras e Língua Portuguesa escrita, com a presença de surdos fluentes em Libras, além de uma filmagem que será feita em Libras por cada cursista e entregue ao ministrante do curso para a avaliação final. 

Presença crescente

A presença de estudantes surdos na Educação Superior vem aumentando de acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC). Segundo o Censo de Educação Superior (2016), das 14.558 matrículas desse público específico, 1.738 eram de pessoas surdas.  Esses dados, por si só, justificam a realização de pesquisas voltadas para o aprendizado da Libras, considerando a inclusão de pessoas surdas (usuárias  da  Libras)  nos diferentes  setores  da  sociedade,  em  especial  na  Educação Superior. 

A aprendizagem de Libras vem sendo reconhecida como caminho necessário para uma efetiva mudança nas condições oferecidas pelas universidades, por ser uma língua viva e reconhecida a partir da Lei Federal 10.436/2002, como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda.  

No âmbito da UFRB, a Resolução do Conselho Acadêmico (CONAC nº 14/2009), dispõe sobre a inserção da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como componente curricular obrigatório para os cursos de graduação em nível de Licenciatura e optativo para os cursos de Bacharelado e Superiores de Tecnologia da UFRB.

Outra Resolução (CONAC nº 040/2013) elenca ações que deverão ser garantidas pela instituição, como capacitação de pessoal docente e técnico em Libras, serviço de apoio específico (adaptação de materiais), entre outros.

Conheça o projeto:

{youtube}XCj7gq0v7z4{/youtube}

Veja o depoimento de um aluno:

{youtube}ERcgE1y4kJI{/youtube}

Conheça o Instagram do projeto: instagram.com/librando_ufrb.



Laboratório de Diagnóstico Molecular da UFRB atinge marca de 2 mil exames para COVID-19

18 de Agosto de 2021, 16:39, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Laboratório de Diagnóstico Molecular da COVID-19 (LabCov) vinculado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou 2 mil exames de PCR para COVID-19, desde o dia 05 de abril de 2021 até o último dia 18, quando passaram a diagnosticar a presença do vírus em pessoas das comunidades dos municípios de Conceição do Almeida, Jaguaripe, Amargosa e Laje e o grupo específico de trabalhadores da saúde de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus e de Feira de Santana.

A informação é do coordenador do LabCov, professor doutor em Doenças Infecciosas, Fernando Vicentini, para quem a articulação entre a UFRB com os municípios envolvidos fez com que os testes fossem realizados gratuitamente, com os resultados sendo disponíveis em “dois ou três dias no máximo”.

No LabCov são realizados testes de diagnóstico por RT-qPCR, em tempo real, por uma equipe voluntária de professores e técnicos administrativos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB que trabalham no LabCoV em seu tempo livre. O teste RT-qPCR é considerado uma técnica padrão ouro para o diagnóstico da COVID-19de acordo com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os resultados dos exames não são divulgados ao público em geral, mas estão conectados a central de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde, integrando a rede nacional de combate da Covid-19.

Segundo Vicentini, não há previsão do tempo de funcionamento do LabCov para a realização de exames, “depende da pandemia e do financiamento do LabCoV”, ressaltou o pesquisador.

LabCov

O Laboratório de Diagnóstico Molecular da COVID-19 é a base de projetos de extensão e pesquisa vocacionados ao diagnóstico precoce das infecções pelo COVID-19 ou SARS-CoV-2 em profissionais de estabelecimentos de saúde em municípios da região de abrangência da UFRB, em seus três territórios de abrangência, com atendimento de rotina para municípios da Regional de Saúde Leste, os quais estão sob jurisdição sanitária compatível com a localização do laboratório.

O LabCov tem um papel fundamental no diagnóstico de COVID-19, auxiliando os municípios da região na vigilância entre profissionais da saúde diminuindo a dependência do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), dando celeridade aos resultados e possibilidade de rápido isolamento e acompanhamento do paciente em casos de testes positivados.

Conheça o LabCov:

{youtube}bp8DrfKapVE{/youtube}



UFRB oferece 500 vagas de apoio pedagógico para atividades acadêmicas

17 de Agosto de 2021, 12:03, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o edital do Programa de Permanência Qualificada (PPQ), na modalidade Apoio Pedagógico para Atividades Acadêmicas da UFRB, em conformidade com o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

A inscrição dos(as) estudantes de graduação interessados no processo seletivo ocorrerá no período de 23 a 30 de agosto, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), na aba Bolsa, em duas etapas.

A primeira fase é o preenchimento do Cadastro Único; e a segunda fase, a Solicitação da Bolsa. No preenchimento do Cadastro Único, os(as) estudantes devem atualizar seus dados pessoais. Após validar as informações prestadas, deverão acessar a Aba Bolsa no SIGAA e escolher a bolsa apoio pedagógico para atividades acadêmicas. O(A) estudante deverá anexar no ato da solicitação de bolsas os documentos pessoais e de renda seus e dos membros do grupo familiar.

Serão disponibilizadas 500 vagas para o auxílio apoio pedagógico para atividades acadêmicas. As vagas contempladas serão distribuídas proporcionalmente para todos os Centros de Ensino, considerando a equidade na promoção da assistência estudantil.

O valor mensal da bolsa de apoio pedagógico para atividades acadêmicas remotas é de R$ 230,00 (duzentos e trinta reais) a fim de fornecer subsídios para que o(a) estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica, reúna as condições materiais para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas.

PROPAAE responde!

A PROPAAE vai realizar um tira-dúvidas sobre o edital nos dias 19 e 23 de agosto, às 10h e 15h. Os(As) estudantes podem acessar a sala do Google Meet e tirar suas dúvidas com servidores(as) da PROPAAE.

O link de acesso ao PROPAAE responde! é meet.google.com/zfa-jjkz-ix.

Programa de Permanência Qualificada (PPQ)

O PPQ destina-se a estudantes em comprovada condição de vulnerabilidade socioeconômica e que estejam regularmente matriculados no semestre letivo remoto nos cursos de graduação da UFRB.

Confira o Edital nº 04/2021 e os modelos para documentação.

Mais informações em ufrb.edu.br/propaae.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog