Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

CETENS recebe Prêmio Guardiões do Meio Ambiente 2015

23 de Dezembro de 2015, 11:00, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Professora Hilda e prefeito de Feira de SantanaO Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi homenageado na sétima edição da premiação Guardiões do Meio Ambiente, na noite de sexta-feira, 11 de dezembro, no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), na cidade de Feira de Santana.

O CETENS desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão voltados ao meio ambiente. A professora Tatiana Velloso, atual Pró-reitora de Extensão (PROEXT) da UFRB, deu início a formação do grupo de trabalho de extensão no período da sua gestão como Diretora do CETENS.

A representante do CETENS/UFRB, professora Hilda Costa Talma foi quem recebeu o prêmio. Ela destacou que, se por um lado a homenagem engrandece o homem, massageia o ego, enobrece a alma, por outro lado, aumenta o nosso compromisso e cobra-nos mais responsabilidade com o meio ambiente.

O grupo de trabalho do CETENS é formado pela Profa. Dra. Tatiana Velloso, Profa. Dra. Hilda Costa dos Santos Talma, Profa. Dra. Sueila Silva Araújo e o Prof. Dr. Sergio Anunciação Rocha, as discentes Michelle de Oliveira Menezes, Naiade Soares de Souza, Fabiane de Oliveira Santana e Maria Karoline Silva Souza todos do CETENS e a Profa. Áurea Chateaubriand Campos da UEFS.

Este grupo integrado à INCUBA - Incubadora de Empreendimentos Solidários, vem atuando fortemente na área de resíduos sólidos, colaborando no fortalecimento da Associação Regional de Trabalhadores em Materiais Recicláveis de Feira de Santana e municípios vizinhos (Artemares) e na implantação da coleta seletiva nos bairros e nas escolas públicas de Feira de Santana. 

A implantação da coleta seletiva no Colégio Uyara Portugal possibilitou o destaque da professora da instituição Lucymara Souza Santos Silva que também foi homenageada na premiação. A professora. Lucymara colabora com o projeto do CETENS/UFRB na motivação dos alunos do colégio.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), o prêmio Guardiões do Meio Ambiente visa o reconhecimento àqueles que contribuem para a preservação ambiental.

O secretário de Meio Ambiente da cidade, Roberto Tourinho, lembrou que preservar o meio ambiente não é apenas obrigação do poder público, mas também dever de todos os cidadãos. A cerimônia contou também com a presença do prefeito da cidade, José Carvalho, que entregou o pr~emio à professora da UFRB. 

Com informações do CETENS. 



UFRB recebe propostas para doação de terreno em Feira de Santana até 15 de janeiro

22 de Dezembro de 2015, 17:45, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Comissão Especial de Licitação, designada pela Portaria Nº 599/2015, de 03 de julho de 2015, informa que as inscrições para o Edital de Chamamento Público para seleção de uma doação não onerosa, pura, sem encargos ou condição, de imóvel(eis) particular(es) para a instalação do seu campus Universitário na cidade de Feira de Santana, Bahia, seguem abertas até 15 de janeiro de 2016.

As inscrições podem ser realizadas mediante remessa de proposta para a Comissão Especial de Licitação, à Rua Rui Barbosa, 710, Centro, campus Universitário de Cruz das Almas, Bahia, obedecidas às especificações e normas constantes do presente Edital, às disposições da Lei Nº 8.666/93, aos princípios que regem a Administração Pública e demais disposições legais pertinentes.

Podem participar do Chamamento Público: pessoas físicas e jurídicas que estiverem habilitadas na forma disposta no Edital; consórcios, grupos de empresas e/ou pessoas físicas, desde que satisfaçam as condições mínimas estabelecidas para o atendimento do objeto.

Edital Especial de Chamamento Público Nº 01/2015.

Confira retificação do Edital Especial publicada no Diário Oficial da União (D.O.U), em 18 de dezembro de 2015. 



CONSUNI aprova concessão de título de Doutor Honoris Causa ao pedólogo Paulo Jacomine

22 de Dezembro de 2015, 17:22, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou por unanimidade a concessão de título de Doutor Honoris Causa ao engenheiro agronômo Paulo Klinger Tito Jacomine, que teve sua carreira dedicada à Ciência do Solo no Brasil. A honraria foi proposta pela Área de Conhecimento de Ciência do Solo, pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas (SQE) e pela Direção do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB).

O homenageado é considerado um dos profissionais da área que mais conhece solos no Brasil. Sua atuação principal é como Pedólogo, indivíduo que se especializa em estudos dos solos. Ele é graduado em Agronomia pela Escola Nacional de Agronomia (1957) e Professor Livre Docente (1974) na área de Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou como pesquisador do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vinculado à Comissão Nacional de Ensino e Pesquisa Agronômica (1958-1975) e à Embrapa (1975-1991).

Jacomine tem colaborado com a UFRB e com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 1996, a partir da Reunião Técnica sobre Solos Coesos dos Tabuleiros Costeiros, sob a coordenação do professor Joelito Rezende da UFRB. Colaborou na organização da II Reunião Nordestina de Ciência do Solo, realizada em Ilhéus, Bahia, de 8 a 12 de dezembro de 2014, organizada conjuntamente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e UFRB. Em setembro de 2014, esteve na UFRB participando da banca examinadora da dissertação intitulada Classificação e caracterização de solos de áreas de lagoas intermitentes em Tabuleiros Costeiros do Recôncavo da Bahia.

O CONSUNI irá definir a data da cerimônia de entrega do título, a ser publicada no calendário de eventos da UFRB.

Doutor Honoris Causa: a honraria é um reconhecimento a personalidades que se destacam nas ciências, nas artes ou nas relações com a sociedade. Paulo Jacomine será a segunda pessoa a receber o título Doutor Honoris Causa pela UFRB. Até o momento, Dona Dalva, cantora, compositora e sambista da cidade de Cachoeira, foi a única personalidade a receber o título de Doutora Honoris Causa pela intituição.



Cursos de Educação Continuada sem tutoria da UFRB tem mais de 10 mil inscritos

18 de Dezembro de 2015, 13:06, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os cursos de Educação Continuada sem tutoria da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) alcançaram mais de 10 mil inscritos. Os cursos são gratuitos e abertos a toda comunidade.

“Percebemos grande receptividade em relação aos cursos de educação continuada que estão sendo ofertados. A maior parte dos participantes são da própria UFRB e da região do recôncavo, entretanto temos um grande volume de outros estados e até mesmo do exterior. Isto demonstra que as pessoas estão atentas às oportunidades de se manterem atualizadas com cursos online rápidos e que suprem uma lacuna específica de competência necessária”, fala Eniel Santo do Núcleo de Educação Continuada da SEAD.

No site onde estão disponíveis os cursos, AVA Acadêmico, há um espaço para avaliação dos cursistas, “muito útil. Eu sou revisora de textos e sei da imensa dificuldade que os autores têm de usar as normas em seus artigos e demais trabalhos acadêmicos”, fala a participante Cleunice Fritoli sobre o curso Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos, com carga horária de 20h. Mesma opinião é compartilhada com o cursista Mauro Carneiro:  "excelente curso. Recomendo para os que estão escrevendo seu trabalho. Curso com uma linguagem fácil e vai direto ao ponto sobre as normas da ABNT".

Atualmente, estão disponíveis cinco cursos:

  1. Introdução a Conferência Web RNP: software da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com salas virtuais para reuniões, disponíveis para uso em computadores, tablets e smartphones. É destinado às pessoas que possuem acesso ao sistema Conferência Web RNP. Após o cadastro do curso, o participante possui até 15 dias para a sua finalização. Carga horária: 20h;
  2. Leitura e Produção de Textos Acadêmicos: o curso aborda temáticas relacionadas com a leitura, escrita, normas ABNT e formatação dos gêneros acadêmicos mais utilizados: resumo, resenha, artigo e monografia. Após o cadastro no curso, o participante possui até 60 dias para a sua finalização. Carga horária: 68h.
  3. Moodle para Professores e Tutores EaD, com carga horária de 34h, tem como objetivo habilitar professores e tutores na utilização das potencialidades pedagógicas da plataforma Moodle em cursos ou disciplinas presenciais, semipresenciais ou a distância;
  4. Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD, com carga horária de 51h, que propõe a compreensão dos fundamentos da educação a distância a fim de planejar e introduzir uma prática consistente de avaliação processual nesta modalidade de ensino.
  5. Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos, com carga horária de 20h, objetiva auxiliar os participantes na utilização das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aplicadas à elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos. 

Educação Continuada EAD sem tutoria - os cursos não possuem o acompanhamento de tutores ou professores e o objetivo é promover a educação continuada para interessados em aprofundar-se em um tópico específico, visando aprimorar sua formação. Os cursos disponíveis fornecem certificados aos participantes que concluírem com aproveitamento de 70%. Para se inscrever, os interessados devem acessar a página Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFRB. As vagas são ilimitadas.

Mais informações: SEAD/UFRB
Link para inscrições: http://ava.academico.ufrb.edu.br
Contato: [email protected]/ (75) 3621 6922



Andifes divulga Manifesto em Defesa da Democracia e do Estado de Direito

18 de Dezembro de 2015, 11:57, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) divulgou, nesta quinta-feira (17), manifesto em que repudia a deflagração do processo de impeachment da Presidenta Dilma Rousseff. Confira o texto na íntegra abaixo:

Manifesto em Defesa da Democracia e do Estado de Direito

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, ANDIFES, reafirma seu compromisso com a defesa intransigente dos princípios democráticos que regem a sociedade brasileira e vem manifestar seu veemente repúdio à deflagração do processo de impeachment contra a Presidente Dilma Rousseff. A ANDIFES não reconhece a legitimidade deste processo que afronta o Estado Democrático de Direito e a vontade soberana do povo brasileiro.

As Universidades Federais tiveram participação efetiva no processo de redemocratização do país e na volta das garantias dos direitos sociais. Não foi em vão o sacrifício daqueles que lutaram para que a sociedade pudesse exercer a democracia conquistada a partir da Constituição de 1988.

As Universidades Federais mantêm destacado protagonismo nas lutas políticas pela democratização da educação pública brasileira como fundamento de todo e qualquer processo de desenvolvimento nacional, e seguirão defendendo a expansão e a consolidação do ensino superior público deste país como forma de garantir o acesso universal à educação.

As iniciativas antidemocráticas em curso representam um retrocesso e afetam profundamente o funcionamento das Instituições Federais de Ensino Superior e o futuro da educação pública.

Os reitores das Universidades Federais, reunidos na ANDIFES, ativos na luta contra qualquer tentativa de desestabilização da nossa jovem democracia, conclamam o Parlamento e a sociedade brasileira a defender o Estado de Direito, os direitos sociais e as liberdades democráticas.

Brasília, 17 de dezembro de 2015.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil