Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB desenvolve mais uma ação contra o Aedes aegypti em Cruz das Almas

22 de Março de 2016, 18:54 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 53 vezes

{youtube}iLHGGxznAS0{/youtube}A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve mais uma ação de combate ao Aedes aegypti no último sábado, 19 de março. A quarta etapa da mobilização ocorreu no campus Cruz das Almas. Outros campi realizam atividades durante a semana. 

Em Cruz das Almas, o combate reuniu a comunidade acadêmica e a Secretaria de Saúde da cidade. “É uma parceria fundamental porque a secretaria de saúde sozinha não consegue dar conta dessa situação, precisamos dessa união”, afirmou Rose Oliveira, coordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de Cruz das Almas. “A maioria dos casos de focos são intradomiciliares, uma tampinha de garrafa, uma casca de ovo ou de coco, uma latinha de leite, qualquer recipiente que pode acumular água é um possível criadouro”. Ela explica que o mosquito precisa do ambiente com água, pois, por cerca de 400 dias, o ovo fica viável dentro de um ambiente, quando colocados em contato com a água ocorre a sua eclosão. Após isso, ela esclarece que “para virar mosquito são de cinco a sete dias, se eu interromper esse ciclo, o mosquito não vai nascer”, destaca Rose, que aponta a faxina semanal como importante momento para interrupção deste ciclo de vida do Aedes aegypt.

Para Alessandro Almeida, supervisor geral de endemias de Cruz das Almas, educação e saúde andam juntas. “Estudantes são multiplicadores de informação, através de uma mensagem que nós levamos aos alunos na escola, ele pode transmitir essas informações pra outras pessoas”. E reforça que é por meio de medidas simples e permanentes que se elimina o Aedes aegypt: “se interrompermos o ciclo do Aedes ao menos uma vez por semana, não vai ter mosquito adulto e não vai ter doença”.

Ao lembrar da participação da UFRB nas mobilizações nacionais, Tábata Dourado, pedagoga UFRB, destaca o resultado positivo das ações e fala sobre a atuação de conscientização da UFRB em escolas. Já Ivonete de Jesus, técnica de enfermagem da UFRB, convoca a comunidade acadêmica a contribuir para o combate ao mosquito: “acho que em 80% dos casos nós conseguimos evitar. Isso é uma obrigação de todos, de todos os servidores, de toda a comunidade acadêmica”.

Nesta segunda e terça-feira, 21 e 22 de março, a mobilização contra o Aedes aconteceu em Feira de Santana. Hoje também Santo Antônio de Jesus mobilizou seu campus na luta contra o mosquito transmissor da Dengue, febre Chikungunya e Zika vírus.

Mais informações: https://www2.ufrb.edu.br/combateaedes/


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/4341-ufrb-desenvolve-mais-uma-acao-contra-o-aedes-aegypti-em-seus-campi

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog