Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Nota da Reitoria sobre a obrigatoriedade do registro eletrônico de frequência

6 de Setembro de 2019, 20:52, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) informa a obrigatoriedade do controle eletrônico de frequência dos servidores técnicos-administrativos desta instituição, impreterivelmente, a partir de segunda-feira, dia 09 de setembro, no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH).

Tal medida decorre de exigência legal estabelecida pelo Decreto nº. 1.590, de 10 de agosto de 1995, e normativos complementares, bem como de reiteradas cobranças do Ministério Público Federal, incluindo o Ofício nº. 403/2019-16º OCT/BA-EDAC, expedido em 08 de agosto último.

A Reitoria informa ainda que recepcionou, nesta semana, por duas ocasiões, membros da “Comissão de Avaliação do Ponto Eletrônico de Frequência da UFRB” para receber e discutir o “Relatório de Avaliação sobre a Implantação do Registro Eletrônico de Frequência para os Servidores Técnicos-Administrativos da UFRB”. O documento foi recebido no dia 04 de setembro e discutido no dia 06 de setembro em reuniões que contaram com a participação da Comissão, do Reitor, Fábio Josué Souza dos Santos, do Vice-Reitor da UFRB, José Mascarenhas Bisneto, e do Pró-Reitor de Gestão de Pessoal (PROGEP), Wagner Tavares da Silva, no Gabinete da Reitoria, no campus Cruz das Almas.

Na reunião, a Reitoria historicizou a implantação do processo de registro eletrônico de frequência na UFRB desde 2016 e apresentou dados atuais referentes à sua implantação, que alcançou um percentual de 85% de adesão no primeiro dia e uma média de 67% nos últimos dias.

Na ocasião, os membros da Comissão discutiram questões referentes às condições de trabalho na UFRB e apresentaram contribuições para a melhoria do sistema de controle eletrônico de frequência como, por exemplo, a notificação automática do registro no e-mail do servidor, sugestão que já foi incorporada à funcionalidade do sistema.

Compreendemos que o registro eletrônico de frequência é um meio adequado e eficiente para o controle da assiduidade e pontualidade dos servidores e constitui-se em um instrumento de proteção dos mesmos e da Instituição.

A Reitoria reconhece a contribuição dos servidores técnicos-administrativos para a construção da Universidade e coloca-se à disposição da categoria para continuar o diálogo, buscando melhorias constantes no processo de registro, visando aperfeiçoá-lo.

Cruz das Almas, 06 de setembro de 2019.

Fábio Josué Souza dos Santos
Reitor da UFRB



UFRB divulga edital de consulta para escolha de Diretor e Vice-Diretor do CFP

6 de Setembro de 2019, 13:12, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia torna público o Edital de consulta para escolha de Diretor e Vice-Diretor do Centro de Formação de Professores (CFP), para o quadriênio 2019-2023. A consulta prévia relativa à indicação de candidatos será feita sob a direção da Comissão Especial composta por representantes dos três segmentos da comunidade universitária (docentes, técnicos administrativos e discentes).

Podem ser candidatos à indicação para Diretor e Vice-Diretor os docentes com o título de Doutor, ativos integrantes da carreira do Magistério Superior do CFP. Excluem-se da condição de candidatos os docentes enquadrados nos seguintes casos: com contrato por tempo determinado, em licença para tratar de interesses particulares ou à disposição de outro órgão ou categoria fora da UFRB.

As inscrições estarão abertas nos dias 05 (das 13h às 16h), 06 (das 9h às 12h), 09 e 10 de setembro (das 8h às 10h), por meio de ofício dirigido à Comissão Especial, acompanhado de síntese da proposta de trabalho. A documentação deverá ser entregue e protocolada na Secretaria Administrativa do CFP, respeitando os dias e horários previstos no cronograma.

A consulta será realizada no dia 24 de setembro, no horário de 9h às 21h, ininterruptamente. O voto é secreto e não pode ser efetuado por correspondência ou procuração. Os nomes indicados para Diretor e Vice-Diretor como resultado da consulta serão remetidos às instâncias superiores responsáveis pela formalização da escolha no âmbito institucional.

Confira o edital da consulta na íntegra.



UFRB recebe inscrições para Mestrado Profissional em Saúde da Família em outubro

5 de Setembro de 2019, 13:45, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Mestrado Profissional em Saúde da Família – Multiprofissional (PROFSAUDE/MPSF) anuncia chamada pública para sua terceira turma. Segundo o edital, são ofertadas seis vagas para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). As inscrições serão de 02 a 30 de outubro, na Plataforma SIGA. O endereço de entrega dos documentos exigidos para homologação da inscrição é o Centro de Ciências da Saúde (CCS) em Santo Antônio de Jesus.

A oferta é destinada a médicos (duas vagas), enfermeiros (duas vagas) e odontólogos (duas vagas), com registro no respectivo Conselho Regional e Federal. O candidato deve ser docente da graduação e/ou residência em Medicina de Família e Comunidade ou Multiprofissional em Saúde da Família de instituições públicas de ensino superior; preceptor e/ou tutor de residências multiprofissionais e/ou da graduação em uma das três áreas em instituições públicas de ensino superior, ou profissional com atuação na atenção básica, nas equipes de saúde da Estratégia de Saúde da Família do Sistema Único de Saúde.

A distribuição de vagas para a UFRB será realizada de acordo com as Resoluções nº 017/2018 do CONAC e nº 02/2009 do CONSUNI: uma vaga (20%) será destinada para candidatos autodeclarados negros, uma vaga (20%) será destinada para candidatos quilombolas, indígenas, pessoas trans e pessoas com deficiência e uma vaga (10%) será destinada para servidores técnico-administrativos da instituição.

A seleção contará com três etapas: prova de língua estrangeira (inglês), prova de conhecimentos específicos e prova oral com análise de currículo e da carta de intenção, de acordo com o calendário disponível no edital. O resultado dos candidatos aprovados para a matrícula na UFRB será divulgado no dia 06 de março, a partir das 16 horas, no site do CCS. A matrícula acontece entre os dias 09 e 31 de março, com envio da documentação via Correios (SEDEX 10). O início das aulas está previsto para o mês de abril de 2020.

Sobre o ProfSaúde - É um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Oferecido na modalidade mestrado profissional, o curso tem estrutura semipresencial, aliando ferramentas de Ensino a Distância (EaD) com a previsão de nove encontros presenciais.

O objetivo é formar profissionais aptos a atuarem como preceptores para graduação e residência médica em Saúde da Família, com o intuito de contribuir para a melhoria do atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); fortalecer as atividades educacionais de produção do conhecimento e de gestão na Saúde da Família nas diversas regiões do país; estabelecer uma relação integradora entre o serviço de saúde, os trabalhadores, os estudantes na área de saúde e os usuários.

Confira a Chamada Pública nº 01/2019 – PROFSAUDE/MPSF.



Literatura africana é tema de obras lançadas por professores da UFRB

2 de Setembro de 2019, 2:34, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A literatura de autoria afro-feminina em Moçambique e na Bahia-Brasil é tema da mais nova obra da Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB), lançada neste mês de agosto. O livro “Cartografias em construção: algumas escritoras de Moçambique”, de autoria da professora Ana Rita Santiago, resulta de pesquisa desenvolvida em seu estágio pós-doutoral (2016-2017) na Universitè Paris Descartes – Paris V, em Sorbonne.

A obra apresenta trinta autoras de Moçambique, acompanhadas de dados biográficos, resultado da varredura inicial, bem como breves apresentações sobre suas produções literárias, também seguidas de concisas leituras-interpretativas. Há também a menção a autoras portuguesas em Moçambique, encontradas no percurso da pesquisa, e um abreviado dossiê das trilhas de estudo.

“Em ‘Cartografias em Construção’, a professora Ana Rita Santiago traz-nos uma proposta que, para além de premente, é imperiosa, no que toca aos estudos da recepção e da formação do leitor, concernentes à literatura de autoria feminina; tanto fora, como dentro de Moçambique, que são raríssimos”, diz Sara Jona Laisse, docente de Cultura Moçambicana na Universidade Politécnica de Moçambique, que assina o prefácio da obra.

Como explica Laisse, o objetivo do livro foi dar a conhecer as escritoras moçambicanas e quais as representações de memórias, identidades, tradições, quotidianos, História ou sonhos constroem sobre si, sobre o seu país ou sobre a sociedade na qual vivem. “Através de um estudo bio-bibliográfico, etnográfico e de cariz descritivo-interpretativo, a autora mostra a relevância de se dar a conhecer a escrita de excluídas”, descreve a docente.

imagem sem descrição.

Também vem do continente africano a inspiração para o livro “Religião e Religiosidade nas Literaturas Africanas: um olhar em Chinua Achebe e Mia Couto”, recém-lançado pelo professor da UFRB, Silvio Ruiz Paradiso, pela editora Becalete. O livro aborda a presença de aspectos religiosos na literatura africana, em especial nos romances Things Fall Apart, do nigeriano Chinua Achebe, e O Outro Pé da Sereia, do moçambicano Mia Couto.

“Os romances foram escolhidos por, fartamente, apresentarem a religião e religiosidade tanto dos colonizadores quanto dos colonizados no âmbito (pós)colonial”, explica o autor. Fruto de sua pesquisa do doutorado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), o livro discute questões como possessão, conversão, linguagem, colonialismo, sincretismo, transculturação, bem como aspectos religiosos dos grupos étnicos ibos (Nigéria) e shonas (Moçambique).

“As manifestações religiosas, sejam elas das chamadas ‘religiões tradicionais africanas’, ainda que o termo seja controverso, ou das crenças cristãs, são metáforas e analogias políticos-culturais para uma discussão muito mais profunda nestas literaturas: o colonialismo”, diz Paradiso. “Assim, os personagens, o enredo, os temas presentes, bem como as várias nuances da religiosidade são abordadas, relacionando-as sempre com a problemática colonial”, completa.

Para download gratuito ou leitura online do livro “Cartografias em construção: algumas escritoras de Moçambique”, acesse o site da EDUFRB: www.ufrb.edu.br/editora.

Para acesso ao livro “Religião e Religiosidade nas Literaturas Africanas: um olhar em Chinua Achebe e Mia Couto”, acesse o Google Books ou envie um e-mail para o autor: [email protected].



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog