Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

CCS recebe deputado Jorge Solla em ato de defesa da democracia e do SUS

1 de Junho de 2016, 12:48, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O “Ato em Defesa da Democracia e do SUS” foi realizado na última segunda-feira, 30 de maio, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus Santo Antônio de Jesus. O palestrante convidado foi o Deputado Federal Jorge Solla, médico e ex-secretário de saúde do estado da Bahia, que discursou sobre a atual conjuntura do Sistema único de Saúde (SUS).

Jorge Solla parabenizou a iniciativa do evento e afirmou que o tema foi bem posicionado na atual situação política do Brasil. Falou também da alegria em estar na UFRB: “é um orgulho ter um conjunto de Universidades federais como temos hoje. De todas as conquistas que nós tivemos, a partir do governo Lula, talvez a criação dessas universidades seja o vetor mais importante para a população da Bahia”. Ele também apoia a reforma política, pois “no modelo atual prevalece o financiamento privado/empresarial. A maioria dos parlamentares está representando o interesse de empresários e grupos de poder que financiaram as campanhas”.

Além de falar sobre a conjuntura política nacional, o deputado abordou a importância do SUS e sua abrangência no país, sendo responsável por 90% das cirurgias cardíacas e oncológicas, além de 95% dos transplantes realizados no país. Destacou ainda o papel do Sistema Único de Saúde em serviços que são fundamentais para o país como a vacinação e suas campanhas, o controle dos órgãos de saúde exercido pela Agência Nacional de Saúde (ANS), o controle sanitário promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O programa Mais Médicos e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foram citados como avanços conquistados pelos últimos governos. Em sua opinião, é essencial ampliar investimentos sociais de forma geral e na área de saúde: “nós não podemos permitir que o SUS seja menos do que é hoje".

O evento foi organizado por estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) e coordenado pela professora Luciana Alaíde, contou com a participação de estudantes, professores, servidores do CCS e reitoria da UFRB. Representantes da comunidade externa como agentes comunitários de saúde, sindicato dos comerciários, direção do Partido dos Trabalhadores (PT), servidores do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e políticos locais também estiveram presentes.  

Jorge Solla – atualmente, como deputado federal, participa da Comissão de Seguridade Social e Família; Subcomissão Especial da Carreira Médica; Subcomissão Especial da “Operação Lava-Jato”; Subcomissão Especial de Assistência Social e Saúde da População Negra, além das Comissões Especiais que discutem o aumento de gasto com pessoal na área de Saúde e a alteração na Lei Geral das Telecomunicações. Entre suas lutas, está o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Confira a palestra do deputado federal Jorge Solla: 

{youtube}Jb-g_5s77IE{/youtube}

Com informações do CCS. 



Revista Eletrônica Discente História.com lança novo número

1 de Junho de 2016, 12:45, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Já está disponível a nova edição da Revista Eletrônica Discente História.com, publicação idealizada por estudantes de História do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O dossiê temático de número 05, volume 03, versa sobre questões relacionadas ao período da Ditadura Civil-Militar (1964 a 1985) no Brasil.

Com o título Ditaduras e Autoritarismos, a publicação traz aos leitores um conjunto de textos do campo histórico e historiográfico sobre a natureza das práticas de repressão, tortura e demais formas de violências relatadas na Comissão Nacional da Verdade (CNV). “Nós, do Conselho Editorial, acreditamos que este volume dialoga intensamente com as questões que estamos vivendo atualmente, pois é sabido que muitos brasileiros foram às ruas protestar pela volta da ditadura militar. Não se acreditava que, mesmo depois das atividades realizadas pela CNV e a publicação de seus relatórios confirmando as torturas, tais reivindicações poderiam ser possíveis”, diz o editor-chefe, Geferson Santana, na apresentação da revista.

Produzida desde agosto de 2012, a História.com visa à publicação e divulgação dos trabalhos científicos produzidos pelos estudantes de graduação e pós-graduação em História das diversas instituições de ensino superior do país. “Nosso trabalho é permitir que estas pesquisas possam circular em espaços de sociabilidade intelectual nacionais e internacionais, como os bancos de dados de universidades estrangeiras e outros indexadores”, explica Santana. Os autores já comemoram a indexação da publicação pelas universidades francesas Université Bordeaux Montaigne e Université Toulouse – Jean Jaurès e indexadores como LATINDEX e IBICT/SEER.

Em cada número, a Revista Eletrônica História.com recebe para seu dossiê temático artigos relacionados a um tema predeterminado pelo edital de chamada. Os artigos devem conter entre 08 a 15 páginas. Os interessados devem acessar o site da publicação para conferir as diretrizes para os autores. Os textos submetidos devem ser inéditos, tanto em outros periódicos quanto em capítulos de livros. Aqueles textos que forem versões de publicações anteriores, onde se apresentam novos resultados, devem vir acompanhados de uma declaração de “não ineditismo”.

Confira a nova edição: N. 5, V.3 (2016) – Ditaduras e Autoritarismos.

Mais informações: https://ufrb.edu.br/seer/index.php/historiacom ou [email protected]



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres