Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB debate potencial das plantas medicinais como cadeia produtiva

17 de Outubro de 2018, 12:19, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

{youtube}_KBHgzsV_lA{/youtube}

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) debate a importância das plantas medicinas e seus potenciais bioativos para o desenvolvimento de uma cadeia produtiva do setor, a ser implantada em Cruz das Almas e região.

A professora, pesquisadora e coordenadora do evento, Franceli da Silva define o propósito das discussões “olhar para as plantas medicinas como uma cultura, assim como é o feijão, o milho, a mandioca e trabalhar em larga escala”.

O I Seminário sobre Plantas Medicinas e seus potenciais bioativos, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares (GEPLAM), no auditório da Biblioteca Campus Cruz das Almas, deu início as discussões sobre o desenvolvimento do setor.

No primeiro dia de debates estiveram palestrando as professoras doutoras Glyn Mara  Figueira, do Centro Interdisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Universidade de Campinas (CPQBA/Unicamp); Viviane Arruda, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); e Gabriela Neves Martins, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI).

Elas falaram sobre Cadeia Produtiva de Plantas Medicinais; Plantas Medicinais e seus potenciais bioativos; e Conhecimento Científico x Conhecimento Popular, respectivamente.

Segundo a professora Viviane Arruda, para trabalhar com plantas medicinais se faz necessário investigar os pontos que não são claros na utilização das espécies. “Temos que conhecer melhor as plantas utilizadas no conhecimento popular de forma científica”, ponderou. Para ela, há uma biodiversidade de plantas muito grandes na natureza que são desconhecidas e precisam ser catalogadas, estudadas e definidas suas utilidades para utilização ou não pelo ser humano.

Estudantes dos cursos de Biologia, Agroecologia e Agronomia; e pessoas da comunidade participaram das palestras e dos minicursos oferecidos pelo evento.

Presenças

Na recepção do evento estiveram fazendo a apresentação o Coral da UFRB. Estiveram presentes na mesa de abertura, o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas, Elves Lima Vieira; a coordenadora do evento, professora Franceli da Silva; a coordenadora de extensão universitária da Pró-Reitoria de Extensão, Ana Paulo Inácio Diorio; e o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação, Vital Pedro da Silva Paz.

Doação

Os alimentos arrecadados com a inscrição no evento serão oportunamente repassados para instituições de assistência a pessoas carentes de Cruz das Almas.

{gallery}noticias2018/plantasmedicinais{/gallery}



Nova direção do Centro de Formação de Professores toma posse

16 de Outubro de 2018, 19:55, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira, dia 15, tomou posse para o próximo quadriênio a nova diretoria do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O diretor Fabio Josué Santos e a vice-diretora Creuza Silva foram conduzidos aos cargos pelo reitor Silvio Soglia, após eleição junto à comunidade acadêmica.O ato solene foi realizado na Câmara de Vereadores de Amargosa e contou com presença do prefeito municipal, Júlio Pinheiro, autoridades locais, além da vice-reitora, Georgina Gonçalves.

Em seu discurso de posse, o novo diretor reforçou seu desejo de trabalhar pelo CFP e felicitou os docentes pela passagem do dia dos professores. Para cumprir sua missão, assegurou que apostará em um corpo docente e técnico qualificado. “A Educação é um exercício da liberdade contra as práticas opressoras. Foi através das mãos de tantos mestres  educadores que cheguei até aqui”, disse.

O novo diretor é graduado em Licenciatura em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 1998, 2006, 2015). Já a vice-diretora Creuza Silva é Doutora em Química pela UFBA (2016), mestre em Química pela UESB (2007), licenciada em Ciências com Habilitação em Química pela UESB (1993).

“Temos muito entusiasmo na gestão do professor Josué. Temos a certeza do seu preparo para a função”, declarou o reitor que destacou ainda o papel da Universidade pública brasileira no ambiente democrático.

O professor Clarivaldo Souza, que deixou o cargo de diretor, expressou o reconhecimento pelos que contribuíram com trabalho realizado durante sua gestão e despediu-se dos colegas.

{gallery}noticias2018/possecfp{/gallery}



UFRB oferta 20 vagas em Curso de Informática Básica para Maturidade

16 de Outubro de 2018, 13:37, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), torna pública a oferta de vagas para o Curso de Informática Básica para a Maturidade.

Para se inscrever, o candidato deve ter acima de 45 anos e ter disponibilidade de frequentar as aulas presenciais que ocorrerão na cidade de Cruz das Almas. As inscrições são online, por meio do preenchimento de formulário eletrônico até o dia 19 de outubro.

No total, são ofertadas 20 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição. O curso tem previsão de início para o dia 23 de outubro e acaba em dezembro de 2018. Será dividido em duas turmas de dez alunos: nas terças-feiras, das 16 às 18 horas, e nas quintas-feiras, das 10 às 12 horas.

Para mais informações: (75) 3621-4315.



Nota Pública da Andifes contra a violência, em defesa da democracia

12 de Outubro de 2018, 18:02, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A sociedade brasileira encontra-se dividida, vivendo hoje um processo eleitoral decisivo para seu destino. Como sabemos, episódios de violência relacionados a eleições ocorrem em cada pleito, sendo todos eles condenáveis, pois trazem componentes de violência ao que deveria ser momento de reflexão e debate. Neste pleito, entretanto, estamos constatando um perigoso agravamento do conflito, que compromete a própria natureza da decisão democrática.

Primeiro, mais que o debate, é o conflito que se estende como nunca a toda a sociedade, empobrecendo a argumentação e diminuindo o valor mesmo do convívio democrático e das garantias próprias de um estado democrático de direito. Segundo, episódios de intolerância e violência (física ou simbólica) são hoje constatados até no ambiente de nossas universidades, que, como espaço essencialmente democrático, devem ser lugar natural do embate de ideias, da diversidade, da argumentação, e não de agressão e intolerância.

A ANDIFES vem assim externar seu firme repúdio à cultura do ódio e da violência, que ora ameaça a sociedade e as universidades públicas, por meio de constrangimentos, ameaças e agressões. Em particular, no espírito e na letra da Constituição Federal, são deploráveis os ataques motivados por racismo, homofobia e toda ordem de preconceito que atinja direitos e liberdades individuais, não devendo qualquer cidadão com responsabilidade pública lavar as mãos e alegar neutralidade diante dessas ações, nem dos discursos eivados de violência que as suscitam.

A ANDIFES junta-se, enfim, a todos os dirigentes e membros da comunidade acadêmica que ora envidam esforços por defender a democracia e por reforçar os laços de solidariedade em nossas instituições universitárias, que, como instituições públicas, gratuitas e inclusivas, são um exemplo de participação e decisão coletiva, bem como lugar de produção de conhecimentos, formação de cidadãos e defesa ativa dos direitos humanos, servindo assim à redução de desigualdades e à ampliação de direitos em nosso país.



UFRB publica anais do Santo Amaro Afro vinculados ao Fórum 20 de Novembro

11 de Outubro de 2018, 14:28, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga os anais de “Santo Amaro Afro”, vinculado ao Fórum 20 de Novembro, realizado nesta data em 2017, como evento institucional desenvolvido em todos os campi da UFRB, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) e do Centro de Linguagens, Culturas e Humanidades (CECULT).

Como evento acadêmico, o Santo Amaro Afro teve por objetivos fomentar discussões e reflexões quanto às políticas e práticas afirmativas e estimular produções acadêmicas comprometidas com as transformações sociais. Neste sentido, o Caderno de Resumos é uma mostra dos diálogos, projetos e possibilidades de construção coletiva que foram socializados durante o evento e que se entrelaçam no propósito de promoção do empoderamento da população negra e reivindicação de políticas em prol da equidade étnica e social. 

Em 2017, a segunda edição do evento realizada teve como tema principal foi Percurso da Memória, descolonização do saber e um olhar para o afrofuturismo, contando com a parceria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e secretarias municipais da Prefeitura de Santo Amaro.

Sua abertura foi realizada no dia 21 de novembro, em Acupe, território quilombola de Santo Amaro. Nos dias 22 e 23, o evento realizou-se no campus CECULT da UFRB e no dia 24 na cidade de São Francisco do Conde/BA, no campus dos Malês da UNILAB. 

Leia os Anais do evento.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil

Posts do blog